O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1977

ninguem fallou sobre a materia, e agora quer-se que esta se julgue discutida!

Pergunto a v. ex.ª se a camara pode votar sobre uma proposta que ainda não foi admittida por falta de numero? É isto que eu pergunto a v. ex.ª

O sr. Presidente: — Ha sobre a mesa duas propostas, uma do sr. Pinto de Araujo e outra do sr. Ayres de Gouveia. Vou consultar novamente a camara para ver se as admitte. Primeiro vae ler-se a do sr. Pinto de Araujo (leu-se).

Os senhores que a admittem queiram levantar se. Não houve vencimento.

Leu-se a ultima redacção do projecto n.° 64 que foi approvada, e o projecto remettido para a outra camara.

O sr. Pinto de Araujo: — Peço a v. ex.ª que me queira dizer quantos srs. deputados estão dentro da sala.

O sr. Secretario (Miguel Osorio): — Na sala ha 50 srs. deputados.

O sr. Pinto de Araujo: — Então não ha numero.

O sr. Sant'Anna e Vasconcellos: — Na camara dos dignos pares ha alguns srs. deputados, queira V. ex.ª manda-los chamar.

O sr. Secretario (Miguel Osorio): — Vou dar conta da ultima redacção do projecto n.° 135 sobre tabellas judiciaes. A proposta do sr. Quaresma foi redigida do seguinte modo (leu).

O sr. Quaresma: — Concordo com a redacção dada pela commissão quanto á primeira parte da minha proposta, mas não assim quanto á segunda parte. Eu tinha escripto dois kilometros e meio e não meia legua como a commissão propõe. Eu já de proposito tinha posto dois kilometros e meio para evitar certas duvidas, e para que se não dê logar a abusos, e não posso deixar de insistir pelas palavras que escrevi na minha proposta.

O sr. Costa e Silva: — Quero ponderar ao illustre deputado, por parte da commissão de redacção, que a sua proposta da maneira como se acha redigida tem inconvenientes, por isso que ella desharmonisa das disposições da tabella, porque em todas se conta como legua.

O sr. Quaresma: — Peço licença para dizer que não conta, porque ha artigos em que se contam as distancias por kilometros.

O Orador: — N'esse caso não tenho duvida em que se procure verificar, e se assim for, a commissão não terá duvida em que a redacção se emende.

O sr. Presidente: — Como não ha numero na sala, levanto a sessão; a ordem do dia para ámanhã é a mesma que vinha para hoje, e mais o projecto n.° 161.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e tres quartos da tarde.