O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

88

N.º 7. SESSÃO DE 9 DE JUNHO. 1853.

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES

Chamada: — Presentes 79 srs. deputados.

Abertura: — Ao meio dia e um quarto.

Acta: — Approvada.

O sr. Presidente: — Hoje só ao meio dia e um quarto é que se póde abrir a sessão; e como hoje quasi todos os dias assim. Restam-nos apenas 3 semanas de sessão, pelo menos, é o tempo que decorre até 2 de julho, e todos os meus collegas sabem que lemos trabalhos importantes ainda a decidir. Peço-lhe por isso que tenham a bondade de vir mais cedo alguma cousa, para se poder abrir a sessão, pelo menos, ao meio dia. (Vozes: — A hora marcada no regimento)

CORRESPONDENCIA.

Officios: — 1.º Do sr. Avila, participando que, por ter conselho d'estado administrativo, não póde assistir á sessão de hoje, ou virá mais tarde. — Inteirada.

2.º Do sr. Francisco Carvalho, participando que por incommodo de saude não póde comparecer á sessão de hoje. — Inteirada.

3.º Do sr. Guerreiro, participando que continua o seu máo estado de saude, e por isso não póde comparecer á sessão de hoje, e a mais algumas. — Inteirada.

4.º Do ministerio do reino, acompanhando os cadernos do recenseamento dos cidadãos habilitados para serem eleitos deputados ás côrtes, nos concelhos de Camara de Lobos, Porto Santo, Santa Anna, e S. Vicente, do districto do Funchal, ficando assim completa a remessa relativa ao mesmo districto. — Para a secretaria.

Uma Representação da Associação Commercial de Vianna do Castello, pedindo que, em qualquer alteração, que a prudencia peça que se faça ás pautas, não sejam menospresados Os interesses da lavoura e do commercio, e que tambem sejam ouvidas estas classes por seus competentes orgãos. — A commissão especial das pautas.

SECUNDAS LEITURAS.

Requerimento: — Requeiro que, pela secretaria d'estado dos negocios ecclesiasticos, sejam remettidas a esta camara, com urgencia:

1.º A representação que o cabido da sé do Funchal dirigiu áquella repartição, em data de 23 d'a-