O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 19 DE JUNHO DE 1885

Presidencia do exmo. sr. Luiz Adriano de Magalhães e Menezes de Lencastre

Secretarios- os exmos. Srs.

Francisco Augusto Florido de Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Não houve expediente. - Approvada a acta, entrou-se na ordem da noite, que é a continuação da discussão dos titulos X, XI, XII, XIII e XIV do projecto de lei n.° 109 (reforma do municipio de Lisboa). - Occupa a tribuna o sr. Elias Garcia, concluindo por apresentar propostas com referencia aos titulos em discussão e pedindo para appresentar outras, que dizem respeito ao titulo VII já approvado. - Foi-lhe concedido. - Segue-se o sr. Fuschini (relator), pedindo, tendo dado meia noite, para ficar com a palavra reservada para a sessão seguinte. - Admittem-se n'esta sessão as propostas que os srs. Silveira da Motta e Dias Ferreira tinham apresentado na sessão antecedente.

Abertura - Ás novo horas e um quarto da noite.

Presentes á chamada - 57 srs. deputados.

São os seguintes: - Adriano Cavalheiro, Lopes Vieira, Agostinho Lucio, A. da Rocha Peixoto, Torres Carneiro; Sousa e Silva, A. J. d'Avila, Lopes Navarro, Carrilho, Santos Viegas, Sousa Pavão, Pinto de Magalhães, Augusto Barjona de Freitas, Ferreira de Mesquita, Fuschini, Pereira Leite, Neves Carneiro, Sanches de Castro, Elvino de Brito, Sousa Pinto Basto, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Firmino Lopes, Mouta e Vasconcellos, Wanzeller, Guilherme de Abreu, Silveira da Motta, Costa Pinto, Baima de Bastos, Franco Castello Branco, Souto Rodrigues, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Ferrão de Castello Branco, Sousa Machado, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Simões Ferreira, Azevedo Castello Branco, Dias Ferreira, Elias Garcia, Figueiredo Mascarenhas, Oliveira Peixoto, J. M. dos Santos, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Luiz de Lencastre, Luiz Ferreira, Correia de Oliveira, M. J. Vieira, Marçal Pacheco, Guimarães Camões, Miguel Dantas, Santos Diniz, Rodrigo Pequito, Sebastião Centeno e Visconde de Reguengos Borges, Simões Dias, Pinto de Mascarenhas, Lourenço Malheiro, Luciano Cordeiro, Bivar, Reis Torgal, Luiz Dias, Luiz Jardim, Luiz Osorio, M. da Rocha Peixoto, Manuel de Medeiros, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Mariano de Carvalho, Martinho Montenegro, Miguel Tudella, Pedro de Carvalho, Pedro Correia, Gonçalves de Freitas, Pedro Roberto, Pereira Bastos, Vicente Pinheiro, Visconde de Alentem, Visconde de Ariz, Visconde de Balsemão, Visconde das Laranjeiras, Visconde do Rio Sado, Wenceslau de Lima e Consiglieri Pedroso.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

ORDEM DA NOITE

Continua a discussão dos titulos X, XI, XII, XIII e XIV do projecto de lei n.° 109 (reforma administrativa do municipio de Lisboa)

O sr. Elias Garcia:- Começo por mandar para a mesa as alterações que eu propuz ao capitulo III do titulo VII, e ao capitulo V do mesmo titulo, que a camara permittiu que enviasse depois de encerrar o debate, e ainda não tinha remettido.
Sr. presidente, estão em discussão diversos titulos, mas nós hontem assistimos aqui, quer por parte do sr. ministro do reino, quer por parte do illustre orador que antecedeu ao sr. ministro do reino, a um debate, que em verdade não estava comprehendido nos titulos sujeitos á discussão. Eu não desejava referir-me ao assumpto de que tratou o sr. Dias Ferreira no seu discurso, e a que até certo ponto respondeu o sr. ministro do reino, se a altura em que vae o debate, não me forçasse a dizer algumas palavras, com respeito ao que ouvimos ao sr. Dias Ferreira e ao sr. ministro do reino, e posto que o assumpto não esteja em discussão, está elle muito ligado com o que vamos tratar, e porque se permittiu que sobre elle falhassem os dois ultimos oradores, parece-me que tambem me será permittido fallar sobre elle. Estava sentindo não ver presente o sr. Dias Ferreira: alegro-me, porém, agora, por ver s. exa. presente, porque d'este forma posso fallar mais desafogadamente.
Permitta-me a camara que abra um parenthesis para dizer algumas cousas, com respeito às considerações que occuparam a attenção da camara na sessão de hontem.
Escusado é dizer que eu, assim como o sr. ministro do reino disse, tenho a maior consideração pelo illustre deputado o sr. Dias Ferreira, que eu igualmente estou habituado a admirar a sua palavra, e, em muitas circumstancias, a reconhecer a rasão e o fundamento das suas observações.
Eu já conheço s. exa. ha muito tempo. Na primeira occasião que deparei com s. exa. nos debates parlamentares, apesar de adversario de s. exa., reconheci os seus meritos, que mais tarde se affirmaram de uma maneira notavel. Refiro-me á defeza que s. exa. tomou do celebrado contrato de 14 de outubro.
Desde então tenho sempre seguido a vida publica de s. exa. e tenho observado grande numero de vezes, que s. exa. tem por objectivo affirmar opiniões liberaes, e ainda no começo do seu discurso, como já aqui se repeliu, o illus-

118