O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 137 )

S;r. Presidente, èU teflho -aqui foà m à ò as contas do fornecimento do Exeicito desde o armo de 1835 até o de 1842 inclusive: e com ellas direi que to* das as vezes que a Administração do pão saía do Cominrssariado ficou rnuito mais cará , c que sem*-pré que nelleesteve, andou muito mais barata. Desde o anno de 1835 a 1838 esteve o forneci mento do' pão por arrematação geral feita por ordem do Governo:, no principio destes annos custou cada raçào ao Estado 50 reis; no segundo 57, e no terceiro outros ôO reis, termo médio no Irienmo 52 réis |: mas desde o anno de 1S539 em que o fornecimento passou outra vez a ser feito pelo Commissariado os preços desceram logo; no anno de 1839 custou cada ração 35 réis; no de 1840 31; no de 18M em,que os géneros foram excessivamente caros 43 ; e no de 1812 39 réis; termo médio nos quatro annos 37 réis e f: differença de uma a outra Administração a favor do Commissariado 14 réis e ^ em cada ração.

Eis-aqui pois , Sr. Presidente, como a experiência, e os factos vern provar á verdade do que tenho dicto: nem isto é para admirar. O %Commissaria-do, Administrando em grande, e abrangendo na sua administração lodo o Reino, tem recursos que outro qualquer Administrador não pôde ter. O Cornmissariado estabelece, e conserva depósitos em -diíTereriles localidades sem receio de os perder ou de "ser forçado a transporta-los de um para outro logar com grandes despezas; por que se o deposito do ponto — ./y— já não servi- para fornecer o Corpo—/?— que d'ali -marchou para outro, quartel ; servirá para o Corpo — C — que venha substitui-lo ou que se colloque nus suas proximidades.

íí poderá o Conselho Administrativo de um Corpo, sujeito a mudar de i e pente de quartel .ou de estação, ter o mesmo recurso?

O Commissariddo tem a siatislica exacta dós preços itào só dos goneros , mas dós trabalhos "em todas as localidades do Ileino ; e deste conhecimento resulta que aonde a arrematação pôde ficar mais baralu do quu a manipulação, manda proceder a ella ; e nas terras onde o fabrico, pela sua administração, pôde ficar mais económico, procede a elle pelos seus agentes.c opeiarios. E podem acaso o* Conselhos Administrativos dos Corpos fazer lambem o mesmo ? Ninguém o dirá.

E sabido que aquelle que faz o Comtnercío em ponto pequeno já mais pôde alcançar tantos interesses como aquelle que o faz ern grande. A díffU culdade está em um homem chegar a ser rico ; mas logo que chega d sè-lo , quando sabe dirigir o emprego de seus' capitães , não encontra obstáculos para ser riquíssimo, e ly m depressa se constituo em potência miliionaria. E isto o que de algum modo ee pôde applicar ás Administrações dos Conselhos dos Corpos, e do Commissariado: em quanto a daquelies se limitei a um circulo muito pequeno do qual nunca pôde sahir, a deste estende-se a todo o Ileino aproveilando-se das vantagens que esta latitude não pôde deixar de assegurar-lhe.

Comludò para provar, contra isto, a maior eco-comia da Administração dos Conselhos, trouxesse o facto da arrematação do pão feita por um Corpo desta Capital; duendo-se que no rnez de Julho de 1839 linha pago a tacão a 34 réis, e que nos mé-zes seguintes desce/a oMe preço a 30 réis, em quanto qu«" nosso anuo as raçõ'»* tinham ficado ao Com--Voi. 5." —MAIO—1843,

missariado a 31 -éis, e |» A isto ia respondeu v'* cl-oiiosainente o digno Chefe da Itepartição; e eu trago de novo o facto allegado para o voltar contra os Amadores do projectado Systema ern discus* são, o para lhes fazer sentir como o seu argumento procede todo contra elles.

No anno de/39 o Cornrnissariado fornece» o pão na Capital por arrematação ficando-lhe a ração a 30 réis, como, com o respectivo._auctõ, provou nesta Camará o nobre Deputado a quem já me referi. Nesse mesmo anno porém, e no primeiro mez , o Corpo, que se trouxe para exemplo-, arrematou-o t segundo as declarações do illuslre Relator da Com-missâo de Guerra, a 34 réjs. Aqui temos nós pois dons» indivíduos a comprar genreos iguaes nomesrtio mercado» por preços diversos, com a notável cir-cmnstanciã de comprar mais cafo aquelle que tinha melhores meios para o prompto pagamento; porque ninguém duvida, e todos sabem que o Sr. Barão da R-ibeira dê Sabrosa tendo a peito a extincçâo do Coimuiàsariado , e não querendo que falhassem os ensaios mandados por elle fa2er nos Corpos, forneceu a estes constantemente, e sem faliencia alguma os meios necessários para pagamento do pão, em quanto que ao Commissariado, todos o sabem lambem, nunca se tf rn pago inteira á me* .sada correspondente ás suas despezas. Na Secretaria da Guerra deve constar de tudo isto; mas se alguém duvida eu lenho aqui comido de~íesèrva a noía dasquatuias que cada um dos Corpos recebeu.

Temos pois verificado, Sr. Presidente, sèrn que alg.iern o possa contestar, que, em quando o Commissariado com meios mais escassos comprava a rã-, cão de pão a 30 réis, um Corpo da Capital a pá* gava a 34 réis! Kis-aqui o facto com que vem. argu* mentar-se contra o Systema em vigor! Eis-aqui os auspícios com que 'se.inculca"m as sonhadas economias que hão de provir da adopção do novo Plano! (Uma vo%:—G nos outros mezes comparados com as contas)? O Orador:—Lá irei, socegue o nobre Deputado.

Eu bem sei que no fim das contas do Commissariado, pertencentes ao anno de 1839 a 1840, se acha uma resulta ou demonstração do custo total de cada uma das rações fornecidas; e que a do pão apparece ali na importância de 34 réis e |; porém eu que não olho só para as cifras das colurn-nas, e sói ler os seus títulos, devo lembrar que esta importância, alem de ser o lerrho médio do custo das rações^ ern todo o Reino, coinprehende também a parte que pfo rata lhe cabe das despezas da administração do Estabelecimento ou Repartição do Cornmiásariado ; e esta de^peza, sendo de 4 réis e -* deve ser posta de parte no presente caso em que se tracta de comparar somente os preços das arrematações, visto que sé quiz fa2er acreditar que os Conselhos Administrativos dos Corpos haviam de consegui-las senão por menor preço, ao menos por igual do do Comõiissariado.