O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

{ 372 )

N." 23.

^sa

27

Presidência do Sr. Moniz ( Fice- Presidente J . \-s

hamada — Presentes 72 Srs. Deputados.

Abertura — Depois do melo dia.

Acta — A pprovada .

O Sr. Cardoso Castel- Branco: — O Sr. .Aguiar (Manoel) incumbiu-me de cotnmunicar á Camaia,

O Sr. Agostinho Júlio: — E' para communicar á Camará que o br Pessanha se acha doente, e por isso não pôde comparecer hoje a Sessão.

O Sr. Xavier da Stlvn : — Quando hontem se leu

-a Acta da Sessão do dia 25, não estava nesta Casa,

porque estava na Com missão de Infracções, apebai

de ter vindo paia a Camará ás nove ho/aa e meu, cia

.manhã, por isso não pude mandar uma declaração

para ser inserida na Acta de huntem, mas m^ndo-a

-hoje, (/eu).

DECLARAÇÃO 1»E VOTO — Declaro que na Sessão de 25 do corrente votei contra o aitigo 3.°. do •Projecto JS.° 3 da Conimis-ão Especial de fazenda na pane que toca a decima dos Empregados Públicos.1 — O Deputado, ^. Xazter da Stlca.

CORRESPONDÊNCIA.

orneio — Do Sr. António de Lemos Teixeiia d'Agui!ar, participando qoe t> seu estado de saúde lhe não peimitte ainda comparecer á» Sessões. — A Camará Jicou inteirada.

Teve segunda leitura a seguinte

PROPOSTA. — Proponho «e recotmnende ao Governo que a Bandeira do Regimento de Voluntários da Rainha seja guardada na Sala das Senões da Camará Municipal da imicta Cidade do Porto, para que a posteridade tenha pre»ente e*se monumento histórico, que lhe allesta os nobres leitos praticados pelo Corpo a que a mesma Bandeua pertence. Camará do» Deputados, em 13 i!'Agr,slo de 1841, — Só lia,

O Sr. Presidente: — Parece-me que isto não podo ser proposto senão por meio de uma recommencaçâo ao Governo ( Apoiados) , creio que esta mesma e a intenção do lilustre Deputado.

O Sr. Só lia : — Concordo em que se recommeride ao Governo.

Foi npprovado neste sentido.

Teve segunda leitura o seguinte

PARECER. — A CoHimis-âo Inspectora do Diário lendo examinado, e comparado com a «ibis escru>-pulosa circumspecção, as provas dadas pflos concorrentes uosconcursos para o logar «lê primeiro Redactor, e paro os três logares de Amanuenses estabelecidos ewi o novo qwidro Tadivgraph'co , verti hoje apresentar á C«tuara o seu juízo. A Cominisfeão apreciando devidamente a honrosa confiança, que a Camará depositou nella, li^ongeia-sp deter empregado iodas a* diligencias para o fiel desempenho de um encargo, que ciicumstancias fáceis de avaliar não podiam deixar de fazer pezado, e difficil. A

1841.

o procurou não somente achar nos concorrentes as provas, que ella julgou necessárias para verificar os conhecimentos indispensáveis ao desempenho das funcções dos respectivos logares, mas tevo principalmente em vista dar no methodo adoptado no exame todas as garantias de sua imparcialidade. Os exercícios dosdifferentes Candidatos versaram sobre pontos com muna tirados á «orte; sobre os mesmos pontos recahiram quasi todas as perguntas que se lhes afeiam , ae outras tiveram por objecto algumas generalidades elementares compreheodidas nos primeiros rendimentos da instrucção que devia suppor-se-lhes. Todas as provas se esc rp vera m ; todas íornni communs; n cada pergunta, a cada matéria *e a^signou um valor; e deste modo a comparação ee tornou mais fácil e efTicaz, e o arbítrio menos possível. Quanto aos concorrentes ao logar de primeiro Redactor, que foram sei3, a Commissão julga do §eu dever declarar que achara em todos merecimento, e habilitações qualificadas; entende po-rfi»> que osdotis concorrentes João Baptista Gastão,-e José da Silva Mendes Leal se mostraram ' mais especialmente habilitados para os trabalhos de Redacção.

Para entrar desde já em exercício encontra à Com-tnissào mais aptidão prática no primeiro, e por esis motivo julga dever dar-lhe a preferencia; e reconhecendo no segundo atém dos conhecimentos de que deu prova, urn i«lento distmclo que offerece uin fti-luro esperançoso , sentem que não tossem dous os legares à preenchei.

Quinío aos concorrentes aos logares de Amanuenses, que foram vinte e dous, julgou a Commis-sâo que Francisco Xavier Gasoso deu provas de maior aptidão; que immediatamente a este as dera Ricardo Jo<é francisco='francisco' que='que' de='de' repeito='repeito' dão='dão' se='se' outros='outros' não='não' tag0:_='neto:_' concorrem='concorrem' a='a' inferior='inferior' e='e' circumstan-tancia='circumstan-tancia' lhe='lhe' em='em' sousa='sousa' p='p' as='as' mostraram='mostraram' lesa='lesa' merecimento.='merecimento.' alguns='alguns' preferencia='preferencia' concorrentes='concorrentes' xmlns:tag0='urn:x-prefix:neto'>

A Com missão entende não pcder dissimular que as provas dadas pelos concorrentes em ambos os concursos, ibrarn absolutamente menos satisfatórias do que ella esperava, e era para desejar: esta consideração paiece indicar a conveniência de se dar aos adtmttidos a nomeação provisória por um anno para Mães ser depois confirmada em vitta das provas praticas, que tiverem apresentado durante este espaço.