O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

273

N.°18

SESSÃO DE 22 DE MAIO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

D. Antonio da Costa Macedo.

Chamada-presentes 59 srs. Deputados.

Entraram durante a sessão-os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Albino de Figueiredo, Vidal, Castro e Abreu, Azeredo e Cunha, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Heredia, Antonio Emilio Brandão, Duarte de Campos, Barros e Sá, Cunha e Sá, Seabra, Breyner, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Antonio de Serpa, Veiga, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão de Almeirim, Bartholomeu dos Martyres, B. F. da Costa, Possolo, Vivião Pessanha, Cunha Pessoa, Jeremias, Faustino da Gama, Barroso, F. C. do Amaral, Pereira da Silva, Pegado, Dias Grande, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Judice Samora, José Estevão, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, J. J. da Cunha, J. J. de Mattos, Luciano de Castro, J. M. de Abreu, Latino Coelho, Pinto Soares, Passos (José), Teixeira de Queiroz, Aboim, Nogueira, Rebello da Silva, Camara Leme, Paredes, Tenreiro, Mendes Leite, Passos (Manuel), Osorio de Figueiredo, Miguel do Canto, Paulo Romeiro, Rebocho, Jacome Correia, Rodrigues Leal e Victorino de Barros.

Não compareceram-os srs. Serzedello, B. C. do Amaral, Nazareth, Fonseca Coutinho, Pinto Tavares, Carvajal, Mello Gouveia, Matoso, Trindade Sardinha, Sousa Feio, Sena Bello e Visconde de Porto Carrero.

Abertura-ao meio-dia

Acta- approvada.

Declaração.

Do sr. Conde de Samodães, de que o sr. Trindade Sardinha saíu da camara antes de terminar a sessão passada, por estar encommodado de saude; e pelo mesmo motivo não comparece á sessão de hoje.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.º-Do sr. José Caetano Benevides, acompanhando certidão de facultativo para mostrar que o seu mau estado de saude ainda lhe não permitte comparecer na camara; e pedindo mais um mez de licença para tratar da sua saude.

Concedida.

2.º-Do ministerio da guerra, devolvendo, com as infor-

Vol. V-Maio-1857.

mações que lhe foram pedidas, o requerimento de Augusto Maurin.

A commissão de guerra.

Representações.

1.º— Da camara municipal de Almeida, pedindo que se lhe restitua uma cadeira de grammatica latina.

A commissão de instrucção pública.

2.º-Da mesma camara, pedindo a abolição da terça do concelho.

A commissão de fasenda.

3.º-Da mesma camara, sobre divisão de territorio. A commissão de estatistica.

4.º— Dos officiaes de caçadores n.º 4, 6, 7 e 9, e dos regimentos de infanteria n.ºs 9, 12, 13, 14, 15 e 17, pedindo que os officiaes que das guardas municipaes e do batalhão naval passaram para o exercito, sejam considerados os mais modernos da sua classe.

A commissão de guerra.

O sr. Secretario (Mamede): — Fui encarregado de apresentar na camara quatorze representações de diversas camaras municipaes, lavradores e proprietarios da provincia do Alemtejo; o saber: dos concelhos de Evora Monte, Arraiolos, Mora, Cabeção, Pavia, Vimieiro, Coruche, Aviz, Redondo, Borba, Veiros, Souzel, Estremoz e Elvas, pedindo a continuação da linha ferrea de leste, e indicando a sua directriz por Coruche, Cabeção, Estremoz e Elvas, a Badajoz, assim como a passagem do Tejo na proximidade do Carregado.

Tambem me entregaram cento e trinta exemplares do relatorio elaborado por Thomaz Rumball, engenheiro civil, sobre o mesmo objecto.

As representações vão á commissão de obras publicas.

O relatorio manda-se distribuir pelos senhores deputados.

EXPEDIENTE

A que se deu destino pela mesa. Requerimento.

Requeiro que se peça ao governo, pelo' ministerio da fazenda, seja enviada uma relação nominal de todos os recebedores dos concelhos do districto de Evora, que desde 1843 até 31 de dezembro de 1856 tenham ficado alcançados, e por quanto foram relaxados; a qualidade da fiança que tenham prestado á fazenda nacional e finalmente todos os esclarecimentos que possam mostrar se a fazenda nacional tem ou não meio de haver os ditos alcance. Pinto de Almeida.

Foi remettido ao governo,

18