O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 8

SESSÃO DE 12 DE NOVEMBRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Vidal, A. J. d'Avila, Pinto de Albuquerque, Telles de Vasconcellos, Xavier da Silva, conde de Rio Maior (Antonio), Garcia Peres, Silva Cunha, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Rebello Cabral, Moraes Carneiro, Maia, José Estevão, Frazão, Sebastião de Carvalho e Thomás de Carvalho.

Não compareceram — os sr. Alexandre de S. Thomás, Braamcamp, Castro e Abreu, Heredia, Dias de Azevedo, Emilio Brandão, Gouveia Osorio, Barros e Sá, Lousada, Seabra, Pequito, Rodrigues Sampaio, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Pinto Carneiro, barão das Lages, barão da Torre, Garcez, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Custodio de Faria, Palha, Faustino da Gama, Bivar, Barroso, Francisco Guedes, Alves Vicente, Costa Lobo, Gavicho, Pulido, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Pereira e Carvalho, Guilhermino de Barros, Sant’Anna e Vasconcellos, J. J. de Mello, Cabral de Barros, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Almeida Pessanha, Simas, Judice Samora, Alvares de Oliveira, Barbosa da Silva, Infante Pessanha, Sousa Pinto Basto, Luz, Silveira e Menezes, Oliveira Baptista, Pinto Soares, Mendes Leal Junior, Julião de Sampaio, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Menezes e Vasconcellos, Rebello da Silva, Luiz de Castro, Freitas Branco, Browne, Tenreiro, Almeida Junior, Julio Guerra, Paes de Figueiredo, Maximiano Osorio, Pinto Martins, Balthasar de Campos, Campilho, Pitta, Nogueira Soares, visconde da Carreira (Luiz) e visconde de Porto Covo de Bandeira.

Abertura — á uma hora da tarde.

Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.º — Do sr. J. Julio Guerra, participando que por motivos justificados não lhe tem sido possivel assistir ás primeiras sessões da camara.

A camara ficou inteirada.

2.° — Do sr. Julio Augusto Ferreira, participando que, exigindo uma grave calamidade domestica, que por ora continue a residir em Paris, por isso não póde por em quanto comparecer na camara.

A camara ficou inteirada.

3.º — Do ministerio do reino, acompanhando cento e cincoenta exemplares de cada collecção das consultas, com referencia aos annos de 1857 e 1858, que as juntas geraes dos districtos administrativos do reino e ilhas dirigiram áquelle ministerio; e bem assim igual numero de exemplares dos relatorios sobre a administração geral dos referidos districtos, enviados pelos governadores civis, com referencia ao anno de 1857, achando-se já na imprensa os do anno seguinte.

Mandaram-se distribuir.

4.º — Do ministerio do reino, accusando o officio d'esta camara, em que se lhe participou a constituição definitiva da mesma.

A camara ficou inteirada.

5.º — Do ministerio da guerra, no mesmo sentido que o antecedente.

A camara ficou inteirada.

6.º — Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do cirurgião Antonio Pedro Braz e Lima, pedindo uma pensão.

Foi remettido á commissão de fazenda.

7.º — Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do barão da Portella, queixando-se de preterição.

Foi remettido á commissão de guerra.

8.º — Do ministerio das obras publicas, acompanhando cento e vinte exemplares das contas da gerencia do ministerio das obras publicas, relativa a primeira ao anno de 1856 a 1857, e a segunda ao anno de 1854 a 1855.

Mandaram-se distribuir.

9.° — Do ministerio da fazenda, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, a represenlação em que a camara municipal de Moura pede a concessão do edificio arruinado do extincto convenio de S. Francisco da mesma villa.

Foi remettido á commissão de fazenda.

REPRESENTAÇÃO

Da direcção do theatro do Gymnasio dramatico, pedindo que se lhe vote um subsidio de 2:000$000.

Foi remettido á commissão de fazenda.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTOS

1.° — Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, seja remettida, com urgencia, a esta camara uma nota exacta