O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 11 DE JUNHO DE 1885 2245

espirito da investigação cientifica e da philantropia evangelica.
O Nilo, o Zambeze, o Zaire, eram como que as largas brechas, os magestosos portaes destinados a receber o assalto decisivo da civilisação do commercio, mas por todos os lados, ao norte, a leste, ao occidente, crescia e apertava-se o sitio e o ataque d'aquelle mundo encantado, que os geographos e os viajantes, os missionarios e os exploradores annunciavam ás oppressões e anceios do trabalho europeu, como nova terra da promissão, onde dessedenar-se e expandir-se na exploração de insaciaveis mercados.
Burton, Specke, Grant, Gordam, desvendando as fontes mysteriosas do Nilo; Schweinfurth, Nachtingal de quem a Sphinge africana acaba de vingar-se cruamente; Levingstone, aquelle extraordinario pioneiro, justamente memorado ha pouco pelo nosso illustre collega, sr. Vicente Pindella, e que, aportando ha quasi meio seculo ao Cabo da Boa Esperança, deu toda a sua vida a esta campanha heroica, tantos outros, em summa, a legião, enfim, crescia e avançava, convergente e indomita, dia a dia, póde dizer-se sem erro, para o coração do continente negro, estudando os caminhos, devassando os rios, surprehendendo os lagos, galgando as montanhas, apurando os climas por onde havia de entrar até lá a invasão necessaria da industria, da influencia, e n'um futuro que era já permittido prever-se, da dominação do branco.
Na exploração scientifica andava latente, incluia-se e engrossava, naturalmente, a preoccupação das preponderancias nacionaes.
Nachtingal levava na sua bagagem do sabio a credencial de enviado do velho e nobre imperador seu amo.
E aquelle bom e veneravel, Levingstone, não se esquecia de annotar a pregação evangelica, Zambeze acima, com a observação das aptidões e facilidades dos povos que ia apostolando, para absorverem consideraveis quantidades dos algodões acogulados nas fabricas de Manchester e de Glasgow. (Apoiados.)
Atraz d'elle outros missionarios valerosos, cheios de espirito evangelico e de dedicação decidida á expansão da industria e do commercio britannico, subiam o Chire, com nossa licença, e sob a protecção açodada da nossa inextinguível ingenuidade,» ensaiando nas margens do Nyassa os rudimentos de próximas colonias; creando á expansão da nossa soberania d'aquelle lado, objecções e embaraços que não tardaram em definir-se por uma fórma soffrivelmente positiva e clara.
O Zaire parecia conservar-se refractario e hostil a toda esta curiosidade desabusada da sciencia e do commercio europeu, mas era evidente e seguro que não havia de continuar por muito tempo defezo á exploração, que alastrava e crescia, por toda a parte, já, menos em Portugal, comprehendida e reforçada como uma larga campanha de interesses economicos.
Todos os olhos se fixavam na Africa; todos viam nitidamente que nós guardavamos no nosso dominio effectivo, ou, o que valia mais ainda, no nosso prestigio e na nossa influencia de seculos, no nosso direito exercido, e mal exercido por signal, ou no nosso direito allegado, e apenas allegado, por desgraça, as memores bases de operações para a conquista pacifica e definitiva do continente negro.
Todas as nações, e não exceptuo a Allemanha, porque a verdade é que o movimento colonial na Allemanha não nasceu hontem, e nisso concordo com o orador precedente e digo mais, porque desejo discutir esta questão, como discuto todas, leal e honradamente: - o movimento colonial na Allemanha é tão antigo... como a velha Prussia dos grandes eleitores de Brandeburgo e como a enorme emigração do império, todas as nações, repito, eram mais ou menos agitadas, consoante a sua situação economica e as tradições e tendencias da sua politica exterior, por esta febre, como aqui lhe chamaram, de novos horisonte, de novos territorios, acrescentados e abertos á expansão invasora do velho mundo.
E já que fallei da Allemanha, queimarei, como se costuma dizer, os meus navios, e direi francamente, ainda, que eu não creio que o famoso chancoller de ferro, um chanceller de carne e osso, um verdadeiro typo allemão, simples, affavel, solido... muito principalmente solido nas suas idéas, no seu grande patriotismo, na sua vontade reflectida e larga, na resolução que uma vez determinou, no plano que um dia pensou realisar, - perdõem me esta grata recordação do viajante, - eu não creio, digo, que a intelligencia enorme d'este homem, seguramente a melhor e mais amplamente organisada da historia politica d'este seculo, se conservasse inacessivel e contraria, alheia ou mais indifferente, como muita gente suppõe, a lição e ao estimulo do movimento que em volta d'elle se preparava e crescia no proprio seio da sua obra colossal.
Nem é uma simples questão de fé. É uma questão de raciocinio e de factos.
Sómente...
Mas não quero augmentar por uma digressão mais longa a serie já bastante desordenada das minhas considerações.
No meio d'esta forte corrente de preoccupações e de interesses, checava ao centro da Africa, entrava na região do Tanganika, approximava-se do alto Zaire, um homem cujo nome não seria justo, particularmente da nossa parte, que ficasse esquecido na sombra do seu mais feliz ou mais ruidoso sucessor. Chamava se Verney Lovett Cameron. Entrara pelo Zanzibar em 1873 e preparando se para descer á costa occidental, contava com uma segurança que nos honra e que não foi desmentida, com o nosso acolhimento protector e amigo.
Escrevendo do Kawele (Ujili) em 9 de maio de 1874, Cameron dizia:
«Posso tambem affirmar, quasi positivamente, que o Lualaba é o Congo.»
E acrescentava esta prophecia e soltava sobre a crise dos mercados europeus este enthusiastico pregão que o sr. Stanley havia de colher e realisar mais tarde:
«N'este paiz que póde ser aberto, assim, lançando se rapores (steamers) no rio, acima das cataractas de Yellala, encontram-se todos ou quasi todos os productos das regiões tropicaes, com muitos das do sul da Europa.
«A enorme importancia de abrir uma região d'estas ao commercio europeu, não póde ser de mais encarecida (cannot be over estimated), e feito isto, pôr-se ha um termo á escravatura interna, que é penso, bem maior do que aquella que se faz por mar. Não posso deixar de crer, que um pequeno esforço rasoavel removerá todas as dificuldades com os chefes vizinhos das quédas de Yellala, assegurando por uma vez o accesso do commercio.»
Ouvimos nós o pregão?
Meditámos na advertencia?
Stanley caminhava no encalço de Cameron, por dizer assim.
Dispondo de nina expedição mais forte e melhor retemperada nos perigos e aventuras de uma longa campanha, o extraordinario aventureiro pseudo-yankee, collocado na situação desesperada de lançar-se ás cegas pelo caminho desconhecido, que o seu precursor não conseguira vencer, ou de deixar mais urna vez insoluto aquelle problema capital, seguindo ingloriosamente no rasto dos nossos sertanejos; e do ultimo explorador, preferiu o primeiro termo do dilemma, e lançando-se no Lualaba, e precipitando-se Zaire abaixo, n'uma vertiginosa corrida, vinha sair a Boma, em 1877, sendo portugueza tambem a primeira saudação, e portuguezes ainda os primeiros braços que o receberam na costa.
Estava vencida a Sphinge.
Uma campanha nova ía, de certo, organisar-se d'este lado.