O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 735 )

paia se cóntiecer a minha opinião a este respeito. (Leu).

O Sr. Deputado não a confiou para ser lançada no Dinrio , pof ter de apresenta-la na sessão seguinte melhor coordenada.

O Sr. Minislro da Fazenda: —Sr. Presidente, eu nada direi presentemente sobre os motivos que tive, para astèignar com declareção o pn-jecto lido pelo Sr. Roma ; pedi a palavra èimplesmante para reque» rer que quanto antes se dêem estes projectos para Crdpm dó dia , porque já foran> declarados argentes.

O Sr. A. Carlos: — Eu quero declarar que Linha promelttfío ler hoje também o fiarerer sobre o Contracto do Tabaco; mas como estou fatigado, amanhã o lerei. ~

• O Sr. Pi esidente:—- Para amanhã o parecer sobre ás estradas do Minho, na especialidade, e na hora da propagação aquelie sobre a Companhia dosOmni-

bus, e sobre a Valia d'Azambuja. (Muito -rumor .* •vo%es:— nada, nada, foiaesj foiaes). -

O Sr. Seabra: — E' preciso ver o estado da propriedade do nosso paiz; depois que se começou a discutir Urna lei dVsta natureza — ninguém mais paga. Este e um objecto, que depois de encetado e' preciso continuar-5

O Sr. Presidente: — N'esse caso não tenho duvida em o dar para amanhã; mas no outro dia, qua«i-do se votou na generalidade do projecto sobie as estradas, pedio-se que se entrasse !fgo na especialidade, e parece-me qae a opinião da Camará foi que se desse para discussão n'»im dia dVsta semana; porem como agora se manifesta outra opinião, ficará a lei dos foraes para a primeira parle da ordem do dia d'amanhà, e para a hora de proro^açao serão e-tes projectos, que eu linha dado para oid<_-m a='a' fechada='fechada' e='e' i='i' do='do' tag0:_='dia:_' p='p' horas='horas' meia.='meia.' está='está' eram='eram' sessão='sessão' _='_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:dia'>

N.° 43.

òt 29 %t JHaia

1839.

Pt evidencia do Sr. J.. C. de Campos. .

.bertura — Depois do meio dia.

Chamada — Presentes* 82 Srsr Deputados ; entraram depois n>ais alguns, e faltaram os Srs. — César de rasconcellos — Quelhas — Fernandes Coelho — Barão de Noronha — Peres da Silva — Bispo Conde ~ Sousa Guedes — Dias d* Azevedo — sll>neida.Gur-rctt — 1'elloso daCru^ — Teixeira de Moraes — Ma,-recos — Ferreira de Castro ~ Heririques. Ferreira — •Farinfco— Fontoura ~ Xavier d1 siraujo — Moust-nho Úd Silveira — Leonel — Snnsa Saraiva — Pimenta — Colmieiro — e Xavier Botelho.

Àc(a< — Approvada.

Correspondência — Teve o seguinte destino: ' Officio cío Sr. Soure, pedindo licença deviple dias para ir ao Alemtejo tractar de negócios de sua cà*a, que demandam a sua assistência. — Foi-lhe conce» dida.

^ Ministério do Reino — Um oíficio acompanhando as consultas das Juntas Geraes de Districto, que existiam naquella Secretaria. — Foram para a Se-'cretaria , a fim de algumas serem dirigidas ás Coni-missões d" Estatística e Administração Publica, na conformidade da indicação do Sr. Pestana.

Ministerio da Fazenda — Umofificio acompanhando- a copia de outro 'do Conselheiro Procurador Geral da. Fazenda, quo pede que uma quota parte d.o seu tírdenado, e (ie seiih Ajudantes seja paga pela «Folha dos Empregados da Junta do Credito Publ.i-co. -— A* com missão de Fazenda.

Outro acompanhando copia de um oíTicio do Procurador (feral da Fazenda, em que pede lhe seja concedido mais um Ajudante — d' mesma Commissâo.

Outro mostrando a necessidade. de se augmentar o peásftal das err.barcaçôes d' Alfândega com mais dez remadores, para melhor se fisraiisnr o importante porto de Se! ubal. — A* incluía Commissão.

Outro remellendo as informações e mais papeis pertencentes ás mesma \, sobie a irecessidade de se proceder ás obras indispensáveis no cães e doca d' Alfândega da Figueira. — "A* mesma Commissãe,

. Representações urra da Camará Municipal de Cuba, para que seja concedido o grau académico aos Alurnnos da Escola M-dico-Cirurgirã de Liljoa1—• A* Commii,sâo cC fiislntcçáo Publica.

Ou ira do P.aiuclio e vários habitantes dafreguezia dá G esteira , Cunc-i-lho d1 Abrunheira , District-» de Coimbra j que pertendom ser annexados ao conselho de Soure.—-A' Commissão d" Estatística. " ,

Foram lidos na Mesa e approvados os seguintes r> i j-i -•"»"" " °

lareceres de v/tMímiií-soes:

Da CommiSsãp- d' Infracções sobre o Requerimen-. to de José Xavier de Mello, e outros, queixando-se do Director da Alfândega Grande de Lisboa, em que a Commissãp e' de parecer que seja remettido ao Governo, para o .tornar na consideração que mere-jcer. (P. Sés.'de 14 de Maio).

,Da mesma Cònitfiia.são sobre o Requerimento de Francisco José Alves de icemos, em que se queixa de não lhe ter sido dado o OtJScio da Tabelliào em JSarcellos^ entendendo que lhe cofnpetia pelo Deere-• Io de 16 de Maio de 1832, em que a,Commissão é de parecer .qi}e. o .Requerimento seja remettido ao Governo para o lomar na Consideração que lhe merecer.- (yide Sessão de ^28 de Maio).

Da^Coromissão dó Ultramar, sobre a convenient cia de restabelecer o legar de Escrivão da Mesa do Despacho da AIfandega-do Funclial^eçn queaCom-misião é de parecer que se mande OUVÍT q Adminis-nislra'dor da mesma Alfândega , para depois d'i*so se tomar íítna resolução segura, (ftde Sessão de 15 de JMaio). .

Da Comrriissâo de Marinha sobre ^Requerimento de Emilia Claudia Ferreira, que pede uma pensão, em que â Co.ínínisííãó é\de parecer que vapja remclti-cTo ao Governo, para que se o julgar de justiça proponha a pensão, que s« lhe deve conceder. (Vide Sessão de 16 de'Maio)-.