O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 838 )

official militar destacado n'uma aldeã, n'uma pequena povoação, ha de achar facilmente quem lhe tome os bilhetes que receber cm pagamento? Qual será a angustia de que elle se verá possuído quando não tiver meio algum de realizar os seus vencimentos !

Quanto ao systema mixto , de pagar cora bilhe-Ihes, e negociar outra porção d'elles, direi que é impossível. Se e difficilssimo haver uma associação que tome os 1400 contos de bilhetes, será, de certo, impossível que haja alguma que tome certa porção destes bilhetes sem tomar o resto. Se fosse uma associação , que tomasse todos os bilhetes, então ainda poderia sustentar-lhes um certo preço ; e teria a rertcsa de que alguém os compraria por esse preço; mas desde que os bilhetes viessem ao mercado, d'um lado pelas mãos de todos os servidores do Estado que os recebessem em pagamento; ed*outro lado pela associação que tivesse tomado os restantes, vê-se bem qual seria a depreciação a que chegariam. A associação não quereria, de maneira nenhuma tomar uma porção dos bilhetes, na cer-tesa de que a outra porção havia de ser trazida ao mercado pela miséria e pela fome.

Então concluo que a emissão dos bilhetes, só em pagamento, não pôde ser porque não pôde exceder a 60 contos por mez : a emi«são por meio de uma negociação com uma única associação , tem dificuldades invencíveis: a emissão mixta é impos-.sivel absolutamente, porque, comedisse, ninguém quereria concorrer no mercado com os portadores de bilhetes, que os venderiam instados pela necessidade. Então, como é que se ha de fazer esta emissão 1 não vejo modo de a realisar ?

E que valor poderão ter no mercado os bilhetes de que se tracta? Disse, um Sr. Deputado, que um ensaio feliz se havia feito, e lembrou os trezentos contos de bilhetes admissiveis nas Alfândegas, que o Banco se comprometleu a tomar a 96 por cento. Antes desta emissão dos trezentos contos de bilhetes, já se havia feito outra emissão as operações mixtas deram em resultado grandes sommas de bilhetes admissíveis nas Alfândegas ; e estes bilhetes, que eram pelas ultimas operações admissiveis, desde logo, nas Alfândegas, e que não podiam ter uma garantia mais segura, chegaram a valer somente 60 e tantos por cento! E porque succedeu isto? Porque havia uma concorrência numerosa de pessoas, que os offereciam no mercado só por estas offertas repetidas teve logar a sua grande depreciação. Os bilhetes da Carta de Lei de 16 de Setembro de 1837 foram tomados pelo Banco a 96, e depois a 98. Mas creio que todos os Senhores presentes, especialmente os que foram Membros do Congresso Constituinte se recordarão dos motivos, que f orçaram o Banco a esta operação, que não podia deixar de ser-lhe summamente onerosa e vexatória; por quanto é obvio que desde, que ha obrigação de tomar 300 contos de bilhetes quando elles se apresentarem , é necessário ter ao canto da caixa 300 contos de reis em dinheiro des-ponivel ; e então ainda que o capital, que effecli-vamente ^e empregasse na operação fosse muito pequeno <_.-m que='que' estavam='estavam' aos='aos' alli='alli' duma='duma' operação='operação' apresentados='apresentados' para='para' desse='desse' correspondente='correspondente' era='era' um='um' podiam='podiam' bilhe-='bilhe-' separados='separados' lucro='lucro' _300='_300' ser='ser' a='a' necessário='necessário' os='os' resultado='resultado' em='em' contos='contos' relação='relação' p='p' estes='estes' bilhetes='bilhetes' esses='esses' outrahora.='outrahora.' todos='todos' porque='porque'>

tes andaram em um fluxo e refluxo do Banco para a Alfândega, da Alfândega para o Governo, para o Banco, etc., d'esta circumstancia, e da outra de serem amortisaveis dentro d'um prazo determinado, resultou o seu maior valor; mas, Senhores, tracian-do-se agora de 1:400 contos de bilhetes, poderá o Banco — poderá alguma associação obrigar-se a ter mil e quatro contos de reis despomveis , por isso que 1:400 contos de bilhetes lhe podem ser apresentados?!.. Creio que não, creio que ninguém asseverará, que é possível existir essa associação. Dir-se-ha por ventura — que não sechegarâo a ajuntar 1:400 contos— talvez não chegue a ajuntar-se toda esta somma; mas convém fazer uma reflexão a este respeito: desgraçadamente já posso ser tido pov propheta, porque sustentei aqui que era impossível começar a cobrança da decima com aquella brevidade com que se afirmava, que havia de começar, e hoje o Governo, e creio que todos noa estamos convencidos de que antes de Novembro não ha dinheiro da decima; e então se não houver dinheiro da decima antes de Novembro, se só cm Novembro alguns bilhetes poderão começar a entrar no pagamento da decima, e se só pouquíssimos destes bilhetes poderão entrar em outros pagamentos, creio que não ha de ser muito grande a reducção, que ha de haver na bomma das 1:400 contos. A emissão faz-se, sim, parcialmente — pôde fazer-se a razão de duzentos contos por mez, mas em 7 mezes está feita emissão, e pouco antes desses 7 iflezes e que poderão começar a entrar os bilhetes nos Cofres das Contadorias de Fazenda ; não seja com tudo a somma de 1:400 contos d»; bilhetes a maior, que poderia existir no mercado — ao menos 1:000 ou 1:200 contos, creio que infalivelmente haviam de chegar a existir juntos; e haverá urna associação, que tenha dinheiro para tomar estes 1:000 ou 1:200 contos de bilhetes, que todos se podem apresentar? Creio que essa associação c impossível.

Não pôde tranquilisar-me portanto a idea de que os bilhetes podem ter um preço certo no mercado; c se por \entura me capacitasse de que tal medida jjock-ria levar-se a effeito, desde já declaro que subs-cieveria á opinião do Sr. Midosi com preferencia a qualquer outra; se por ventura se provar que estes bilhetes podem ter um preço certo no mercado, não hesito; mas tenho para mim que isso não e possível, e creio que ninguém se aventurará a tomar sobre si a responsabilidade pela existência d'um tal meio.

Também houve uma emissão de 500 contos chamados Escchequer Bílis—[uma vós — cheques biles) — chequcx-vis se lhe chamou em Portugal, masestes taes cheques-vis eram somente 500 contos, e eram admissíveis em todos os pagamentos que se faziam cm todas as contadorias de fazenda: calculavam-se as dividas em que poderiam entrar esses papeis cm uns poucos de milhares de contos; e apesar de tudo chegaram a 60 por cento de valor: além disto a=se-gurava-se o pagamento desses bilhetes nopraso d'iim nnno ; e se tiào obstante todas estas garantias os bilhetes chegaram a ter um tal valor, que valor terão entàn os 1$400 rontos! Se desgraçadamente a ide'a for rtdmiltida. a amarga experiência o mostrará!...