O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 27

SESSÃO DE 26 DE MAIO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Antonio Tiburcio Pinto Carneiro

Chamada — presentes 58 srs. deputados.

Entraram depois do meio dia — os srs. Alves Martins, Sá Nogueira, Avila, Barros e Sá, Lousada, Arrobas, Marreca, Pinto de Albuquerque, Pinto Carneiro, David, Carlos Bento, Pinto Coelho, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Garcia Peres, Silva Cunha, Palha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Costa Lobo, Gavicho, Polido, Pereira e Carvalho, Sant’Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Costa Xavier, Santos e Silva, Almeida Pessanha, Ferreira de Mello, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, Reis e Vasconcellos, Estrella, Silveira e Menezes, Mendes Leal Junior, Julião de Sampaio, Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Browne, Maximiano Osorio, Pinto Martins, Nogueira Soares e Sebastião de Carvalho.

Não compareceram — os srs. Alexandre de S. Thomás, Ferreira de Lima, Vidal, Heredia, Antonio Emilio, Gouveia Osorio, Seabra, Rodrigues Sampaio, Couceiro, Telles de Vasconcellos, Dias e Sousa, Barão de Almeirim, B. C. do Amaral, Silva Carneiro, Seixas e Vasconcellos, Cesario, Conde de Valle de Reis, Custodio de Faria, Barroso, Francisco Carvalho, F. C. do Amaral, Alves Vicente, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, J. J. de Mello, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Mello Soares, Judice, Alvares de Oliveira, Barbosa da Silva, Oliveira Baptista, Vaz Monteiro, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Menezes e Vasconcellos, Luiz de Castro, Almeida Junior, Julio Guerra, Sousa Junior, Paes de Figueiredo, Paulo Romeiro, Balthasar de Campos, D. Rodrigo de Menezes, Fernandes Thomás, Ferrer e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura — á meia hora da tarde.

Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIO

Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do brigadeiro graduado Luiz Antonio de Mesquita Cabral de Almeida.

Foi á commissão de fazenda.

REPRESENTAÇÕES

1.ª — Da camara municipal e administrador de Rio Maior,

pedindo que o seu concelho seja elevado á categoria de comarca.

Foi á commissão de estatistica.

2.ª — Da camara municipal de Armamar, pedindo que não seja mudada a séde da sua comarca.

Foi á mesma commissão.

3.ª — Dos moradores das freguezias de Nossa Senhora da Misericordia da villa de Bellas, e da de S. Pedro de Barcarena, sobre divisão de territorio.

Foi á mesma commissão.

4.ª — De proprietarios de diversas freguezias do campo de Coimbra, pedindo que se não prohiba a cultura do arroz.

Foi á commissão de saude, ouvida a de agricultura.

5.ª — Das religiosas do convento de Santa Clara, da villa de Amarante, pedindo que não seja approvado o projecto apresentado pela administração transacta, para a reunião dos conventos.

Foi á commissão ecclesiastica.

6.ª — Das religiosas do convento do Desaggravo de Villa Pouca da Beira, no mesmo sentido que a anteendente.

Foi á mesma commissão.

7.ª — De differentes cidadãos, com 2:260 assignaturas, no mesmo sentido que as antecedentes.

Foi á mesma commissão.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.ª — Requeiro se faça constar ao sr. ministro das obras publicas, que desejo chamar a sua attenção sobre as representações da camara municipal de Mafra, e das informações sobre ellas havidas, que pelo mesmo ministerio foram enviadas a esta camara em officio de 30 do mez passado. = Dias de Azevedo.

2.ª — Convido s. ex.ª o sr. ministro da fazenda a dar as explicações sobre o seguinte:

Tenciona s. ex.ª tomar, com a urgencia que pede a circumstancia, alguma providencia ácerca da divida do papel moeda? = Fernando Luiz Mousinho de Albuquerque, deputado por Leiria.

Mandaram-se fazer as communicações respectivas.

REQUERIMENTO

Requeiro, em nome da commissão de agricultura, que o