O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE A SESSÃO NOCTURNA DE 7 DE JUNHO DE 1888 1904-E

d'esta parte da linha quando abandonada pelas forças de
defeza.»

Não admitte duvida que este troço da linha é o que se póde chamar uma perfeição, (Apoiados.) para não disser uma belleza. (Riso. -Apoiados.) Mas podemos todos dormir descansados. Se formos atacados, cá temos Santa Apolonia para nos defender. (Riso. -Apoiados.)

Não é preciso mais nada. Ella é tão milagrosa! (Apoiados.) Por exemplo, a commissão assevera que a porção de linha de que me estou occupando não satisfaz a condições algumas militares, e acrescenta que sem alteração profunda na directriz do traçado se póde obter que esta parte da linha fique a coberto dos fogos do mar. A commissão indica depois d'isso os alvitres que acabei de ler.

Pois a despeito de a commissão não se ter afastado, nas suas indicações, da letra do programma que lhe foi imposto, segundo sua propria declaração, Santa Apolonia fez o milagre de que essas indicações todas fossem unica e simplesmente lançadas no cesto dos papeis velhos; - foram consideradas como lixo. (Riso. - Apoiados.)

Até não escapou a esta medida o alvará, acima citado, de 9 de abril do anno preterito, e que depois d'esta exautoração passou com louvavel modestia a ser exclusivamente empregado no arredondamento de periodos. (Riso.) A burocracia, como já tive occasião de observar, quando se entrega á cultura do purismo - note-se que não disso puritanismo - tem d'estas exigencias. (Riso. - Apoiados.)

E o que eu sinto é que em nenhum dos documentos que tenho lido se falle na energia do illustre ministro da guerra, manifestada na defeza dos interesses nacionaes, porque, no caso sujeito, ella tambem serviria unica e exclusivamente para arredondamento de periodos. (Riso. - Apoiados.)

Mas voltemos á consulta, filão de proezas ministeriaes, que ainda está longe de ser esgotado:

«De Caxias até Paço de Arcos o traçado segue em parte a coberto dos fogos do mar e com alguns alinhamentos batidos do forte de Caxias.

«A commissão é de parecer que baixando convenientemente o traçado n'esta parte, e passando mais a montante a ribeira de Paço de Arcos, se obterá uma linha em condições relativamente acceitaveis. Lembra ainda a commissão a conveniencia que haveria em mudar a situação da estação de Paço de Arcos para junto do kilometro 7,300 e 7,600, a fim de melhor poder servir a bateria da ribeira da Lage, as posições de Torreiros, Puxa-feixe e o reducto de Oeiras.»

Segundo o parecer da commissão, é esta uma das partes da linha, traçada em condições menos prejudiciaes á defeza. Com a acceitação das ligeiras modificações que a commissão alvitrava, obter-se-ía um traçado em condições relativamente acceitaveis.

Pois nem estas facilidades demoveram a companhia concessionaria de dotar o paiz com a ratoeira que ella tinha projectado, e cuja execução ella acariciava como um dos seus mais dourados sonhos. (Riso.) E o illustre ministro mais uma vez manifestou a sua infinda condescendencia, subscrevendo aos desejos d'ella. - Santa Apolonia super omnia. (Riso. - Apoiados.)

Parece isto uma lenda, (Apoiados.) mas é perfeitamente exacto. (Apoiados.) - Milagres da nova padroeira! (Riso.- Apoiados.)

E continuam fallando os consultores:

«Entre Paços de Arcos e Oeiras torna-se indispensavel modificar o traçado por fórma a cobrli-o das vistas do mar.

«N'este sentido propõe a commissão que a directriz siga sempre á direita da estrada de Cascaes até á altura do moinho das Antas, inflectindo-se em seguida para o sul a passar á rectaguarda da igreja de Oeiras e atravessando a ribeira da Lage a montante do viaducto projectado.

«Disposto tanto quanto possivel o traçado por fórma a ter alinhamentos enfiados do forte de Caxias, do reducto de Oeiras e do Duque de Bragança, estabelecendo no viaducto da ribeira da Lage camaras de fornilhos convenientemente dispostas para nos garantir a sua rapida inutilisação, julga a commissão que se poderá obter uma linha que não será aproveitavel ao exercito inimigo no segundo periodo de ataque.»

Ácerca d'este troço da linha entende a commissão que é indispensavel modificar-lhe o traçado por fórma a cobril-o de ataques por mar.

Ora se a companhia se não prestou a realisar as pequenas modificações que lhe eram apontadas n'uma parte da linha que não offerecia tantos perigos, como é que ella podia annuir a introduzir importantes alterações, como as que são indicadas pela commissão, a despeito d'esta as considerar indispensaveis? (Apoiados.)

A condescendencia não está no programma da companhia. Monopolisou-a o illustre ministro, que mais uma vez desconsiderou a commissão, desprezando lhe os alvitres, (Apoiados.)e se prestou a satisfazer esta nova exigencia da empreza concessionaria. (Apoiados.)

N'um unico ponto não transigiu s. exa., collocando-se, faça-se lhe essa justiça, ao lado da commissão. Foi n'aquelle em que esta aconselha o estabelecimento de camaras do fornilhos no visiducto da ribeira da Lage. Mas como eu me proponho a continuar agora a leitura da consulta, mais tarde explicarei a causa d'essa intransigencia.

«Da estação de Oeiras a Carcavellos o traçado segue, como vimos no nosso primeiro parecer, em condições acceitaveis para a nossa defeza.

«Entre Carcavellos e Cascaes a directriz segue encostada ao mar, na maior extensão, quasi sempre exposta aos fogos do inimigo.

«É de parecer a commissão que n'esta parte se deverá internar o traçado, baixando o tanto quanto possivel e cobrindo com um espaldão os pontos que ficarem a descoberto. Convem ainda na opinião da commissão que a estação de Cascaes seja mudada para um local, no interior da villa, que esteja completamente a coberto das vistas do mar.

«De resto, o estudo d'esta parte, como das restantes da linha, só poderá ser feito quando a companhia concessionaria proceder ao projecto das variantes que propomos.»

E aqui torna a apparecer a commissão, do fundo da sua sinceridade e boa fé, a formular supposições, cuja realisação depende de a empreza concessionaria proceder ao projecto das variantes propostas!

A companhia a occupar-se de estudos de variantes! Podia ella gastar o tempo e consumir n'isso os seus cabedaes? (Apoiados.)

Seria completamente infantil attribuir-lhe similhante idéa. (Apoiados.)

Ella sabe perfeitamente que o internamento da linha a obrigaria a despender avultadas sommas; e para que? Para melhor garantia da defeza patria?

Defeza por defeza considera ella que deve começar por defender o seu capital. (Riso.) E é por isso que ella, com o beneplacito do governo, taxou de caturrice e lançou á margem, como velharias, as indicações dos technicos para que transferisse estações, construisse tunneis e até levantasse espaldões. (Apoiados.)

Espaldões! Para espaldão bastava o governo, (Riso.) carregando sobre o dorso do paiz. (Apoiados.) Mas ella, assim como defende os seus haveres, defende igualmente as suas costas; e, era logar de ser carregada, como os sim-