O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 20 DE JUNHO DE 1885 2493

"se attendermos, porem, ao incremento da população d Lisboa desde 1878, incremento, que não podemos fixar rigorosamente embora, mas que é accusado pelo crescimento das receitas do imposto de consumo; se por outro lado considerarmos que na zona annexada existem as melhores quintas e as povoações para as quaes a populaça mais rica de Lisboa sae nos mezes da primavera e do e: tio, sendo corto que o povo nos dias santificados procura nos campos circumvizinhos distracções e festas, não ser exagerado, certamente, basear os calculos da população sujeita ao imposto do consumo em 280:000 habitantes."
Foi contra estes raciocinios que s. exa. o sr. Pequito s insurgiu; cobrindo-me às vezes de finos epigrammas, temendo outras que eu compromettesse os meus creditos de mathematico, e rindo-se desapiedadamente d'aquella lembrança dos cidadãos das quintas, que comiam por dois.
Ora sr. presidente, vamos então desenvolver os calculos
Todos sabem que os censos da população estão sujeite a varias causas de erro, que principalmente se manifestar nas zonas de população pouco condensada.
Os erros do censo de 1878 manifestaram se necessariamente com maior intensidade na zona limitrophe, do que na cidade propriamente dita, disso eu, e para o demonstra basta expor á camara um simples raciocinio.
Sabe-se que temos escolhido para epocha do censo o dia 31 de dezembro, dia pessimo em todos os sentidos, e que tem a peior qualidade em ser de inverno.
N'esse dia ou nos seguintes, mas rapidamente, todas listas distribuidas pelos domicilios devem ser recolhidas.
Ora aos collectores de listas pagavam-se apenas 5 réis por cada uma; é manifesto que na cidade, em que muitas familias habitam o mesmo predio, vale a pena faze este trabalho, mas nos sitios onde a população está muito disseminada para ganhar quantia igual será indispensavel percorrer kilometros para cobrar as listas, debaixo da chuva do inverno, e sob a agradável temperatura de um dia de dezembro.
Estas rasões só por si demonstram, o que aliás é sabido, a importancia superior dos erros do censo para as povoações menos condensadas.
Se o censo de 1878 nos dava 44:000 habitantes para a zona annexada, tendo em vista por um lado os erros do censo e por outro o crescimento natural da população, sempre mais rápido nas zonas limitrophes das grandes cidades, não duvidei de suppor em 1885 de 60:000 almas.
Vejamos agora a emigração dos ricos durante os mezes de verão, a que dei importancia, e que motivou quasi a hilaridade dos srs. Dias Ferreira e Pequito.
É conhecido o facto que se dá em Lisboa, como em regra nas grandes capitães, das classes ricas, principalmente as industriaes e commerciaes, procurarem nos arredores da cidade vivendas de estio, que, participando do campo, são assas próximas para diariamente poderem cumprir os seus misteres.
É numerosa esta emigração e sobretudo importante, porque são as classes ricas, que mais consomem. Ora não se pagando o imposto do consumo senão em Lisboa é claro, salvo melhor opinião dos srs. Pequito e Dias Ferreira, que os que saem para fora o não pagam.
Poder-se-ha porventura calcular esta emigração? Rigorosamente não, mas existe e é importante em numero e em qualidade.
Como sou um pobre mathematico e apenas sei o que os algarismos provam, não tendo a educação casuistica e dialectica, que faz com que se discutam dados positivos com sorrisos ironicos e phrases graciosas, para provar a s. exas. a verdade da minha asserção, vou mostrar-lhes esta emigração annual das classes ricas de Lisboa para as cercanias da capital, accufada por um indicador infallivel e quasi determinada no seu valor numerico.
No seguinte mappa estão compendiados os direitos de consumo cobrados por mezes, na respectiva alfândega, no triennio de 1882 a 1884:

Annos

1882:

Janeiro....
Fevereiro....
Março....
Abril....
Maio...
Junho....
Julho....
Agosto....
Setembro....
Outubro....
Novembro....
Dezembro....

1883:

Janeiro....
Fevereiro....
Março....
Abril....
Maio....
Junho....
Agosto....
Setembro....
Outubro....
Novembro....
Dezembro....

1884:

Janeiro....
Fevereiro....
Março....
Abril....
Maio....
Junho....
Julho....
Agosto....
Setembro....
Novembro....
Dezembro....