O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 808 )

iiiaxuíia perfeição a respeito ao declive quando ainda não temos nada. Sr. Presidente, isto era uma das aníigus vintlas dos nossos antepassado-. (Riso). Começavam sempre por fazer um Palácio para uma fabrica , o dinheiro gastava-se, e a Casa não se acabava porque o dinheiro não chegava para nada mais, uias a respeito de Estradas ainda uma vez se ha de chegar á maior perfeição. Diz-se: mas não é necessário fazer-se um Contracto tão oneroso como este. Oro, Sr. Presidente , para se furarem montanhas, e encherem valles haviam do ser necessários outros ónus muiii;3imo maiores do que aquel-les que aqui se estipulam. Mas, Sr. Presidente', por ora creio eu que uma vez que a Commissão não fez queslào, uma \ez que ella concorda que se ponha em legar de repartição covstrucçâo, snpponho que ?.ao lia rnais nada sobre isto. A^ora porem se n discussão continuar sobre a matepm entào será preciso tornar a fallar: assim está mostrado em primeiro logar que a Commiasuo sabia muito b r m que para aqmllo que nós e&lamos ngor.i Iraclando não eia preciso grande e escrupulosa redacção, porquo sobre isto sempre ha de haver uma nova redacção afinal, mas da parte da Comnnssão de certo que não houve aqnillo a que chamamos arnèr penaeé, não se quer conservai cacus velhos a Commissão o que deseja e que haja estradas, e que sejam entradas verdadeiramente boas.

O Sr. A. Albano: — Con\e'o a Commissão em que a palavra reparação, fosse Locada pela palavra construcçào ; sobre isto nada ha mais que dizer; nas ha uma circunstancia que ainda não Foi levada á consideração dd Camará, aquetla que eu propuz como questão pre\ia; mas como a Camará, por ainda lhe não ser proposta, não loniou alguma resolução sobre ella , eu ciilendo que é agora a occasiào ' mais própria para a repetir , e já que não teve a honra de se; pre-.ia, fala-liei agora como posthuma : eo'n effeito diz o art. ll.°—as estradas designadas •10 picsento contracto—, ou é bem claro que nesgas não se comprehende a estrada para o alto iji. nho, de 13 iv. g u ale Vaicnça, e unia vez que elle fos-?e approvado como está a minha proposta, ficava piojudic-ado, e deratlendido, ficando os povos da-quelld importante parte da Província sem e&trada principal de novo arranjada ; assim eu peço a V. Ex.% Sr. P real. lente, que haja de propor a questão postlnmia, a qual tu vou mandar para a Mesa; a Camará pôde nppr-na-la ou regeila-la ; mas eu não desiblo de que seja snbmettidíi á »ua consideração. Quanto ao resto do arti0ro, eu tenho algumas obier-vações u fazer: e no st-ntido delias hei de mandar para aMe?a uma substituição ao ultimo período do artigo, c qual a Camará lambem tomará na conai-deração que ella merecer. Todos jabem que nossos maiores, quando abriram a» pnintiras estradas, não tinhiini outra i H tenção, por vi n tit> legia, senão de nchar a maij curta distancia entre dous pontos da-rlos , c cuidando que a direrçTi.) que lhes indicava a linha recta abslructa era a mais conveniente ; por-.111 e por rmiU conveniente entendiam

o Reino; isto quanto á sua direcção ; mas também pouco se importavam com a largura, e uma vez que coubesse um carro, essa largura já lhes era suffi ciente ; portanto em quanto á direcção em geral pouco haverá a alterar, porque á excepção das voltai» que será mister que ellas façam para adoçar g subida. c não precipitar a descida; pouco teremos que examinar ne-ta parte; mas qu..nto aos leitos, ali i é que certamente temos que entrar; porque não podemos consentir em que ellas fiquem corno estão na sua maior pxtenção , porque são nimiamente estrei-los; e eu que desejo estradas, não realistuia o meu desejo, se as visse ficar no mesmo leito, isto e, em a musma largura; e para isto que eu envio ú Mesa a seguinte substituição á ultima parte do artigo (leu). Jtlu não duvido que o Empresário faça seguir as estradas sobre os mesmos leitos, mas não com a^ mesma? larguras. Ainda o respeito dd direcção tenho alguma cou/a a diaiv, v. g a rí'5|ieilo da estrad;» d« Porto a Braga ; é bem sabido que ha duas estrada? ar:ibas seguidas, urna pelaBaica daTrofa, e outra poi Santo Thy-rso, naquella passa-se o Ave cm uma Barca, e e' bem claro que por esta não me parece que deva seguir aquella que se vai arranjar; pi-la outra passa-se pelo iiiesrno rio em uma boa p ntc, e esta lambem muito seguida, porque ainda q«ie com mais rodeios e em geral muito mais tranailavel qup aquella ; accres-se a isto ser comuiiirn por mais de ó léguas com a de Ci uimi.ràes , e em tal c.iso não e necessário fazer -pagar do povo tartas baneiras; esta circiiutstuncia é para miíii cie iiiuilo p«jso , e fiz com que tu não po>sa vot-jr sobre o aiti.^o sem que seja expres-a a direcção da estrada do Porto a Brnga. K\i svi as grandes dirnculdadea que ha a vei.cer, e sou da jiiel-les que para já quero ré m o óptimo 'ie-presam <_ com='com' de='de' depois='depois' desej.ir='desej.ir' tempo='tempo' txpuz='txpuz' mais='mais' su1='su1' mesmo='mesmo' tag1:i='esí:i' _2j='_2j' também='também' ter='ter' transito='transito' i.j='i.j' largura='largura' tivéssemos='tivéssemos' faria='faria' expressa='expressa' ciente='ciente' encontrem='encontrem' esuadas='esuadas' fácil='fácil' _.='_.' eu='eu' as='as' expropricicoes.='expropricicoes.' esta='esta' ootimas='ootimas' seja='seja' embaraçar='embaraçar' pitlmos='pitlmos' que='que' aitigo='aitigo' no='no' dos='dos' declarações='declarações' bnas='bnas' rom='rom' se='se' por='por' tira='tira' para='para' íiíori='íiíori' clausula='clausula' não='não' pois='pois' ca='ca' mas='mas' iisa='iisa' _='_' tag2:ejo='d:ejo' conlontava-me='conlontava-me' a='a' d='d' e='e' born='born' cnisamento='cnisamento' é='é' approvo='approvo' quando='quando' o='o' p='p' obra='obra' ella='ella' s='s' transportes='transportes' contento-me='contento-me' artigo.='artigo.' _30='_30' xmlns:tag1='urn:x-prefix:esí' xmlns:tag2='urn:x-prefix:d'>

Proposta — ti Proponho que noconttacío seja com-« prehendida a estrada de Braga ate Vaicnça s --

O iár. Leonel: — Sr. Presidente, o illnsrre Deputado, que acabou de fallar nesta matéria otVereceu uma emenda, que em quanto a uniu, deve ser objecto de ura contracto novo; a emenda do illuatre Deputa j o offerece matéria nova, pôde continuar a discussão deste artigo. Agora porem , o que âe tem duo a respeito da palavra reparação , já um dos membros da Commisaão notou que ella não linha duvidct alguma em adoptar a palavra constrncçâo, e enlào vole-se este artigo, porque escusamos de es-tur a gastar tempo com mudanças de palavras.

O Sr. Joié Fstçcáo : — Sr. Presidente, eu pedi a paln\ra pdra um requerimento.