O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

t

embora fiquem à -dever os soldos aos Officiaes, pôr que esse"s tem outras relações, tem outros modos dê pensar; mas o' soldado não entra nessas considerações: serve, faz ò que se lhe manda fazer, mas,quer •que se lhe dê aquillo que a Nação se obrigou a dar-lhe; para que elle seja obrigado a não faltar .aos seus deveres, à não fazer desordens, a não entrar n'â casa do òid'adão e rouba-lo, corno ha. pouco tempo .aconteceu no Porto; e preciso que se lhe pague pontualmente e tudo quanto se lhe deve pagar.

Eu insiáto em que a Administração dos Conselhos dos Corpos, applicada aos farda mentos dos soldados, é muito convementd para estes, e também para o serviço, porque simplifica -consideraveimente, e de um modo extraordinário, a escripturacão deste ramo de serviço, que.de certo e hoje muito complicada; e invoco o testimunho de todos os meus camaradas, que teiu commandado Corpos, e Companhias, para que digam, se não tem tido immensadifficuldadè em encontrar i ndividuos capazes de os encarregar dês-la parte da escripturacão, quando por meio da, ad5-ministração das massas não ha nada mais simples para escriptrirar. Eu folguei muito de ouvir ao nobre Deputado'a quem ninguém faz tanta justiça, como-eu-, e a quem professo sincera amisade, que o facto a que alludiu O Sr» Barão,de Leiria, não fora -por S. Ex.'a aconselhado; eu assim, o suppuz sempre, porque estando S. Ex.a aqui não dirige a Reparti* cão; logo a responsabilidade não podia competir--ihe; estimei muito saber mesmo que á Repartição não .cabia essa ,responsabilidade, mas realmente ,o facto a que alludiu o meu nobre Amigo, e' exacto; o Regimento 4 de Cavallaria, aquartelado ern Torres Novas, nas proximidade dos férteis campos da Go-legã, véiu para as proximidades de Lisboa para dar verde, e todos os annos se faz isto; ora se o verde fosse fornecido. pelos Conselhos de Administração, havia de haver opposfção, o Commandante havia de ponderar a inconveniência dessa medida. Se o verde em Povos é mais barato do que em Torres Novas ' (o que eu admitto), não sei como- os Corpos da Guarnição de Lisboa estão dando .verde nas suas proximidades por um preço tão caro, porque não é menor de 200 rs. cada ração; este é o preço porque as paga a Guarda Municipal; e dois destacamentos de Lanceiros, dos quaes está um em Sacavem,-e outro em Queluz pagarn-nas por igual preço; um outro destacamento que está em uma Quinta próxima a Belém paga a 240 rs. cada ração; ora se em Povos se dá verde mais barato, parece-me que não havia nada mais natural do que era ter mandado esses Corpos para essa localidade, e deixar ficar o 4 de Cavailaria no seu quartel permanente; se os Proprietários de Torres Novas tivessem a certeza, de que o Regimento tomava ali verde, q preço ainda seria •menor, que com tudo não a teudo, repito ha de ser menor que enr Povos, e não a tem porque todos 03, annos no tempo do verde o Regimento faz uma marcha de doze legoas para vir dar verde ao pé de.Lisboa, e sabe V. Ex.a o que aconteceu o anno pussa-do ? O Regimento 4 veiu para as proximidades de Lisboa, e Os Regimentos de Lisboa foram paraVil-la Nova! l Ora isto e um inconveniente para o serviço, ao qual peço ao.Governo que haja de atten-der, porque ainda que a despeza seja a mesma, cila recresce por força, quando se lhe juntar a que se faz nos transportes. Aproveitei esta occasião para- pedir VÒL. 5.° —MAIO—1843.

àò Governo em nome da regularidade do serviço, 'è vda economia attenda a islo.

, Sr. Piesidenle, se o Regimento 4 desse verde ein Torres Novas, té-lo«ía dado em tempo competente-, e não o viria dar agora de anafa salgada, e dá-ò dê "anafa salgada5; porque elle apenas chegou a Povos 'ha trez dias, e em Maio todos subam que o verde "começa a dar Semente, e quê não é esle verde, o mais proveitoso para os cavallos. Os Riígitrtcntos de Lisboa tem os cavà'llos ao Verde desde Maiço; o dfc Torres Nova'3, cujos cavallos custaram á Nação lambem dinheiro, vem pára o verde em Maio, quart* dó já podiam ter dado dois rnezes de verde de cevada, e por muito menos dinheiro! líàpero que ao menos para o futuro este mal se evile, já que no pré* sente SB não pôde remediar, e que o» Corpos saiam, ás menores distancias possíveis, paru ficarerri debaixo da Fiscalisação do Commandanle.

Sr. Presidente, concluo limitaudo-nle a estas sim» pies observações.; porque eu não. tive por fim-, no oso que fiz dá palavra , senão continuar a insistir na demonstração dê que ha possibilidade, e conveniência em que as massas se appliquerri- aos fardamentos. Ora quanto á Administração das massas para concertos dê artnarnentos, correames ètc., di* go eu ao nobre Deputado que isso e muito possível também, e trago um exemplo para comprovar ò rneu dietó^ nos Corpos de Cavallaria ha desde muitos ânuos uma massa especial para forragens, curativos, e concertos de arreios, e n4estcs Corpos dó certo não e rnenos importante esta despeza, do que huo dê ser nos Corpos delnfanteria os concertos de armamento, equipamento, correame ele, pois aquel* Ias massas dão um resultado magnifico , e uma eco- ' nornia rnuito grande parai a Fazenda Publica; porque de tudo o que sobeja, o Governo pôde dispôt ern benefício dê outro serviço. Ern 1837 tomou parte no movimento denominado dos Marechaes o Re* giinento4; em consequência d'esse movimento recolheu ao quartel, como os nobres Deputados devem suppôr que recolheria um Corpo irnurrecciona* do, insubordinado, e fugitivo; porque recolheu por partes ao quartel; n'esté estado de desôrde-.n, e dês* organisação, mandou o Governo tomar o cotnman-do do Corpo a um OrTicial muito conhecido, muito capaz , este Official corn ò estabelecimento das massas concertou todos os arreios, de que apenas lhes aproveitou os cascos; commandou aquelle Corpo quatro ànnos, e no flrn de 1041 passou o R.^gi* mento ao seu successor com todas asdespezas de forragens, curativos, e concertos pagas, sem se dever ern Torres Novas um. só real, e com 700^000 réii na Caixa; e com^uma divida de dou annos de mas* sãs. Disse-se também que os Corpos não podiam forneccr-se; porque não havendo o dinheiro sempre prompto, e não tendo credito, mal achariam quem lhes desse os objectos necessários.