O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 21.

SESSÃO DE 26 DE MAIO DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. JULIO GOMES DA SILVA SANNCHES.

Joaquim Gonçalves Mamede. SECRETARIOS os Srs.)

(Carlos Cyrillo 190 a diario.

Chamada,—presentes 53 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Abilio Costa, Alves Martins, Thedim, Corrêa Caldeira, Quelhas, Antonio Feyo, Macedo Pinto, Barros e Sá, Sousa e Menezes, Pinheiro Osorio, Antonio Rodrigues Sampayo, Barão d'Aguiar, Dias e Sousa, Forjaz, Cunha Pessoa, Rezende, Francisco Damásio, Bordallo, Silva Pereira (Frederico), Leão Cabreira, Sousa Machado, Joaquim Guedes, Rivara, Bilhano, Magalhães Coutinho, José Estevão, José Guedes, Luciano de Castro, Latino Coelho, Mendes Leite, Albergaria Freire, Nogueira Soares, Pinto da França, Novaes, e Visconde de Castro e Silva.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Fonseca Coutinho, Archer, Mello e Carvalho, Emilio Brandão, Gomes Corrêa, Antonio José d'Avila, Lousada, Secco, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Barão d'Almeirim, Carlos Bento, Silva Maya, Cesar Ribeiro, Marquez de Saldanha, Custodio Manoel Gomes, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Pintos Bastos (Eugenio), D. Francisco d'Almeida, Nazareth, Chamiço, Pegado, Teixeira de Sampayo, Pereira Carneiro, Soares d'Azevedo, Gomes Lima, J. M. da Fonseca Abreu Castello Branco, Pessanha (José), Pestana, Ferreira de Castro, Silva Pereira (José), Casal Ribeiro, Marçal, Julio Pimentel, Passos, Cunha e Abreu, Moraes Soares, Paiva Barreto, Northon,-e Visconde da Junqueira.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Sousa Pires, Castro e Abreu, Calheiros, Themudo, Lopes de Mendonça, Bento de Castro, B. F. da Costa, Fonseca Moniz, Bivar, Barroso, Soares d'Albergaria, Honorato Ferreira, Ortigão, J. J. da Cunha, Baldy, Teixeira de Queiroz, Paredes, e Emauz.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declarações.

1.º—Do sr. Bordallo, de que não compareceu na sessão de hontem, por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.

2.8—Do sr. Pessanha (João), de que por incommodo de saude não pôde assistir ás sessões de 24 e 25 do corrente. A camara ficou inteirada.

3.º—Do sr. Mello Soares, de que não compareceu á sessão de hontem, por falta de saude. A camara ficou inteirada.

Officio.

Do ministerio da guerra, para que a capella denominada de Runa e Trocifal fique formando parte da dotação do hospital militar de invalidos em Runa.

A commissão de fazenda.

(Esta proposta será consignada na integra, quando entrar em discussão o respectivo parecer.)

Representação.

Da sociedade dramatica da villa de Loulé, pedindo a concessão da igreja e sacristia do extincto convenio de Nossa Senhora da Conceição d'aquella villa, para n'ellas estabelecer um theatro de declamação.

A commissão de fazenda.

O sr. Santos Monteiro: — Pedi a palavra para mandar para a mesa, por parte da commissão de fazenda, dois projectos de lei e seis pareceres, um dos quaes me parece que deve ser impresso, e no mesmo parecer vem notada a conveniencia de se imprimir o parecer, bem como alguns papeis que o acompanham; pedia, pois, a V. ex.ª, que désse ordem para que a impressão fosse prompta.

O sr. Garcia Peres: — Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa uma representação dos negociantes de cereaes, e padeiros de Setubal, que, pela segunda vez, se veem queixar á representação nacional da illegal exigencia que a alfandega d'aquella villa está praticando, impondo 10 réis em cada alqueire de cereal que desce pelo rio Sado, a despeito do accordão da relação de Lisboa, que revogou a sentença do juiz de direito d'aquella comarca. É esta a segunda representação que aquelles individuos dirigem á camara, e espero que a commissão de fazenda dê sobre ella a seu parecer, depois de obter os esclarecimentos que eu sei que ella pediu ao governo.

O sr. Cunha Sotto-Maior: — Por esta occasião cumpre-me dizer ao illustre deputado, que no anno passado fui encarregado de apresentar uma representação igual; que fiz todos os esforços ao meu alcance para que a commissão de fazenda désse um parecer; mas. a commissão não quer dar parecer, e contra isto não tenho nada. Faço apenas esta pequena declaração, para que o illustre deputado me faça a justiça de acreditar, que, apezar de não ter sido eleito deputada por Setubal, todavia, encarregado por aquelles negociantes-de apresentar aqui a sua representação, apresentei-a; e já por mais de uma vez pedi á commissão de fazenda que houvesse por bem trazer o seu parecer; a commissão, de fazenda não tem querido attender-me, naturalmente porque não tem tempo; porque nós agora inventámos a grande descoberta de que um anno não é tempo! Um deputado em janeiro do anno passado apresenta uma representação; dura o parlamento oito mezes; fecha-se; torna a abrir-se-; está aberto quatro mezes, e ainda se diz=não ha tempo! «Cor

Vol. V—Maio —1855.

21