O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

85

deputados. Se assim como os illustres deputados querem a sua demissão da commissão, a commissão toda fizesse o mesmo, poderia parecer que era um meio indirecto de embaraçar, os trabalhos que a camara deseja se apresentem depressa, porque seria necessario outra commissão, e esta commissão havia de começar de novo aquillo que a commissão actual já tem começado. Por consequencia vinham desta fórma os illustres deputados a dar logar a que alguem acreditasse, não eu, que effectivamente o seu desejo era embaraçar (pae este parecer se apresentasse quanto antes.

Por tanto espero que os illustres deputados tendo meditado um pouco melhor sobre o que aconteceu hontem e sobre o passo que deram hoje, retirem o seu pedido da demissão, e sobretudo espero que a camara a não conceda. (Apoiados)

O sr. Cazal Ribeiro: — Sr. presidente, eu intendo como o illustre deputado que acaba de fallar, que a censura que eu estou persuadido a camara realmente fez hontem a commissão de verificação de poderes, não se póde intender com um ou outro dos seus membros, mas com toda a commissão, isto mesmo foi o que eu já disse a alguns dos meus collegas: por tanto eu subscrevo ao pedido do sr. Alves Martins; pela minha parte considero tambem que a commissão, lendo-lhe a camara lançado esta censura, parece ter perdido a sua confiança, e por tanto não póde continuar dignamente a funccionar.

Quanto ás explicações que o sr. deputado Avila acaba de dar, não me parece que destruam o facto da resolução da camara.

O facto é o seguinte. — O sr. deputado Avila fez o seu requerimento; o sr. Alves Martins, como membro da commissão de poderes, disse que a commissão estava convidada, e que havia de apresentar o seu parecer. — O sr. Avila, n'um áparte, disse — mas e necessario que haja uma resolução da camara — e o sr. Alves Martins respondeu — não e necessaria essa resolução, e logo que a haja e uma censura que se faz á commissão, que por isso deve deixar de o ser — quer dizer, que por lai censura, a ter logar, a commissão devia deixar de ser commissão; e que por tanto o negocio devia limitar-se a considerar-se a commissão por convidada, e nada mais. — Mas depois desta declaração solemne e explicita, votou-se o requerimento: e nestas circumstancias já se vê que a commissão não póde, por fórma alguma, desistir do seu proposito, pedindo a sua demissão ou escusa, como acaba de pedir; nem se póde dizer que ella não tem motivo justificavel para assim proceder.

Eu não entro nas razões com que os meus collegas da commissão defenderam o procedimento que ella teve, com relação á demora da apresentação do parecer sobre as vacaturas. Não creio que ninguem, nem a camara de certo, impute essa demora a más intenções, ou julgue que a commissão tinha motivos que não podesse dizer aqui publicamente: (Apoiados) a commissão explicou-os. A camara acceitava, ou não, essa declaração, julgava ou não sufficientes os motivos allegados pela commissão; porém a camara não acceitou a declaração, não julgou sufficientes os motivos, e votou o requerimento. Que ha de fazer a commissão depois disto, depois deste facto? Não póde deixar de pedir á camara que a escuse de continuar nos seus trabalhos.

Agora quanto á razão que o sr. Avila acaba de indicar — de que póde alguem suppôr ou intender que esta allegação de delicadeza da parte da commissão, era um motivo que a commissão trazia para levar por diante o adiamento desta questão, por isso mesmo que acceita que fosse a demissão ou escusada commissão, a camara tinha que eleger uma nova commissão, e esta estudar a questão de novo, e precisando para isso tempo, ficava assim demorada ou adiada a materia para mais tarde — permitta-me s. ex. dizer-lhe que esta sua observação não colhe, pois que a eleição da nova commissão póde até verificar-se hoje, se a camara quizer; e o começar essa commissão os seus trabalhos não depende de nenhum outro que haja começado, ou possa haver começado na commissão que se escusa. O negocio é simples — que ha aqui a fazer? E procurar saber quantas vacaturas ha; facto este que se verifica muito facilmente. Todos sabem quantos são os deputados que deve haver, todos sabem quantos foram eleitos, todos sabem os que tomaram assento, todos sabem os que tem saído; logo é comparar uma cousa com outra; o numero que deve ser, com o numero que é, vêr as faltas que existem, ou porque alguns deputados foram elevados á dignidade de pares, ou porque foram eleitos por mais de um circulo, ou porque resignaram os seus logares etc. isto é um facto que se verifica n'uma hora.

Por tanto a commissão póde ser eleita hoje, ou mesmo ámanhã, póde installar-se e tractar da verificação do facto das vacaturas em meia hora, e depois de verificar esse facto, lavrar o seu parecer, e traze-lo com muita brevidade á camara. E sendo isto assim, e não importando a escusa pedida e que se der á commissão actual, demora ou adiamento desta questão, já se vê (e ninguem o póde dizer, nem suppôr, nem o sr. deputado o suppoz) que o pensamento ou o animo daquelles que se demittiram, seja demorar ou prejudicar o andamento prompto deste negocio.

Por minha parte intendo que a camara, na decisão que tomou, fez effectivamente uma censura á commissão, e que esta, depois dessa votação, não podendo continuar a ser commissão, pediu com razão á camara a sua escusa, a qual a camara não póde deixar de acceitar, e proceder á eleição de uma nova commissão.

O sr. presidente: — Eu devo dar uma explicação, como membro da commissão de poderes; não sei se a camara me permittirá que eu as dê daqui mesmo. (Apoiados)

Quando se tractou hontem deste objecto, sobre que versou o requerimento do sr. Avila, estava eu na casa da commissão de poderes examinando as actas da eleição da Horta; e vendo depois pelo extracto da sessão, o que se passou, e estando os meus collegas da commissão determinados, em consequencia da resolução que a camara tomou ácerca do referido requerimento, a pedir á camara, como já fizeram, a sua escusa de membros desta commissão, eu não posso deixar de partilhar o seu sentimento; asseverando comtudo á camara, que a demora que houve em a commissão apresentar o parecer relativo ás vacaturas, não foi senão por ella julgar indifferente apresenta-lo desde já, ou dias antes de findar a sessão deste anno.

O sr. Alves Martins; — Sr. presidente, eu insisto na declaração que fiz. Tambem concordo com o illustre deputado o sr. Avila, e acceito a declaração