O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ser entendida em termos hábeis, muito embora haja uma só discussão; ma» permitia-se aos Deputados, que quizereiri fali,ir sobre o, assumpto, o'faltarem tantas vezes quantas julgarem necessário, e a Camará quizer escuta-los, e em quanto apresentarem òb-. servaçôes, que mereçam a sua atlençào; d'outrak marreira o que a resolução da Camará significa é que hão ha discussão possível.

O Sr. Forneça Magalhães:— Sào d,e muita ponderação as observações feitas pelo nobre Deputado, que acaba de fatiar; nào qne eu seja inteiramente da sua opinião em quanto á estençào que S. Ex.* considera que pôde ter esta discussão, relativamente aos artigos de um, ou outro Projecto; porque se a discussão é como S. Ex.adiz, comparativa, comparativa pôde ella ser com todos ossysterrms de ins-tfucçào publica, que tem apparecido ate agora, e o será talvez; mas nem por isso se pôde tornar mais longa : de rnodo que, o que me parece estar em discussão e o Parecer da Com missão. Pódem-se tirar argu(nentos do Projecto do Governo, comparado com o da Commi»sâo ; dos trabalhos d« todas as Com-missòes, do Sy&tema crendo por diversos Ministérios, da Legislação em vigor, tenha, ou não sido posta em pratica etc. Tudo isto realmente forma um complexo de conhecimentos, que hào de concorrer muito paru esclarecer a questão, que nos occupa. Mas, Sr. Piesidente, não perue a Camará, nem o nobre Deputado que acabou de faílar, que e'da intenção da Com-missão cortar de modo nenhum a discussão; ao contrario : aq«i venceu-se na Sessão passada que a discussão não fosse por capítulos, eu, fado a verdade, tenho pena que essa decisão fosse tomada; e agora como a experiência mostra- que estas pequenas questões de ordem tomam muitas vezes tempo preciso que pôde ser empregado rToutros objectos. Eu convenho, e creio que Iodos os Membros da Commissão, em que os Oradores que quizerem faílar, fali em duas, ou três' ye/es .sobre, o assumpto, e então, da primeira vê/, podem occupar-se da Instrucçào Pfimaria, da segunda da In^trucçãi Secundaria, e da lereeiia da Instrucçào Superior, e ahi tem o Sr. Deputado a discussão dividida em três capítulos; e digo m«is, se a Camará entender que devem faílar mais de três vezes, fallem embora; porque quasi sempre a liberdade de*FaÍíar "faz com que se dtga menos. "Outra observação se fez, á-qual eu presto lodo o meu assentimento; e e que separemos, por agora ^ a ques-CSLO ffos óemrnanas ; porque creio que e,ca separação pôde facilitar atéceito ponto a drscussão do Projecto; è depois se tractaiá dos Seminaiios. Convém por tanto a Cornmi&bão que os Oradores que quize-reih faílar n*esta.quealào, o possam fazer três vezes; e convém em que seja tirada da discussão a parte relativa aos Seminário» Kcclesiasticos.

O Sr. 1'reiidente:— Para qualquer Deputado faílar três vezes nào precisa de concessão da Camará ; pôde fallar na forma do Regimento; duas vezes marca o Regimento para a-discussão gorai, ou especial de quaíquer Projecto; e qualquer Sr. Deputado, que durante esta discussão mande alguma Emenda, Substituição, ou Additamento, sendo admiltido á discussão pôde fallar mais urna vez, .comoAuctor dessa Proposta que mandou para a Mesa Agora o que eu entendo e que ha de offerecer uma grande dificuldade na votação, jhàsisso e para a Mesa, e não4para os Sr*.~ Deputados , por-VOL. 5.°—MAIO—1813.

que os Sf». Deputados podem fallar três vezes » e. podem propor 50 Emendas; por ia n to parere-me que não se alterando o Regimento se consegue o que se" quer,. Ora quanto a dizer a Com missão que assenta em que. senão tracte por agora a questão dos Seminários, isso d que depende de uma votação da Camará , visto que já decidiu que a discussão fosse uma só. . . " ' " • * . Ò Sr. Almeida, Garrelt: — K u cumprimento a illuslre Commissào por se achar lioje mais -suave do que no outro dia. Sr. Presidente, o meu empenho é 'estabelecer a resolução tomada pe-la Camará como disse o illústre Relator da Cúmmissão, e como disse um Sr. Deputado por Lisboa ; mas desejo conslrui-là de rnodo que não ficasse absurda. Queria eu, que as três Divisões de ínstrucção Primar ria, Secundaria, e Superior, estabelecessem para a>si

O Sr. Presidente: —- Eu já disse que a Camará, nem a (7U> é o que manda o Regimento, por consequência não e preciso que a Camará,1 nem a Coin-missão o conceda.