O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 288 —

teve logar na Villa da Praia da ilha Terceira tuna grande calamidade, sendo governador civil de Angra o illustre deputado auctor desta interpellação, s. ex.ª tendo adoptado uma medida identica á de que fallou, deu logo parte do que fizera não -ó ao ministerio do reino, mas tambem ao ministerio da fazenda, Cuja pasta eu então occupava, e logo que recebi esta communicação, não só approvei o procedimento da auctoridade fiscal, mas immediatamente apresentei na camara uma proposta de lei, para ser auctorisada pelo poder legislativo aquella despeza extraordinaria. O mesmo ler ia feito sobre a providencia adoptada a respeito da ilha de Porto Santo: mas s. ex.ª confessa, que só deu parte do seu procedimento ao ministerio do remo. Sinto não poder dar outras explicações a este respeito, mas asseguro á camara que o meu collega o ministro do reino se Occupou muito seriamente dos meios de remediar Os males, que soffriam os habitantes da ilha de Porto Santo, e se não apresentou logo ás coites a proposta de lei para sei auctorisada a despeza feita pelo illustre deputado, é por que intendeu provavelmente, que aquella não era a unica providencia que devia sollicitar a este respeito do corpo legislativo.

No estado, em que as cousas estão hoje, não basta a approvação do governo: é precisa a auctorisação do parlamento, porque não ha verba alguma no orçamento para tal despeza.

O sr. Presidente: — Ha ainda alguns srs. deputados, que pediram a palavra para tomarem parte nesta interpellação; porém, como não posso conceder-lha sem para isso consultar a camara, o que não póde ter logar por falla de numero, e por já haver dado a hora, por isso fica este negocio pendente para ser resolvido na primeira sessão em que haja interpellações.

A ordem do dia para segunda feira é dividir-se a camara em commissões logo depois do expediente. E para terça feira — a eleição da commissão que ha de tractar da revisão do decreto de 31 de dezembro de 1852, relativo a reforma das pautas das alfandegas, commissão que foi votada em conformidade da proposta feita pelo sr. visconde de Castro e Silva — e ha de eleger-se tambem outra commissão para a confecção de uma lei eleitoral permanente, que ficou para ser eleita depois dos actos da dictadura. Está levantada a sessão. — Eram quatro horas e um quarto da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. Gastão.