O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Nº 19

SESSÃO DE 25 DE MAIO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

D.Antonio da Costa Macedo

Chamada-presentes 54 srs. Deputados.

Entraram durante a sessão-os srs. Affonso de Castro. Bettencourt, Castro e Abreu, Thedim, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Antonio Emilio Brandão, Girão, Duarte de Campos, Barros e Sá, Lousada, Cunha e Sá, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Pequito, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Antonio de Serpa, Costa Veiga, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão d’Almeirim, Barão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, B. C. do Amaral, B. F. da Costa, Bernardo de Serpa, Pereira Gareez, Cyrillo Machado, Cunha Pessoa, Jeremias, Faustino da Gama, Barroso, Rezende, F. C. do Amaral, Pegado, Zuzarte, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, Banha, Luciano de Castro, J. M. d’Abreu, Casal Ribeiro, J. M. Gentil, Latino Coelho, Pinto Soares, Passos (José), Teixeira de Queiroz, Aboim, Rebello da Silva, Camara Leme, Paredes, Rosa, Tenreiro, Mendes Leite, Passos (Manuel), Miguel do Canto, Paulo Romeiro, Jacome Correia, Pita, Rodrigues Leal e Victorino de Barros.

Não compareceram-nos srs. Abilio Costa, Mello e Carvalho, Nazareth, Fonseca Coutinho, Pinto Tavares, Mello Gouveia, Matoso e Trindade Sardinha.

Abertura-ao meio-dia

Acta-approvada.

Declarações.

1.ª-Do sr. B. C. Do Amaral, de que fallou á sessão de hontem por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª-Dos sr. Carvajal, de que fallou á sessão de hontem por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.ª-Do ministerio do reino, dando as informações que lhe foram pedidas acerca do projecto de lei do sr. Pinto de Almeida para a suppressão dos logares de cirurgião ajudante e picador da guarda municipal de Lisboa.

A commissão de guerra.

2.ª-Do ministerio das obras publicas, dando as informações pedidas pelo sr. Victorino de Barros acerca dos trabalhos na estrada de Villa Real á Regoa. Para a secretaria.

3.ª-Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do sargento quartel mestre de cavallaria n. ° 5, Luiz José de Almeida e Silva.

A commissão de guerra.

Representações.

1.ª— De duzentos cincoenta e dois habitantes do concelho de Mira, pedindo que este concelho passe novamente para o districto de Aveiro.

A commissão de estatistica.

2.ª-Dos officiaes que, lendo servido antigamente nas guardas municipaes, passaram para o exercito, pedindo que sejam desattendidas as representações que têem feito os officiaes do exercito, para que os supplicantes sejam considerados os mais modernos das suas classes.

A commissão de guerra.

3.ª— De alguns possuidores de liquidações e recibos de prestações de egressos de mezes posteriores a dezembro de 1851, pedindo providencias para lhes serem pagos os seus creditos.

A commissão de fasenda.

4.ª-De uma commissão, representante dos officiaes dos batalhões nacionaes organisados em Lisboa em 1833, pedindo novamente que se lhe conceda um soldo.

A commissão de guerra.

4.ª-Da camara municipal de Agueda, pedindo que continuem os trabalhos na estrada de Coimbra ao Porto, e especialmente entre Agueda e Oliveira de Azemeis.

A commissão de obras publicas.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Requerimentos.

1.ª-Requeiro que, pelo ministerio competente, seja remettida a esta camara uma copia do tratado celebrado com' a França em 7 de dezembro de 1839, para regular o pagamento das reclamações Sullemand. = Barão d’Almeirim.

2.ª-Renovo o requerimenlo que fiz na sessão de 2 de • abril, a respeito dos emolumentos da secretaria do supremo ¦ tribunal de justiça, e do seminario do Bom Jesus de Sernache. — Paulo Romeiro,

Foram remettidos ao governo.

Vol. V-Maio-1857

19