O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Qr&dpr: — Estou faze.ndo a minha Profissão de Fé. ..

Q Sr. Presidente: — Não é este o logar de fazer P-rofiàsôes de Pé. . . - ,

O Orador: — O logar de as fazer e' este;' mas e nem todos as podemos fazer... (Ordem, or-

.

. O Sf. Presidente: — Peço ao Sr. Deputado que ££ reslrjnja á ordem.

O Orador;—A rninha ideia e , qne se.não vote o pensamento do Conselho Superior d'Instrucção Publica; porque esse pensamento nào e' nada senão depois de conhecermos as condições, com que de-\,e ser organizado. - - . \

O Sr. Ministro.- eu disse com o que acabou de dizer o nobre Deputado.' Eu disse que se votasse a creação do Conselho, e a'matéria da sua organisação fosse áCorn-ntissão pára dar sobre ella o seu Parecer, e dever ser discutido: — quem faz esta Proposta quer por vontura aquil(o xjue diz o nobre Deputado? Todos estamos d'accprdo no pensamento da creaçào'do. Supremo Concelho 'd'Instrucçâo Publica ; onde pó-' d^mos diversificar e no modo de o organisar; éjus-lamente este ponto que eu peço, que vá á Com-inissào para o considerar, e vir depois .á discussão.; E isto querer fíi/.er vencer uma idéa com o fim de proteger os amigos do Ministério? Eu aiuda insisto, Sr. Pr? s» dente , e sinto rinj i Io estar em opposi-çào com as ide'as de V-; Ex.a; mas parcce-me que o methodo mais simples de s:1 chegar á conclusão desta (Bateria, depois de votado o Projecto na-generalidade , era votara Proposta do Sr. Fonseca Magalhães., is(o e, votar o pensamento da creação do Supremo Conselho d'[nstrucçâo Publica, ii)do todas as Emendas e Addita.mentos, que 'se, fizeram a esta Pioposta, á Co,mmissãò, pá" rã ella as examinar. " "O Sr. Jçsé Ksfevoo :— Em consequência ^do discurso do Sr. M i nutro do liei cio, .que justificou todos o» meus receios , e que explicou quanto .quer •"embrulhar o pensamento pi unitivo, eu declaro que tvoto contra o Supremo Coi>M*lho d'J nstrucçào Superior ; porque sei1 já que o Programmà e colher o, principio da organjsaçào , e'depois seguir todas as, indicações/ , •'•'•

O Sr. /'Vmsecfi jWrtjgVí/Aoe*: — Por pai te,, da Com-missão ou.declaio uma cousa que .u»e parece neccs-* sàrio decl.arar. O p»nsarnenlo que está consignado . na Proposta,, que tive a honra de mandar para .a Mesa , remove lodo o escrúpulo do. nobre Deputai do, e de quem quer que iiver escrúpulo» ,- porque não só apresenta a creação do Supremo Conselho de Jnstrucçào Publica , mas apresenta a. maioria dos sseus jyierpbros. tirada dos Corpos Scienlificos do' - Paiz. Este -pensamento e' exactamente o do meu nobre amigo o Sr. Manoel da Silva Passos, com ,a .differVnça de na sua Proposta haver alguma modificação em quanto á organisaçào ; mas eu desde já peço ao nobre Deputado por parte da Com missão, que quando nella se tractar desta matéria, tenha a. .bondade.de nos auxiliar com-as suas luzes, e a'to-

dos os nobres Deputados, e o mesmo .já pedi ao Sr. Almeida Garrett; .eis-aqui o que neste pensamento ha.de secreto! .... E nós querermos illustrar-nos com as luzes dos nobres Deputados, e que mui-lo precisamos!.... O pensamento e esse que ahi está consignado, e proceda V. Ex.a na votação co-nío lhe parecer.

O Sr. Presidente: — Se tivéssemos procedido na votação como eu entendia , tinha-se evitado esta questão. Ha uma Proposta ,' para que se vote primeiramente o Additamento wandado para a Mesa pela Commissão, para a creação do Supremo Coe»-" selho de Instrucção Publica , e que tudo mais se remetia á Commissão; não posso propor esta ultima parte, porque a Camará hontem voto»-que as Emendas não fossem'remettidas á Commissão.

O Sr. Ministro do'Reino: — Para acabar com as duvidas a respeito das Emendas, visto que V. Ex^a. nota, que houve já uma votação contra o que se propõe agora, eu desisto da minha Proposta ne*-sa pá i(e. - _

O Sr. Simas: — Sempre entendi que a Proposta do Sr. Ministro do Remo era relativa á organização do Conselho, e quando limito ás Emenda» q>:e hoje se tinli,ttn mandado para a Mesa, e de maneiia nenhuma era possível que ella comprõhcndesise os Addilamentos e Emendas sobre que hontem V.Ex.a tinha consultado a Camará. Fui eu quem hontem fez um Requerimento para .que .as Emendas e Additamentos fossem á Com missão ; a Câmara não o ápprovou , por eo.nsequencia sobre essas Emendas e Addilamentos hade necessariamente votar-sé-; mas a Proposta do Sr. Ministro do-Reino,, e para que vão á Cominissão os Additamenlos e Emendas relativas á organisação do Conselho, e nisto creio que não pôde haver a.menor duvida. (Apoiados).

O Sr. Presidente:—Eu vou propor euí primeiro logar as Emendas, e depois proporei o Additamento da Com missão. (Apoiados). Proponho primeiramente as Propostas de eliminação.

Seguidamente f orauí postas á votação as seguintes Propostas de eliminação. -~

A eliminação do art. 29 — menos o ^ único — proposta pelo Sr. Faro e Noronha. —Foi r.jeitada.

A eliminação do art. 37, proposta pelo Sr. Miranda..— Foi rejeitada. '~ __'-.'•

A eliminação dos artigos 40, 41 e 45, proposta peloj mesmo Sr. -Deputado. ~—'i"oi rcj.ttada. , . A eliminação do art. 82, proposta pelo Sr. Tavares, de Carvalho.-7- Foi rejeitada.

A eliminação do Titulo 5.°,' proposta pelo Sr. Miranda.— Foi rejeitada. .

A eliminação do Titulo 7.°, proposta .pelo Sr." Faro e Noronha. — Foi rejeitada.

A eliminação do art. 13,0, proposta pelo Sr. Miranda. — Foi rejeitada.' .- v

(Havia bastante rumor ria Sala). -

O 'Sr.: Presidente:— Ê preciso que a Camará diga, se quer continuar , ou se quer acabar a Sessão : não' sei ser Presidente oneie-~nã<_ a='a' e='e' rés-='rés-' fazer='fazer' rne='rne' peilar-='peilar-' se='se' para='para' u='u' tenho='tenho' força-bastante='força-bastante' ordem='ordem' ha='ha' não='não' _='_'>nã voz. —Todos o respeitam) tenho a fícúldadè de interromper a Sessão, e de a levantar, quando'vir que a Asseinb'le'a não presta atle-nção. (•Apoiados). Já ríãò ha oíais Propostas de elimina-1 cão,. passámos por tanto ás Emendas. :