O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

<_ p='p' sw='sw' _='_'>

'fias índias e na Chiua-e a irinis rica jóia da Coroa de S. M. a Rainha, e que 'o Governo não hade nunca consentir etn que seu valor, sua dignidade, sua importância se perca ou diminua.

Quanto -á Emenda e ao Parecer da Commiesãõ ^'eclesiástica que tiv-f a 4ionra de exairar com os '«léus illustres Colilegas direi , que est-a matéria da 'divisão Beclííãias.tica, arredondamento d~e Dioceses, tí redúcrão cie -Bispados, foi vi5sa e pausadamente discutida nesta Casa , quando s<_ dvconfiança='dvconfiança' _-que='_-que' aos='aos' alguma='alguma' governo='governo' art.='art.' quenão='quenão' projecto='projecto' menos='menos' tag0:úe='f:úe' _-art.4.='_-art.4.' adjacentes-='adjacentes-' bispados='bispados' haveria='haveria' _-pelo='_-pelo' respondeu='respondeu' ao='ao' podia-abusar='podia-abusar' qúálorze='qúálorze' melhor='melhor' _5.='_5.' _50='_50' ba='ba' obstava='obstava' doze-='doze-' negócios='negócios' fosse='fosse' doze.='doze.' de-ulado='de-ulado' se='se' era='era' pareceu='pareceu' nãocorína='nãocorína' ca='ca' mas='mas' _='_' ser='ser' a='a' e='e' f='f' lhe='lhe' i='i' discutiu='discutiu' ilhas='ilhas' fosé='fosé' o='o' estes='estes' q='q' s='s' grande-em='grande-em' sr-.='sr-.' vn.='vn.' da='da' nenhum='nenhum' com='com' _-da='_-da' bis--3ádos='bis--3ádos' n.='n.' alssim='alssim' de='de' mínimo='mínimo' trez='trez' do='do' srs.='srs.' confiava='confiava' mais='mais' posto='posto' justiça='justiça' uidô='uidô' frgão='frgão' feição='feição' podiam='podiam' ativesse='ativesse' reino='reino' _-bispados='_-bispados' em='em' fincão='fincão' sr.='sr.' esse='esse' este='este' rã='rã' hoje='hoje' ccono-níia='ccono-níia' deputados='deputados' cte-='cte-' algum='algum' que='que' voto='voto' dava='dava' senão='senão' deputadoviu='deputadoviu' sim='sim' vvsta='vvsta' doze='doze' outros='outros' não='não' res.pondeu='res.pondeu' trão='trão' regimen='regimen' ijstica='ijstica' tirassem='tirassem' necessário='necessário' urnvoto='urnvoto' medida='medida' os='os' ou='ou' ministrod-s='ministrod-s' pequeno='pequeno' regava='regava' nelle='nelle' ecclesiasthcos='ecclesiasthcos' nella='nella' l.ho='l.ho' rela-cão='rela-cão' quem='quem' reduzidos='reduzidos' porque='porque' xmlns:tag0='urn:x-prefix:f'>ioceses, o mais regular arredondamento dos Bispa-ti.bs , e'a'maior-conunodidade dos "Fie-is combinada CCtn o meThor serviço da Igreja, Venceu-se pois «i artigo do Projecto-e passou para a ou:rã Casada 1'Parlá mento.

