O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2454 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

vo, as maravilhas da civilisação indiana, se queremos ter o direito de recordar esses feitos sem corar de vergonha pela sua confrontação com a vitalidade colonial portugueza na actualidade, arredemos para longe e para sempre esse acanhado systema que por tão largo espaço de tempo dominou quasi que exclusivamente a politica ultramarina, systema á face do qual a colonia definhava pelo exagero dos direitos protectores e das taxas differenciaes, pela completa incuria na educação das raças selvagens, pela falta de garantias para os colonos ou para as suas propriedades, pela difficuldade com que os capitães acudiam á exploração ultramarina, e que transformava a colonia em armazem de escravos e o colono em negreiro! (Vozes: - Muito bem.- Applausos repetidos.)
E nós que tanto luctámos para libertar o servo preto, curemos agora de libertar definitivamente o nosso espirito de taes principios e doutrinas, dos quaes somos ainda escravos pela influencia dos habitos profundamente enraizados, e procuremos demonstrar ao mundo que uma nação pequena póde engrandecer-se pelo exercicio dos bons processos de administração. (Muitos apoiados.)
Assim se evidenciará o verdadeiro patriotismo, o que vae buscar ao passado, não gloria por actos que gerações mortas ha seculos praticaram, mas estimulo para as egualar ou porventura vencer no labutar incessante da civilisação nacional! (Vozes: - Muito bem.)
E que ao lembrarmo-nos de que Diogo Cão, ha mais de quatrocentos annos, descobriu a embocadura do Congo, possamos acrescentar com justiça: se elle descobriu o grande rio para a geographia, nós aproveitamol-o como superior proveito e honra para Portugal.
Tenho concluido.
Vozes: - Muito bem, muito bem.
(O orador foi comprimentado por toda a camara e pelos ministros presentes.)

Redactor. = S. Rego.