O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 10 DE JUNHO DE 1885 2231

agudo, proprios das estações, a fisica pulmonar, tuberculose, anemia e lesões cardiacas.
Resta-me fallar da fisica pulmonar. Sabe v. exa. qual é a mortalidade de Lisboa só em relação a esta doença?
É a seguinte:
Em 1881, 759 obitos; em 1882, 819; em 1883, 779; em 1884, 839; ou seja a medida de 4, 02 por 1:000.
Em Inglaterra é apenas de 2,5; nos Estado Unidos de 3,65. E que esforços se não fazem lá fóra para fazer baixar estes numeros!
Eu podia desenvolver mais esta estatistica e referir-me ao que se passa em outras cidades populosas com relação á fisica pulmonar, mkas não quero fatigar a attenção da camara, e apenas direi que na Inglaterra, como em França, Allemanha, America, todos os institutos officiaes e não officiaes de medicina têem estudado e nomeado commissões de inquerito para investigar as causas, os meios de propagação, o tratamento d'esta terrivel doença, que é a febre amarella, o cholera endemico dos grandes centros de população.
O illustre ministro do reino, que tantas vezes tem sido ministro, e que tantas vezes deve ter sido, por isso, incommodado com innumeros memoriaes, permitta-me que eu lhe apresente tambem um memorial, ao terminar o meu breve discurso, e é que quando s. exa., podér pensar n'esta questão, s. exa., que tem manifestado tanta solicitude e tantas provas tem dado de dedicação pela guarda da saude publica, (Apoiados) se lembrasse de fazer com que se procede a um inquerito, relativamente a esta doença, e que nomeasse uma commissão encarregada de estudar, como hoje se está fazendo em grande numero de paizes, as origens, o modo de propagação, o tratamento da fisica pulmonar, em todas as cidades e hospitaes do paiz.
Não desconheço que este inquerito se scérca de difficuldades, que precisa de muita dedicação e tempo; mas por outra fórma nem poderemos colher os elementos necessarios, nem aproveitar os subsidios mais ou menos dispersos, e que porventura podem ser de grande alcance n'esta serie de investigações. Em que hoje se empenham, não só os hygiensitas, mas os homens que dirigem o governo das nações.
Desde que esta e outras doenças assolam as cidades e os campos, eu entendo que é de primeira necessidade estudal-as, não só pelos enormes prejuizos e desolações que trazem consigo, mas tambem para, pela nossa parte, lançarmos uma pequena gota de agua n'essa torrente de estudos, que hoje atravessa a Europa, e que tanto interessam á humanidade inteira. Termino, agradecendo a v. exa.
e a camara a immerecida benevolencia com que fui ouvido.
Vozes: - Muito bem, muito bem.
O sr. Presidente: - Na sessão nocturna de ámanhã continúa a discussão d'este projecto.

Está levantada a sessão.

Era meia noite e cinco minutos.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.