O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2496

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 7 DE NOVEMBRO DE 1865

PRESIDENCIA DO SR. ROQUE JOAQUIM FERNANDES THOMAS

Secretarios os srs.

Lourenço Antonio de Carvalho.

J. F. Pinho Vasconcellos Soares de Albergaria.

Chamada: — Presentes 62 srs. deputados.

Abertura: — Á uma hora e um quarto da tarde.

Acta: — Approvada.

EXPEDIENTE

1.° Uma declaração do sr. José de Moraes, de que o sr. Secco de Figueiredo não pôde comparecer por ora, por incommodo de saude. — Inteirada.

2.º Um officio do ministerio do reino, acompanhando dois autographos dos autos do nascimento e baptisado do Serenissimo Senhor Infante D. Affonso. — Para o archivo.

3.° Do mesmo ministerio, acompanhando os processos relativos ás eleições de dois deputados pelos circulos de Nova Goa e Bardez. — Á commissão de verificação de poderes.

4.° Do mesmo ministerio, participando ter fallecido o sr. deputado eleito José Barbosa da Silva. — A mesma commissão.

5.° Do mesmo ministerio, participando ter sido nomeado par do reino o sr. deputado José Maria do Casal Ribeiro.

— A mesma commissão.

6.° Do mesmo ministerio, participando que estando impedido temporariamente o sr. conde de Torres Novas de exercer as funcções de ministro e secretario d'estado dos negocios da guerra, houve por bem Sua Magestade encarregar interinamente d'esta pasta ao sr. visconde da Praia Grande de Macau. — Inteirada.

7.° Do mesmo ministerio, acompanhando o processo relativo á eleição de um deputado pelo circulo de Arganil.

— Á commissão de verificação de poderes.

8.° Do mesmo ministerio, acompanhando o processo da eleição (em 2.º escrutinio) de um deputado pelo circulo da Horta. — A mesma commissão.

9.° Do mesmo ministerio, acompanhando o processo da eleição de um deputado pelo circulo de Timor. — A mesma commissão.

10.° Do mesmo ministerio, acompanhando os processos das eleições de deputados pelos circulos 72 (2.° de Coimbra); 114, Lisboa; e 138, Extremoz. — A mesma commissão.

11.° Do mesmo ministerio, acompanhando as relações dos cidadãos recenseados nos districtos de Evora e Ponta Delgada, habeis para serem eleitos deputados. — Para o archivo.

12.º Do sr. Matheus José Barbosa e Silva, participando o fallecimento de seu irmão o sr. deputado eleito José Barbosa e Silva. — Á commissão de verificação de poderes.

O sr. Presidente: — Acaba de ler-se na mesa uma carta do irmão do illustre deputado o sr. José Barbosa da Silva, participando á camara a morte d'este senhor.

Parece-me que a camara quererá que se lance na acta um voto de sentimento pela perda do nosso illustre collega José Barbosa e Silva. — Assim se resolveu.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTO

Requeiro se peça ao governo, com urgencia, para remetter a esta camara uma nota que contenha:

1.° A receita annual proveniente do serviço da telegraphia electrica;

2.° A despeza annual com o mesmo serviço, com designação da que se faz com os officiaes superiores do corpo telegraphico. = A. Alves Carneiro.

Foi remettido ao governo.

NOTAS DE INTERPELLAÇÃO

1.ª Peço que seja prevenido o sr. ministro dos negocios da fazenda, de que desejo interpellar s. ex.ª sobre a necessidade da reforma da pauta das alfandegas. = Pereira da Cunha e Abreu.

2.ª Desejo chamar a attenção do sr. ministro da fazenda, sobre a necessidade e justiça de se mandarem pagar os salarios aos informadores louvados, que fizeram a louvação para a formação das matrizes prediaes em 1861. = Julio do Carvalhal.

3.ª Pretendemos interpellar o sr. ministro da marinha, a respeito do serviço de pilotagem do porto de Villa Real de Santo Antonio. = Palma = Noutel = Gomes Bivar = J. A. de Sousa = Abilio da Cunha.

4.ª Requeiro que seja prevenido s. ex.ª o sr. ministro das obras publicas, de que desejo chamar a attenção de s. ex.ª para o estado de ruina em que, com grave prejuizo da po-