O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 15 DE JUNHO DE 1888

Presidencia do exmo. sr. Francisco de Barros Coelho e Campos (vice-presidente)

Secretarios os exmos. srs.

Francisco José Machado
Joaquim Simões Ferreira

SUMMARIO

Não ha correspondencia. - O sr. ministro dos negocios estrangeiros participa á camara o fallecimento do soberano imperial da Allemanha, Frederico III, acontecimento quo trouxe mais uma vez o luto a uma grande nação, provocando demonstrações de sympathia da parte de todos os outros povos, que mais ou menos estão relacionados com o povo allemão. Faz o elogio do fallecido, e acreditando que esta noticia seria recebida pela camara com verdadeiro sentimento, julga que tanto o sr. presidente como toda a camara não deixariam de consignar na acta a expressão de pesar com que todos viam desapparecer tão cedo da scena politica um vulto por tantos titulos respeitavel. - O sr. presidente disse que suppunha interpretar os sentimentos da camara, propondo que se levante a sessão em testemunho de sentimento pelo fallecimento de Sua Magestade o Imperador da Allemanha. (Apoiados geraes.) Em vista da manifestação da camará, declara a sessão levantada.

Abertura da sessão - Ás novo horas o um quarto da noite.

Presentes á chamada os srs. deputados. São os seguintes: - Albano de Mello, Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Alfredo Brandão, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Antonio Villaça, Pereira Borges, Guimarães Pedrosa, Tavares Crespo, Mazziotti, Jalles, Pereira Carrilho. Simões dos Reis, Hintze Ribeiro, Augusto Pimentel, Santos Crespo, Augusto Fuschini, Miranda Montenegro, Augusto Ribeiro, Eduardo José Coelho, Feliciano Teixeira, Mattoso Santos, Freitas Branco, Almeida e Brito, Francisco de Barros, Castro Monteiro, Francisco Machado, Francisco Ravasco, Lucena o Faro, Soares de Moura, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Pires Villar, Franco de Castello Branco, João Arroyo, Vieira de Castro, Silva Cordeiro, Joaquim da Veiga, Simões Ferreira, Alves de Moura, Avellar Machado, Ferreira Galvão, Barbosa Colen, José Castello Branco, Ferreira de Almeida, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Ruivo Godinho, Elias Garcia Vasconcellos Gusmão, José Maria de Andrade, José Maria dos Santos, José de Saldanha (D.), Simões Dias, Santos Moreira, Santos Reis, Júlio Graça, Julio Pires, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Vieira Lisboa, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Manuel d'Assumpção, Manuel José Correia, Pinheiro Chagas, Marcai Pacheco, Marianno de Carvalho, Marianno Prosado, Martinho Tenreiro, Matheus do Azevedo, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Pedro de Lencastre (D.), Pedro Victor, Sebastião Nobrega, Dantas Baracho, Vicente Monteiro, Estrella Braga, Visconde de Silves e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Antonio Castello Branco, Antonio Centeno, Barão de Combarjúa, Eduardo Abreu, Fernandes Vaz, Gabriel Ramires, Sá Nogueira, João Pina, Souto Rodrigues, Rodrigues dos Santos, Sousa Machado, Jorge de Mello (D.), Figueiredo Mascarenhas e Luiz José Dias.

Não compareceram á sessão os srs.: - Mendes da Silva, Campos Valdez, Antonio Candido, Oliveira Pacheco, Ribeiro Ferreira, Antonio Ennes, Gomes Neto, Moraes Sarmento, Antonio Maria de Carvalho, Fontes Ganhado, Barros e Sá, Victor dos Santos, Bernardo Machado, Lobo d'Avila, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Conde de Villa Real, Elvino de Brito, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Góes Pinto, Madeira Pinto, Estevão de Oliveira, Fernando Coutinho (D.), Firmino Lopes, Francisco Beirão, Francisco Mattoso, Francisco de Medeiros, Severino de Avellar, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Candido da Silva, Baima de Bastos, Cardoso Valente, Izidro dos Reis, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Menezes Parreira, Teixeira de Vasconcellos, Alfredo Ribeiro, Correia Leal, Alves Matheus, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Oliveira Martins, Jorge O'Neill, Amorim Novaes, Pereira de Matos, Abreu Castello Branco, Laranjo, Pereira dos Santos, Guilherme Pacheco, José de Napoles, Ferreira Freire, Alpoim, Barbosa de Magalhães, Oliveira Matos, Rodrigues de Carvalho, Pinto Mascarenhas, Abreu e Sousa, Mancellos Ferraz, Manuel Espregueira, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Miguel da Silveira, Visconde de Monsaraz, Visconde da Torre e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

Não houve correspondencia. *

O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros (Barros Gomes): - Sr. presidente, mais uma vez a morte veiu pairar sobre a casa imperial da Allemanha, trazendo o luto a uma grande nação e provocando demonstrações de sympathia a todos os outros povos que mais ou menos estão relacionados com o povo allemão.

O soberano imperial Frederico III expirou.

Era um nobre espirito, um caracter levantado, um animo altamente liberal, altamente esclarecido, e que de certo teria tido um reinado, que continuaria as gloriosas tradições da sua casa, se a morte que desde muito lhe minava a existencia, não viesse pôr termo rapido aos curtos mezes de reinado, em que elle póde ainda conservar-se á frente do povo allemão.

De certo que esta noticia será recebida por esta camara, como por todo o paiz, com verdadeiro sentimento; e v. exa. não quererá; assim como toda a camara, que se deixe de consignar na acta a expressão de pezar, com que vimos desapparecer tão cedo da scena politica um vulto por tantos motivos respeitavel. (Muitos apoiados.)

O sr. Presidente: - Creio que interpreto os sentimentos da camara, propondo que se levante a sessão, em testemunho de sentimento, pelo fallecimento de Sua Magestade o Imperador da Allemanha. (Muitos apoiados.)

Em vista da manifestação da camara, está levantada a sessão, sendo a ordem do dia para amanhã a mesma que estava dada para hoje.

Eram nove horas e meia da noite.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.

117