O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 393 )

seus dividendos? Ella actualmente está pagando 10 por cento; e o nobte Deputado quando quiz que os Pescadores pagassem Decima Industrial, quiz que a Companhia pagasse 10 por cento d'e quantia certa e determinada de seos lucros. Ora quem não sabe que as Companhias de Pescarias sustentam milhares de Pescadores, porque os empregam nos seus Barcos, na factura das redes, etc. t Por consequência ellas não devem pagar mais do que os Pescadores pagarem, pois as Companhias são pescadores que desenvolvem a industria em ponto grande, e põem em circulação grandes capitães.

Sr. Presidente, a'Camará está cançada, a hora deu, por isso não direi agora mais; a discussão ha-de continuar, e eu ainda tenho muitas razões de re<_-serva palavra='palavra' que='que' pedir='pedir' de='de' a='a' e='e' poder='poder' hei='hei' quando='quando' n='n' p='p' caber='caber' julgar='julgar' se='se' oppoitunarnente='oppoitunarnente' apresentarei='apresentarei'>

O Sr. Ottolini: — Peço a V. Ex.*, que convide o Sr. Ministro da Marinha para amanhã dar esclarecimentos a respeito de um facto, praticado hontetn , de ter o navio Gloria içado a Bandeira Hespanhola.

O Sr. Ministro da Marinho:; ~— Talvez com uma simples resposta satisfarei o Sr. Deputado^ e então se a Cnmara quer que o Sr. Deputado faça agora a sua Interpellaçào. .

A Camnra decidi» affirmativnmente.

O Sr. OltoHni:-^—Sr. Presidente, ha um anno qu,e eu fiz urjia I nterpeliação ao Governo, porque elle linha f «Mio doação do navio Gloria, adjudicado á Fazenda Nacional, por uma Sentença do Poder Judicia! em Moçambique. O Governo não respondeu á fnlerpeUação, que então fiz, em que eu asseverei fartos contrários aos que eíle tinha apresentado ao Parlamento, dizendo que viriam os esclarecimentos á Camará. Um onno e decorrido, e >sst?s esclarecimentos não vieram. Instei de novo ha um mez, e ainda não vieram. Agora consta-me qne o navio ~ Gloria , propriedade Portugueza , e hoje-navio de guerra Hespanhol , e arvorou Bandeira Hesponhola hontem , com 21 tiros. Desejo pois saber o motivo, porque uin navio Portuguez

se transformou em navio Hespartholj e porque íno^ tivo, lendra o Governo diclo que este negocio estava effecto ao Poder Judicial , agora foi decidido pelo Governo sem a decisão dos Tribunaes.

O Sr. Ministro da Marinha : •>-— Parece-ine que este negocio não tomará muito tempo á Camará; porque o Sr. Deputado quererá talvez consentir em adiar esta questão. (O Sr. Ottolini:—- Está adiada ha um anno). Não sei o que está adiado ha um anno: sei que o Sr. Deputado disse —<_- apparecessem='apparecessem' época='época' de='de' objecto='objecto' anno='anno' poderá='poderá' governo='governo' involvido='involvido' apresentar='apresentar' trartava='trartava' reconhecer='reconhecer' tal='tal' pediu='pediu' em='em' negocio='negocio' stí='stí' esse='esse' _-quando='_-quando' este='este' deste='deste' sr4='sr4' pedira='pedira' chegou='chegou' esses='esses' matéria='matéria' parece-me='parece-me' que='que' quaes='quaes' incre-pado='incre-pado' estava-se='estava-se' documentos='documentos' se='se' para='para' docurneritosí='docurneritosí' era='era' relativos='relativos' tra-ctando='tra-ctando' não='não' mas='mas' _='_' ser='ser' a='a' pelos='pelos' mez='mez' os='os' e='e' maneira='maneira' porém='porém' i='i' diplomaticamente='diplomaticamente' m='m' deputado='deputado' o='o' p='p' urn='urn' satisfaça='satisfaça' possível='possível' ha='ha' todos='todos' governo.='governo.'>

O Sr. Oltolini: — Bem , estou satisfeito; e então peço qne n'um prnxo curto venham esses esclarecimentos , 8 dias por exemplo; s>e não fecha-se a Camará 4 e fica o negocio porá o anno.

O Sr» Silva 'Sanch.es:—Peço. a V. BxEa , que participe aos Srs. Ministros da Marinha e Estrangeiros, que tenho de os interpel.lar sobre o mesmo objecto, com, a maior urgência possível.

O Sr. Presidente: —Os Srs. Ministros estão presentes, e ficarn avisados,

O Sr. José Kstevão:— Também desejo inlerpel-lar o Governo sobre o mesmo assumpto.

O Sr. Silva Cnbral: — Eu também perténdo in-terpellar o Sr. Ministro da Marinha sobre o mesmo objerlo,

O Sr. Presidente : —*• A Ordem do Dia para amanhã continua' a mesma. Está levantada a Sessão, —- Eram cinco horas,e meia da tarde.

O REDACTOR IPÍTERINO>

FRANCISCO X.SSSA.

N." 23.

Cessão òt 27 to JHaiu

1843.

Presidência do Sr. Gorjâo H enriques.

hámada—Presentes 72 Srs. Deputado». Abcriura—Aos' trrs quartos de hora depois do meio dia.

Acta — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA. .

Um Ofjicio : — t) o Ministério da Fazenda, com o qual rrwptte os últimos documentos, relativos ás alterações que tem soffrido a Paula das Alf-adegás. — Para a Secretaria.

Tombem se mencionou na Mesa o seguinte.

Uma Representação: — Apresentada peio Sr, Alves Martins, em que os Egressos de differentes Corporações Religiosas do Districto d'Evora, pedem remédio ao mal que os.opprime. —/f' Còmmissão de Fozenda.

Outra: —Apresentada pelo Sr. Silva Cabral» ern VOL. 5.°—Muo—-í843.

que os Cidadãos, e Proprietário* do Concelho de S. João de Hei, pedem ser unido» ao Concelho da Povoa de Larihoso. — Ao Governo,

Outra:—> Apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, em que a Caina.ra Municipal da Povo.i de Lanhoso rcq'uer que lhe sejam \midos aJguns Concelhos que menciona. ~~ A& Governo*

Leu se logfl o Parecer da Commissão de Guerra sobre o Requerimento em aue O. Rita Amaliã Re-hélio de Brito Azevedo, viuva, de. Manoel Maria de Oliveira /faettedo, Capitão, de Infantcria n * 19 pretende auelhe seja concedido n beneficio da Lei de 19 de. Janeiro de 1827. —-«Parece á Commis-são que todos os papois relativos a e#ta pretençâo sejam dt:vol,vidos ao Governo, para que, otí; defira á supplicante, se o deferimento couber nas suas at-tribuiçòes, ou renove a Proposta "que já fez, «ê pen* tender necessário." .