O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 693 )

- Pizrm os iJInstres Deputados: fira livre a toda e qualquer pessoa o transitar peia mesma estrada, ate f m omnibus, só quizer, ou a alugar a sua sege: mas quem ha de eiTrpre.heitdtr isso para transitar a hoias incertas? Aonde osla a companhia para o lazer 1 Que íicei entào livre? Fira livie AO homem que pedi» dai uma moeda, ou meia* para alugar uma sege. E os Srs. Deputados, lào «i^fens^r.»» Ylo q«e chamam povo tímido, porque o nào defender» "wsie caso! Deftn-dam-o , que este é o mom« nio. Sr. Prtííldenle, se o artigo for redigido desta maneiia (len)^ approvo-o ; mas como esta não o posso approvar.

O Sr. Presidente : —~ A hora deu. (^o^es:-—P~o<_ p='p' votos.='votos.' íos='íos'>

O Sr. Rowa: —Eu adoptei a emenda doSr. João Elias, e como auctor da emenda nào se me podo prohibir que diga alguma cousa sobre ella.

O Sr./OàC Estevão:—Entào peço que na seguH-da feira, na hora-da correspondência, srja di.speri-sada a sua leitura, para se discutir este projecto. ( Pot.es : — Nada ,- nada.)

O Sr. Presidente :—-A Ordem do Dia para seguíiera feirct é o projecto dos foraes. Estii levantada a Ses-sào.-— Eram mais de -i horos e um quarto.

N.° 41.

Sessão ta 27

isâa

Presidência do Sr. J. C. de Campos, •

[bcrtnra— Depois da meio dia.

Cha>na'la—Piv*.>nies90Srs. Dep-itado*: depois- ma);» alguns, e fultaiam os Si-. Ccfar de /'',— Moita Pimodcl—B.trao de .\otonha— Perca da SHoa — Bispo Conde— F. //.

cf *4l.nieid>a — / 'ci%a----tou^a Guedes — Dias d" A%e-

r€dv — Soiirc—rellono da CVt/s— TeLvciia de ,l/o-TYrgi— Maiccos—Ferreira de Cast-o — Henri

__Mou^inho do Sf/ua>fl — Grijn—Sousa Saraiva—

jl/. A. de Cnrvallto—Colmieiro — e Xavier Botcf/io. • O Sr.ValdfZ participou á Camará que o Sr. Qtie-Jlms não comparecia na Sessão, ^nem em aí*uiMa9 sre^iiinies por motivo justo.— d Ca>nora jlcôn inteirada. ' '

Acta—Approvada.

Correspondência — Teve o seguinte destino:

Ofjicios—Um doSr. Dep-Uado Valente Farinho, parlVcipamlo á Chamara (jueceitos negócios de síia conveniência o impossibilitam cie comparecer na Camará por algumas Se»scVía, e pedindo p.ud e-se fim licença a Camará por- alyuu, tempo. — Foi-llic concedida.

Duas paitici|iaçõfs dcs Srs. Deputados Xavier d«i Araújo e Ribeiro Saraiva, de que tonlmuam a nào comparecer ás Sessões por motivo ck- moléstia.-—^A Camará ficou inteirada.

Camará dos Senadores—Um officio participando que os projectos enviados desta Camaia, para st ré m auctoriradas aã Camarás de Portalegre e Alverca pá-" r-a contrahirem um empréstimo, e para ser coiuodido um terreno para a constriicçào d'um thealro á c>*ir-panhia denominada d'E!Rei D. Fernando, foram approvados naq-«tlla Camará, e que iam tubir á Çancção Real-, restituindo-se os documentos, que os acompanhavam.—Fura o Archivo.

Outra acompanhando tonto e quarenta exemplares da conversão do Orçamento da Guerra a um rne-lliodo mais claro, apresentado aquella Camará pelo seu auctcr Luiz José Ribeiro. — Mandcnam-se distribuir.

Mmisfeno do Reino— Um oihcio enviando os e:-clarpciiitciilus pedidos por es.la Camará sobre a ai<_-ministracào n.='n.' a='a' de='de' casa='casa' e='e' decretaria.='decretaria.' __foram='__foram' l-ipja='l-ipja' tia='tia' p='p' nazaielh.='nazaielh.' para='para' ia='ia' s.='s.'>

Outio dando alguns esclareeifrtenlos sobre a's mà-chinas, qyp SP deviam ter etnpfegarfo- na dragagem do Tejo-. — Para a Secretaria. .....

Hhniiiíerío da Guerra—Um officio acompanhando al^un.as observações sobre oCodi^ò Pmal, offereci-tío ^ Câmara pelo Sr. Barão de Monte Petfaal. •**•*//' Crvinti,,i»(,) encarregada de examirmr o- mesmo yWvyV-cto de Código Penai.

àiimblerio-dd Fazenda—-um officio incluindo a conta da receila e despexa do cofre dos emolumentos da Alfândega do Funchal. — //' Commissão do U/ira nt ar.

• Sociedade das Sci

í/:í>/ril/i/i'rt ' •

Hot-^ilal de S." José —um officio do Conselho-dÔ Governo Medido Geral remetlendo 120 exemplares da Ke[>resenlai;ào dingida a esta Camnra sobre a questão enlre o dito Conselho , e o Governo económico do dito Hospital.-—- J\/andarain-se deslri-buir.

Direcção do Omnibus •— um officio rcrneítendo alguns exemplares d'úm impresso que tractam do iricsiTío objecto c!e curroagens d'Omnibus. — Mandaram-se destnbuir.

Representações—uma cia Cairia rã Municipal de S. Maftin-ho de Mouros, em (]ue se fazem algumas observações sobre administiaoào de expostos por circulos, ou concelhos, e em que pede lhe s-pja roncefíitfo arre ma t »r as barcas sobre o Douro, no s-eu concellio, paia com o seu producto costear mais, fíicilmeiite as despezas dos expostos. — »/á' Coininis*ão d*sldtniniblraçâo Publica.

O'»na c!os habitante^ de Vai de Rosado, termo da Villa'd'j\lmadíi , nífm-de que seja integralmente conservado o Decreto c!e 13 d'Agosfeo de 1832. — A"1 Com missão de foraes.

Foi lido na Mesa e mandado imprimir o Parecer da Connnisbào de Commercio e Aries com o respectivo Projecto cie Lei'acerca da admissão dá Goma Laca, e Lacdije, e direilo que devem pá-gar estas drogas (V. Sessqo de Qb de Maio).

- [gualirie-r/te-foiain lidos e approvados para serem mandados ao Governo, para informar sobre ellès os_ seguiní.es~- Pareceres. '