O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 23.

SESSÃO DE 29 DE MAIO DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. VICENTE FERREIRA DE NOVAES (vice-Presidente).

SECRETARIOS os Srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Luiz Augusto d'Almeida Macedo.

Chamada — presentes 62 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Alves Martins, Cesar de Vasconcellos, Lopes de Mendonça, Barão de Aguiar, Barão das Lages, Dias é Sousa, Cyrillo Machado, Forjaz, Cunha Pessoa, Jeremias, Bordallo, Silva Pereira (Frederico), Pegado, Mártens Ferrão, Soares d'Albergaria, Rivara, Lobo d'Avila, José Estevão, Luciano de Castro, Delorme Collaço, Latino Coelho, Tavares de Macedo, Menezes e Vasconcellos, Emauz, Passos, Nogueira Soares, e Pinto da França.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Fonseca Coutinho, Castro e Abreu, Emilio Brandão, Gomes Corrêa, A. J. d'Avila, Lousada, Henriques Secco, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Brayner, Barão d'Almeirim, Carlos Bento, Silva Maya, Cesar Ribeiro, Marquez de Saldanha, C. M. Gomes, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Pinto Bastos (Eugenio), Faustino da Gama, Francisco Damazio, Nazareth, Chamiço, Teixeira de Sampayo, Pereira Carneiro, Soares d'Azevedo, João Nuno, Abreu Castello Branco, Pessanha (José), Pestana, Ferreira de Castro, Silva Pereira (José), Casal Ribeiro, Marçal, Silva Sanches, Julio Pimentel, Cunha e Abreu, Paiva Barreto, Northon, e Visconde da Junqueira.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Sousa Pires, Cunha Sotto-Maior, Calheiros, Barros e Sá, Themudo, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Bivar, Barroso, Rezende, D. Francisco d'Assis, Honorato Ferreira, Baldy, Mendes Leite, Sousa Rocha, Albergaria Freire, e Visconde de Castro e Silva.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declarações.

1.ª—Do sr. Roussado Gorjão, de que, por incommodo de saude, não pôde comparecer na sessão de hontem.

. À camara ficou inteirada.

2.ª—Do sr. Pinheiro Osorio, de que faltou á sessão de hontem por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

3.ª—Do sr. Bordallo, de que o sr. Affonso Botelho não comparece á sessão de hoje por justo impedimento.

A camara ficou inteirada.

Officio.

Do sr. Castro e Abreu, participando, que por motivos justificados não póde assistir á sessão de hoje, nem talvez a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

SEGUNDAS LEITURAS.

Requerimentos.

1.° — Requeiro se faça sentir ao governo a necessidade de mandar quebrar, quando baixarem as aguas, uns penedos que no leito do Mondego, entre o porto da Raiva e o da Foz Dão, embaraçam a navegação, e tem já causado alguns sinistros. —Abilio Costa.

2.° —Requeiro se faça sentir ao governo a necessidade de mandar proceder á construcção da capella-mór da igreja parochial de S. Miguel da villa de Coja, no bispado de Coimbra. — Abilio Costa.

O sr. Abilio Costa: — Eu requeria que esses requerimentos ficassem sobre a mesa, para quando se discutir o orçamento do ministerio das obras publicas.

Ficaram reservados, para quando se tratar do orçamento do ministerio das obras publicas.

. O sr. Castro Guedes: — Sr. presidente," tendo sido ha tempo arguido por um jornal d'esta capital, de que não levantava a minha voz contra o actual governador de S. Thomé e Principe, pelas arbitrariedades, violencias e despotismos que se irrogavam áquella authoridade; eu respondi que não o fazia, por quanto estava convencido de que não eram exactos aquelles factos, e que antes entendia, que aquelle governador geria os negocios muito a aprazimento d'aquelles habitantes. Hoje recebi um officio da camara municipal da ilha de S. Thomé e Principe, que prova exuberantemente o que eu tinha avançado n'aquella occasião. N'esse officio se me dá parte, de que não só a camara municipal pede e implora de Sua Magestade a reconducção d'aquelle governador, mas tambem que quasi todos os habitantes livres d'aquella provincia, em numero de oitocentos e quarenta, fazem õ mesmo pedido a Sua Magestade, e se me encarrega de solicitar tambem aquella reconducção. Este facto, sr. presidente, é extremamente lisongeiro e honroso para aquelle governador, porque por elle se demonstra evidentemente que não existiram esses motivos, pelos quaes se pretendeu lançar desfavor n'aquella authoridade, e ao mesmo tempo que ella governa muito a contento d'aquelles habitantes. Satisfaz-me extremamente que aquella camara e os povos da ilha de S. Thomé tomassem esta deliberação; porque pungiu-me bastante ter dito o jornal a que alludi, que eu era mais deputado do governador, do que deputado d'aquelles habitantes meus constituintes.

Vol. V—Maio—1855.

23