O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

298

opinião. A nomeação desta commissão não foi votada sem que a camara désse attenção aô requerimento que a tinha pedido. Era um objecto muito grave, e que não devia passar assim, até pois má impressão que deve produzir o vêr-se que se pertende já revogar por máo, aquillo que ainda ha pouco se approvou por bom.

O que me parece é que não se quer já que essa commissão seja eleita; porque tendo sido dada para ordem do dia a eleição dessa commissão, o illustre deputado o sr. Julio Pimentel, hoje mesmo apresentou um requerimento para se nomear uma commissão de inquerito para as differentes industrias, pensamento que, com quanto seja nacional, com tudo alguem poderá crer, que tem por fim annullar a commissão que hoje se devia eleger, Eu esperava que se tivesse pedido a urgencia do requerimento do sr. Julio Pimentel, o que era mais regular para se discutir antes da eleição da commissão; porque se hoje se proceder a essa eleição, ámanhã póde ser annullada completamente, approvando-se o requerimento do nobre deputado.

Mas agora um illustre deputado apresenta um requerimento para que a commissão seja de 9 membros, e não de 7, como estava resolvido. Se o fim deste requerimento é adiar a eleição da commissão para amanhã, por isso que a maioria tem de combinar-se e concertar entre si a escolha dos 2 membros que devem ser eleitos, se o que se pertende é que se não faça a eleição da commissão em quanto se não discutir a proposta do sr. Julio Pimentel, diga-se isto francamente, porque eu nesse caso voto pelo requerimento.

É sabido que quando se dá para ordem do dia a eleição de uma commissão, é para que os membros de uma camara possam concertar entre si sobre a escolha das pessoas, que hão de compôr essa commissão; e tendo o sr. presidente dado para ordem do dia de hoje uma commissão composta de 7 membros, e tendo nós vindo preparados para eleger essa commissão, logo que se decidir que ella seja de 9, é o mesmo que dizer, que fica a eleição para ámanhã, e o mesmo que dizer, que se faça a eleição depois de se discutir amanhã a proposta do sr. Julio Pimentel.

Eu desejo situações definidas; não acredito nada na commissão, nem de 7, nem de 9 membros, porque estamos já no fim de maio, o não devo suppôr que as córtes estejam abertas até ao fim do anno, e fechada a camara os membros da commissão hão de ir para sua casa: e por consequencia pouco tempo lhes resta para funccionarem. Portanto se o fim do requerimento é pedir o adiamento da eleição da commissão para ámanhã, voto por elle, mas formulem-no neste sentido: não venham invalidar a resolução da camara por meios indirectos... (O sr. Julio Pimentel: — Não é este o fim do requerimento). Pois se não é este o fim do requerimento, é claro Comtudo que não póde ser feita hoje a eleição da commissão, por isso que os membros desta camara têem de combinar entre si sobre a escolha dos dois membros que se lhe quer addicionar: excepto se o sr. presidente levantar a sessão por meia hora para este fim.

O sr. Julio Pimentel: — Pedi a palavra para explicar que não havia na minha proposta intenção de annullar a proposta do sr. Visconde de Castro e Silva: nem Vejo que a do sr. Santos Monteiro tenda tambem a esse fim; porque nem mesmo se pede o adiamento da eleição da commissão para depois da discussão da minha proposta. A questão limita-se simplesmente a ampliar o numero dos membros para a commissão que vamos eleger; isto não parece cousa tão difficil, que não se possa decidir desde já. A minha proposta tende unicamente, por assim dizer, a fornecer á commissão que vamos eleger, os dados sufficientes para poder fazer um trabalho completo; é simplesmente para fornecer os meios necessarios para que ella possa trabalhar regularmente; porque não havendo dados estatisticos em objectos desta natureza, não se póde trabalhar convenientemente sem perturbar a industria e o commercio.

O sr. Cunha Sotto-Maior — Parece-me que esta questão podia e devia acabar já; porque acho improprio de uma camara estar a gastar tempo em discutir se uma commissão ha de ser composta de 7 ou de 9 membros. (Apoiados)

Esta discussão proveiu de um requerimento apresentado pelo sr. visconde de Castro Silva; a camara approvou-o, e o sr. presidente deu para ordem do dia de hoje a eleição de uma commissão que deve ser composta de 7 membros, como indica o requerimento do illustre deputado; e por consequencia nós viemos preparados para eleger uma commissão de 7 e não de 9 membros.

Não acredito na bondade de nenhuma commissão; porque a experiencia de muitos annos tem mostrado que as commissões em Portugal não são senão paspalhices, que nada fazem e que não dão resultado algum.

Entretanto acho esta questão do numero ridicula para uma camara. E se em lai questão entrei, não foi para tomar parte no ridiculo que daqui resulta; mas simplesmente para notar que uma camara que tem tantas questões graves de que se occupar, esteja a discutir estas tricas e nicas! Já são duas horas, ainda não está nomeada a commissão, e a camara entretem-se a discutir, se a commissão ha de ser composta de 7 ou de 9 membros!

O sr. Avila: — O sr. Julio Pimentel na declaração que fez á camara, provou a verdade do que eu havia dicto: isto é, que a sua proposta linha o fim que eu indiquei, porque a commissão que vai hoje ser eleita, ha de ficar de braços cruzados á espera que a commissão proposta pelo illustre deputado lhe forneça as bazes e os dados necessarios para poder trabalhar. Nesta questão o que noto, é que ha um pensamento que se não quer exprimir: porém eu intendo que não ha inconveniente em que este pensamento se exprima claramente. Acha-se que esta commissão proposta pelo sr. visconde de Castro Silva é de alia importancia, e que o requerimento em virtude do qual se resolveu que esta commissão fosse nomeada, não devia ser approvado pela camara? Se é isto que se intende, em logar de se nomear a commissão proposta pelo sr. visconde de Castro e Silva, nomeie-se a que propoz o sr. Julio Pimentel; e assim sae a camara das difficuldades, em que se collocou, com a approvação daquelle requerimento.

Eu acho tambem que a reforma das pautas deve ser precedida do exame que propõe o sr. Julio Pimentel: não é negocio insignificante para poder ser resolvido precipitadamente. E se a camara reconhece que esse exame é necessario, então em logar de so-