O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

348

do somente a Proposta do Sr. Ávila, a qual teria approvado. — Corrêa Caldeira.

11.a — Declaro que votei na Sessão de hontem pela approvação do Parecer N.° 91, coinprehendendo todos os Decretos da Dictadura, e contra todas as outras Substituições e Emendas.— Arrobas.

12.a— Pelo mão estado de saúde não compareço na Sessão de hoje; e peço que se lance na Acta a seguinte declaração :

Na Sessão de 23 do corrente mez do Julho votei contra os Decretos da Dictadura de 20 de Setembro de 1851, que restabeleceu a Junta Geral da Bulia da Cruzada; Decreto de 23 de Setembro de 1851, que creou o Conselho Ultramarino; c Decreto de 5 de Novembro de 1851, que nomeou Auctoridades privativas para tomar conta dos legados pios não cumpridos, e julgamentos d'algumas causas civis. — Sebastião Manoel de Gouvea.

O Sr. Secretario Rcbcllo de Carvalha: — Foram mandadas para n Mesa as simules

DKTT.AH AÇÕKS : —l .* Do Sr. Barão d'AlrniMt im,

participando que o Sr. Visconde de Andaluz não

pôde comparecer á Sessão de hoje, nem talvez a- rnais

algumas, por incommodo de saúde. — A Camará

ficou inteirada.

' 2." — Do Sr. Francisco Maria de Carvalho, participando que o Sr. Carlos Marques Baptista o encarregara de participar á Mesa, que por incommodo de saúde não comparece á Sessão de hoje e talvez a niuiã iil»uiniiã.— A Camará ficou inteirada.

COUHKSPONUENCIA.

OFKICIOS— 1.°—Do Sr. Lucas da Tiiudadc Lei-tiio, participando que por incommodo de saúde não comparece á Sessão de hoje.— // Camará ficou inteirada.

2.°— Do Ministério da Guerra devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o Requeri-mento, e/n que o Brigadeiro reformado Francisco Monteiro se queixa de preterição e perle melhoramento de reforma. — A' Commissdo Militar.

3.°—Do mesrno Ministério, remellendo as copias das Ires Consultas do Supremo Conselho de Justiça Militar, e de dois mappas que demonstram o resultado das inspecções que a Junta Militar de Saúde passou ao Coronel reformado, Joaquim Bernardo de Mello Nogueira do Castello. — A' Commissdo Militar.

UMA uicvitiisKNTAçÃo. — Do Presidente e Vereação da Camará Municipal de Bragança, pedindo para o estabelecimento de divôrsas Repartições, o Convento das Freiras Benedictinaa, onde ha uma única Religiosa; e que para concerto do Convento seja np-pliçado comi) fundo o que produziu a venda da cerca pertencente ao mesrno. — A' Coinmissâo encarregada dos pedidas de tidijicios c terrenos Nacionaes, ouvindo a de Fatcnda.

O Sr. Conde deSamoddcs: — Mando para a Mesa cinco Pareceres da Co m missão de -Guerra, e Projecto de Lei, um dos quaes (í relativo ao Requerimento de vários OlTiciaes, que se queixam de preterições na sua carreira ; c; peço que este Projecto seja impresso não só em separado', 'mas também no Diário do Governo, paru conhecimento dos interessados.

//,«s/w se resolve n j ficando os on-fros Projectos

e Pareceres sobre a .VIcsii /tara amanha- se1 lhes dar o destino devido.

O Sr. L. J. Moni*: — Mando para a Mesa o Parecer da Cornmissào encarregada de examinar as Representações da Camará Municipal do Funchal, e habitantes da Ilha da Madeira, sobre a doença das vinhas daquella Ilha, e o Parecer da Commissão encarregada de tomar em consideração o negocio da extincção do monopólio do sabão. Peço que e!lês sejam impressos no Diário do Governo.

Assim se resolveu.

O Sr. G a lamba: — Mando para a Mesa o seguinte Requerimento (Leu}.

loteou sobre a Mesa, para te lhe dar destino na seguinte Sessão.

O Sr. Alves Vicente ; — A Commissão Eleitoral acha-se incompleta por ler íallecido o Sr. Derramado, e faltou o Sr. Visconde de Azevedo, nomeados pela 2.* o 5.a Secção, por isso peç«> a V. Ex." que quando houver Secções, tonha A bondade de indicar á* mesmas a nomeação de dois Membro» pura a Commissão Eleitoral.

O Sr. Gcremias Mascaren/ias: — Tinha pedido a palavra a V. Ex.a hontem, quando esta vá .presente o Sr. Ministro da Marinha, porque cançado de dirigir Notas de Interpellação queria fazer reco m-mcndciçòes a S. Ex.a sobre vários objectos de interesse publico da província, que represento ; mas como S. Ex.a não está presente, pi'ço que me fique a palavrn reservada para outra occusião, em que o Sr. Ministro da Marinha esteja presente.

O Sr. Ferreira Castro: — Sr. Presidente, tem sido sempre costume d

PROPOSTA.. — Proponho que esta Camará dê urna gratificação a todos os Empregados subalternos das differentes classes pertencentes a esta Camará, ficando a sua distribuição ao livre arbítrio da Mesa, tornando em mais consideração os Empregados no ser-viço da Sala.— Ferreira de Castro,

O Sr. Presidente: — Se a Camará upprovar a Proposta, pela minha parte não a posso ucccitar; não posso fazer a graduação das gratificações, e por isso poço ser dispensado de executar a Proposta nesta parte. Antes de tudo vou consultar a Camará sobre se a declara urgente, para entrar em discussão.

Foi declarada urgente.

O Sr Arrobas: — Conslando-me que nas gratificações antecedentes não tem sido contemplados todos os Empregados da Repartição Tachygrafica, e sendo certo que dos Empregados da Casa são elles os que leni tuais trabalho, porque saem da Camará para irem trabalhar para casa quasi sempre até depois da meia noite, em quanto que os outros terminam as suas funcçòes acabada a Sessão; por isso mando para a Mesa o seguinte

ADLMTUJENTO. — Proponho que esta gratificação se estenda lambem a todos os Empregados da Repartição Tachygrafica. — Arrobas.

Foi admitlido.