Ali a niedidá dá reducçuò dos Bispados, e arredondamento d'às Dioceses agradou a ambos os lados da Câmara, achou-se conveniente, qire est;j medida •i-ão se 1'imitasse ao Continente e Ilhas Adjacentes,'mas que fosse extensiva ás Províncias Ultrarna-linas. , Achou-se grande o mínimo-de 12 Bispados |jar,a Portugal-, Madeira, -e Açores como foi "votado desta Cnmaray e da Opposiçâo -sálifu a Emenda que -está em discussão, ~e que foi admittida pela^Gormrm-sâo d*é que sou Relator. Sr. Presidente, peço licença -^ Y E\-a para observar^ qoe julgando eu, com to-i$os- os "Publicistas --que -é itidespensavel para a^ con-bérvacão do'Systema Representativo^ que haja irara, O^posicão em ambas asCa?as do Páilani«nt-o, ^para" -*j,ue este Systen>a não ^degeneie em Dispotismo de muitos, mais 'lerfivel e insupportavel q^ie o-de um-, yiéjo que não lemos Opposição, ligada, unida e bem 'd.iigidà, pois "que a Oppos-Lão "na ontra Casa dá ao 'Governo na Emenda que fez ao. artigo, u-m Voto vde Confiança -mais amplo, mais vatslo, do que o que lhe fará dado pela Maioria desa Casa , pois que Xirsta Casa foi -"a u'c to ri sã d o a feduxir a doze deseno".ve Bispados, e na outra Casa, por iirdiCaçSoda Oppo'si-•cào, note-se be.u, foi auctorisado sobre o més-•ffio niinimo de doze a reduzir trinta « um Bispados,-ii u OppõsJção desta Casa -rebate o voto da Opposir cão da. 'õulia, o que me desgò^tó, porque entendo, tjiie/0 e desejo'que haja rio Parlamento uma O.ppo-siçao fnme, ceir.ada e bem dirigfdíf. E já se vê quê nem a Com-míssã-o, neto. a Camará pod^a negar ao Governo -a qu^m apoia um Voto de Confiança tão 'amplo, como veiu da Càinara dos Dignos Pares, prjncipalmenté quando esse voto nasceu da Minoria, (Muitos apoiadóst)

O qcie receiam os nobres Deputados da Opposiçâo t. Receia-m que o Governo supprima alguns Bispados do! Padroado da índia. E como querem evitar isso? Augmentando o mínimo de doze? Augmt-'ntern-o a cresoi-to, a vinte se quizerem. E o Governo não pôde sobre esse miuhno de vinte, conservar outros Bis-p'ados, e supprímir esses porque se receiam ? De certo. "D«senganernó-n0s: aqui não ha senão um Voto de Confiança; o Governo não pôde, não quer abusar delle, o Governo não ha de vender a Roma o Padroado da Rainha, como disse alguém daquelle la-'3o; porque não e composto de homens q-ue se ven-4dam, oti vendam a Coroa e a Nação, .porque se lê-'vantaria toda contra elle, corno um sóhornem. Pois a Maioria desta Camará lia de regeitar um Voto de Confiança que começou na Opposiçâo da outra Camará ? O Governo não pôde abusar dessa auctori-sação, sem se desacreditar; porque esses direitos, es-sa-s regalias foram ganhos á custa de muito sangue, de muito valor, de muitas desp-zas; não se podem .perder esses títulos. Todas as Nações os conservam, são monumentos da sua gloria. Áhi vemos algumas •conservarem-se esses títulos de Rei de Jerusalém etc., -e outros,, em legares onde nada se possue; e Portugal ha de querer cobrir-se de vergonha, e deixar perder aquillo que nossos avôs, com tanta dignidade adquiriram? O que o Governo não pôde fazer é ter nesses logares uma influencia activa', porque não'em. tá forças; mas ha de conservar o Padroado, e ha de mandar Bispos, quando o estado de cousas for normal.

Já no tempo da Sr.a D. Maria l.a se contestou sobre' 'o ^direito -de Padroado no Bispado de Nankin ; depois sobre o de Pekin, tanto que o Bispo pru-aahi nomeado foi mudado para Macáo; depois de muitas contestações. Isto vem de muito'longe: aCuria Romana tem as suas pretençòes, sustenta-as e faz bem ; porqne -cada um procura sustentar aquillo a que -chama seus direitos. Voto portanto pela alteração feila na1 outra Camará, pelo Parecer da Commissão, na certeza de que ó GoveTno não pôde, nem ha de abusar, a medida ha de conservar tantos Bispados no Reino, nas Ilhas Adjacentes e Províncias Ultramarinas, quantos forem necessários para o bom regimen das Dioceses,, melhor serviço, da Igreja e «iaror có«imodi'dad€ dos Fieis.