O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 740 )

Vimento; e entendo mesmo que não ha logar algum para que elía haja de progredir. Eu estou persuadido que a illuslre Commissão com a brevidade possivol dará o seu parecer sobro os dons projectos, que são de primeira consequência apres

O Sr. Derramado: — Eu lenho sido rnuilo interrogado, e acho que c de justiça que se me deixe dizer algumas palavras para responder á Com missão, qsiç melem feito mlerpellaçòed a que devo responder. (fozes:—Depois cm explicação.)

Julgada a matéria discutida foi approvado o requerimento.

O Sr. Fonseca Magalhães: —? V. E x." dá-me a palavra para uma explicação pessoal, e declaração dpvoto? For muito pouco tempo a quero; declaro á Camará que os meus princípios a respeito do censo são taes quaes os do Sr. Deputado, o Sr. António José d'A vila.

O Sr. Derramado:—Evi declaro á Camará que não estranho que aCommissâo peça os esclarecirnen-tc^ ^)aca fazer o seu juízo.' o que me adiiira é que encarregada ha seis ruezes da revisão dal.ei eleitoral, ainda agora achasse occasião para vir pedir os dados estatísticos, que entendia necessários para dar principio aos seus trabalhos. Também me não admira menos que o illustre Deputado pelo Faval , a quem eu commumquei o IIÍCMI projecto, que. o leu muitas •cezes , e que o trouxe na sua algibeira por muitos dias, que o mostrou aos seus amigos, e que rn'o restituiu, declarando-me que todos acquiesciam a elle; não reparasse então nas suas dificuldades, e que o •viesse agora aqui fazer, porque assim ce>mo -parece indispensável... (Fozes: — Ordem do Dia, Ordem do Dia— outras vozes do centro—f alie ^ f alie.)

O Orador:—Eu esporo que a Cansara lerá a generosidade de me ouvir, e então fará justiça ao meu modo de proceder a este respeito.

O Sr. Ávila : —Sr. Presidente, eu peço á Camará que me permitia dizer duas palavras.

O Sr. Derramado:—Se continua a discussão eu quero continuar.

O Sr. Ávila : — Eu peço a V. Ex.a rne deixe dizer duas palavras. C) Sr. Deputado fallou de mirn, e é necessário que eu explique a minha idea.

O Sr. Prcsidertfe: — Passa-se á Ordem do Dia.

O Sr. Derramado:— A Nação faça justiça ao modo por que se tracta uma questão de tal natureza.

O Sr. Ávila: — Mas, Sr. Presidente, eu peço a V: E.\.a que consulte a Camará sobre este objecto, eu preciso dar uma explicação a esle respeito. (Po-zes : — Faltem , f a liem.)

O Sr. Derramado: — Mas digo que não havia cousa mais fácil do que substituir o dizimo á decima, pelo que loca ás Ilhas dos Açores. Agora tornarei a dizer que não me admira, nem estranho que

se peçam os esclarecimentos; mas o qsje eu quero que se saiba e' que assim como eu tolero as opiniões dos Srs. Deputados dos dous lados da Camará, devem os Srs. Deputados igualmente tolerar as minhas (apoiados). Como Deputado do centro quero mostrar a integridade do meu caracter político, e defendo aquelles princípios, que sempre lonho defendido ha dezoito annos'; e por força destes sustento, e stisten-larpi que a questão do censo e vital para a nossa forma de Governo Representativo; e quanto a num estou assaz esclarecido, e tenho todos os dados estatísticos, para desde já a traclar com todo o conhecimento de causa, senj estranhar coui tudo, repilo uma. e outra vê/, que os Srs. Deputados, que não tenham ainda esclarecimentos, que se esclaieçam quanto, e todo o tempo que quizereui esclarecer-se (apoiados).

O Sr. Ávila: — Ainda que já fallei duas vezes, peço a V. Ex.a a palavra para

O Sr. Presidente. —Nào posso dar mais a palavra sobre este incidente; a discussão acabou, e a Camará quer que passemos á Ordem do Dia.

O Sr, Aviia : — Perdoe V. Ex.a, mas então roqueiro que V. Ex.a pergunte á Camará se quer ou não ouvir-me, e espero que a Camará me não faia a injustiça de me não permittir que dê uma explicação sobre a increpação gravíssima, que me dirigiu o Sr. Derramado. Isto e novo em Parlamento, permit-

tir-se o aluque, e não se querer ouvir a defeza.....

( fom : _ Palie,, falte.)

O Sr. 1'ret.idente :—Tem a palavra.

O Sr. idoilti: — Procurarei responder com todo o sangne Çi^o, pava

Se o illustre Deputado, o Sr. Derramado, tivesse entendido o que eu disse, não empiegaiia por certo a» expressões, de que acaba de servir-se, nem o tona, em que o fez. O Sr. Deputado entendeu , que eu fullando da inexequibilidade do seu projecto nos Açores quiz provar, que o rnesmo projecto era inadmissível , quando bem pelo contrario eu altamente declarei, que me conformava com a sua doutrina, que eram esses ha muito os meus princípios, e que os havia sustentar, quando aqui se tratasse da importantíssima questão do censo. Se fallei das circumslan-ciat. dos Açôies, Madeira, e Províncias Ullramnri-ii.4S, foi para desvanecer o receio que manifestavam alguns illublres Deputados, de que se pediam esclarecimentos daquellas Províncias, unicamente com o fim de ndiar indefinidamente esta matéria : e então eu disse, e algumas vezes o repeti, para ser bem entendido, que os esclarecimentos , que se pediam do Ultramar, eram para tratar d'uma outra questão, nem podiam ter em vista a base da verificação do censo , proposta pelo Sr. Deputado, porque aquel-les Puizes estavam em circunistancias diversas das do Continente, e careciam de medidas especiae» (apoiados).