O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 18 DE JUNHO DE 1885 2419

São demasiadamente acatados por mim, para não levantar n'este recinto a questão da authenticidade da data do despacho com que abre o livro amarello de 1884 relativo á questão do Zaire; mas, em vista da falta que acabo de notar á camara á face dos documentos posteriores ao despachos de 4 de janeiro que o contradizem formalmente, e de todos os outros argumentos, e factos que tive a honra de vos expôr, tenho rasão de sobra para sustentar que a França não manteve, no primeiro periodo da questão do Zaire, uma attitude firme e estavel, da qual por todos os motivos eramos merecedores; direi que, obedecendo a suggestões e influencias extranhas, o governo da Republica apresentou cambistas de opinião que as vistas mais perspicazes não poderiam prever ou evitar.(Vozes:- Muito bem.)
Não me parece, portanto, que eram cem justiça possa accusado o governo portuguez de falta de habilidade ou de insurgir nas relações diplomaticas que manteve com a França. Não incriminamos os nossos estadistas por acontecimentos que se achavam inteiramente fóra da sua esphera de acção e da sua responsabilidade.(Muitos apoiados.)
Passarei agora a tratar a questão diplomatica relativamente ás outras chancellarias estrangeiras, começando pela Allemanha...
Vozes:- Deu a hora.
O Orador:- Ouço dizer que deu a hora, e como tenho muitas considerações do parlamento, ponho ponto por hoje e peço a v. exa. me reserve a palavra para a sessão immediata.(Vozes:- Muito bem, muito bem.)
(O orador foi cumprimentado por toda a camara.)
Leu-se na mesa da sessão, que foi admittida á discussão.

Redactor.- S. Rego.