O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 303. )/-.

' O Sr. 'Presidente: —r Como Presidente pertence-, me dar a Ordem do Dia, rnas sou sujeito á Camará ; e não lenho duvida em a «consultor, sequer (jue dê com p-rcferencia paru Ordem do Dia ua pn-meira parle, o Projecto a que se refere o Sr. Deputado. • ' • O.Sr. José Maria Grande,:—Pois cqnsulie V. Ex/ á Camará. . Consultada esta^ decidiu affirmativ imenfe.

O Sr. Presidente:—Foi,a Camará que tomou esta resolução; por consequência entra esse Projecto oorn preferencia na primeira parle da Ordem ,do Dia. E-lú levantada a Seàsáo.— Eram, cin^è horas e um quarto da tarde.

-< .. ' • O R.EDACTOÍl , i

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO;

N: w.

22 i>* JHai0

Presidência ,do Sr. Gorjao Hcnriques. f ;

hàmada• —- Presente^ 72 Senhores Deputados.

A uma hora da tarde. tft—Ap.pro'vada. -

CORRESPONDÊNCIA.

Uni Ofjicio: — Do M misteriosa Fazenda' enviando os esclarecimentos requeridos pelo Sr. Miranda, -acerca do Administrador da Alfande*ga de Gastei Io. Branco. — A? Secretaria.

Uma. Representação : — Da Camará Municipal de Torres Novas,apresentada pelo Sr. César, pedindo a approvjiçuo do Projecto ern que se propõe a crea-çào de urna Companhia protectora dos vinhos da Estremadura. —.4' Commissâo Especial dos f^inhns.

Outra : — D-» Povo d'Agu;ai e d,e Tamengos apre-senici.d.s da Bairradá. — */?' Corninissao Especial dos Pinhos.

Outra:—Do Presidente e Vereadores-do Concelho de Senhorim apresentada pelo Sr. Rebello Cabral,, fazendo algumas reflexões sobre divisão'dq Teirit.orio. — Ao Governo. . -_ > •

Outro:—-Dos Lavradores de vinhos cio Concelho da Balfflha apresentada pelo Sr. Brirào , pedindo a approvaçno doPiojecto em que, se pr

Outra/:--~- Da Camará Municipal da Villa de;S. Vicente'd-a Beira vinda pelo Correio, /^querendo' providencias a favor do Coirimercio das Ias.— .-/ Cowtnissao de Còntinerdo e hirtes, .

O Sr. Gavião: — Sr. Piésidente j vou mandar para a Mesa urn Kequenmcnto para ser con-vidado o Sr. Mmjsiro.da Fazenda para vir'responder á -segui ate" . , -. . • ÍNTERPfíLLACÃ.o. —.Pre< iso.c,om urgência inlerpcl-!ar o Sr. i\íinislro'da Fazenda sobre a desigualdade de pagam.i-nJos que eslào soffrendo osvEmprt5gaHos da Alfândega do Porto, qu>- tendo sido detnillidos em coiisequemia dos acontecimentos politico* de 9 de Setembro de .1836 , eslào. actuenlt' serviftulo como aggrPttgados na mesma Alfândega. Sala da Cantara rur 22 de Maio de 1843..—? Gtwiao-. . ;

O Orador. —Desejo vá. qt;e V. Kx.a .rne dissesse se no Òfficio que a Mesa-ha de fiirigir ao Sr.-,Mi* niítro (\<_ que='que' de='de' eiida='eiida' _.ha='_.ha' podia='podia' urgência='urgência' eslacrara='eslacrara' for='for' ex.a='ex.a' fim='fim' fai='fai' por='por' se='se' para='para' dignificar='dignificar' camará='camará' não='não' s.='s.' vir='vir' _='_' a='a' e='e' brevidade='brevidade' ueala='ueala' coniparecer='coniparecer' ser.interpel-làdo='ser.interpel-làdo' lhe='lhe' l='l' o='o' p='p' na='na' syslema='syslema' seguindò.-se='seguindò.-se' adoptado='adoptado' possível='possível' uturpelhiuo='uturpelhiuo' coi='coi'>

mais de quinze dias e nâò continuando a vir até que a Sessão se feche. " O'Sr. Presidente :*—O quê se pôde fazer...;

Q Orador:—^Perdoe VikEx.a, éíi não queria agora urna excepção no presente caso , mas pedia qdé se fosse poxsivel a Mesa recotíiíiiefidasse a maior brevidade possível.

O Sr. Presindete: — O que a tMt-sa pôde fazer^. e officiar qiiantb antes para que o Sr. Ministro venha á Camará. - . ' . Q'Sr. /. A. de Campou: — Sr. Presidente^ maa» do para a Mesa uma Representação da Camará Municipal .d'Almeida, pedindo a Igreja de, um ex^-tincto Convento, bem 'como uma casa contígua corn um quintal, que pertence ao Estado, e que lhe rendera ap;;nas 5'J^OOO re'is para ali construírem a Igreja Matriz da Freguezia. Fundamenta esta sua pertençào allegando que aquella Freguezia é uma das mais numerosas, p r que se compõe de 2:500fogos: accrescenta mais que a ti«iã antiga Igreja foi demolida pela explosão daquella. Pr iça , e ejn consequência disso os Òfficio* Divin s sào celebrados-em uma Capella da Misericórdia, na qual os habitantes não cabem, por que apenas aqir-lla Capella acc

As razoes, Sr. Presidente, que apresenta- aquel-l.a Camará são laes, que não podem deixar de ser attendidas pela illuslre Commissâo de Fazenda. Peço a V. Ex.d (jueira rrrnelter com urgência esta Repre?eniaçào á illustre Comnussào de Fazí-nda.

•A. Cantara c-nueiu em qiie estd. Representação fosse reinettida com urgência d Cominisuão de Fa-

•/- O ' ,

%entla. - j _

O Sr. Fonseca Magalhães:—-Sr. Presidente, tenho a mandar para a Mesa unia R-presenlfçâo.do Corpo Com.mercial da Villa de Vianna, pedindo a esta Cornara o augwento d'- direitos do vinho e ferro impor.tados.fora-do Priiz.

Eu nào posso deixar de louvar o laconismo dos .próprios reptes/nta-"í"s : este'negocio ha de ser còn-sidcrad»-» por esta Calnara , quando ella-se occtipar dá di^cus^ào. ,do Orçamento-, e por i*s<_ que='que' a='a' idênticas='idênticas' lido.='lido.' outras='outras' demandar='demandar' peço='peço' o='o' representação='representação' p='p' ex.ajenha='ex.ajenha' dcstinb='dcstinb' esta='esta' dar='dar' bondade='bondade' v.='v.' tem='tem'>