O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 394 )

Teve seguncía leitura o Parecer da Commissâo dê Jídininistrtiçâo Publica, sobre as alterações feitas pela Camará dos Dignos Pares á Proposta n.° 69 , que teve origem neata Camarada respeito das CÉ>«> ftibuiçoes Municipaes. a •<_ com='com' que='que' a='a' _-foi='_-foi' approvàdo.='approvàdo.' e='e' adoptem='adoptem' real='real' parece='parece' p='p' ás='ás' se='se' ditas='ditas' t='t' alterações.='alterações.' ácortímissâo='ácortímissâo' elías='elías' j5eç='j5eç' sanccâo.='sanccâo.'>

O Sr. Xavier da Silva: — Sr. Presidente, mando para a Mesa uma Representação da Camará Municipal da Villa da. Ericeira , éin que pede qtwj áquelle Conci.liio não seja-extinelo , segundo a au-clorisação que o Governo tem hoje de extinguir qualquer Concelho menos importante. Na Representação diz-se que achando-se áquelle Concelho 800 fogos pela*, estatísticas de 1835, hoje conta elle m.il fogos; sendo'um logar de mais commercio do que ou tros Concelhos q«e foram attendidos na divisão de território. Esta .Camará decidiu que todos os trabalhos d'es.ta ordem fossem remetlidos .'O Governo, lio em tanto eu peço a V. Ex.d haja de ter a bondade de mandar fazer tal remessa com a bFCA/idude que Ibé for possível.

Mando também para a Mesa uma Representação da Junta de Parochia, e Irmandade do SS. Sacra"-rnento da Freguezia de S. Nicolao d'esta Cidade, pedífodo que o Governo seja .auctoiisado a poder 'coadjuvar a construcçào d'aquella Igreja, dando-lhe aVguma pedra que lhe sobeje do extiaclo Convento de S. Francisco. Eu espero que a iilustre Comum-são de Administração Publica dê um Parecer a este respeito, e quando nós fomos tão francos que fcuctorisámos o Governo para dar a pedra do Convento de S. Francisco da (.'idade, rim dos nossos JWunu-men tos. Históricos , para edificar.um Theatio, C^tou certo que não o havemos de ser menos para coadjuvar a construcçâo de uma t.greja Paioehial, como a dti S. Nicolao d'esta Cidade.

Foi remei tido com urgência á Commissâo de *4d-rninistraçâo Publica.

Q Sr. Gavião:—Sr. Presidente, eu desejava saber da Mesa , «w o Br. Ministro da .Fazenda já ti» nhã sido prevenido de que eu desejava interpeild-Io sobre o objecto que tnand«i pa-ra a. Mesa na -Sessão de -segunda feira.

PfÇj» que de novo se lhe "recmiímende, O Sr. Secretario Peixoto;—Far-se-ha outro Oí-ficio.

' O Sr. Pereira .de Mclio :—Sr-, Presidente, vou mandar para a Mesa duas Representações fio mes-isio sentido das que eu já a p r ««n lê i dos Cornmer-riantes d'esla Cidade'. Sào eilás,. urna dos Lavrado-

»es de Aivito, de Villa Nova de....., ,de Moura,

ife Vianna do A!ein-'SVjo, de Alcácer do S.d, e'ou-ira da Camará Municip.d da ('idade de Béj;i , e de toíais 55 Lavradores dos Concelhos d'aqueila Cida-~ de, pr-d:ndo a fevogaçào das providencius cpie creoo iio Terreiio Publico a chatD.tdu Casa da Postura , oã de Despacho para os géneros, Crreaes.

Evito de dizer mais alguma cousa a este respeito, e somente peço a V. ívx.* de a mandai dirigir á iíiustre Coinruiísâo de Agricultura, e Comrnercio, e; Aries, jecofiimendisndo lhe não só eiii useu nome; irias em nome dos - Deputados do Além-Tejo com quem vou d'acco;do que ívajauí de peAsar atíentu-inente n'este negocio, dando-lhe á mais séria consideração.

O Sr. Presidente: — Ha dese.r remettida áC^otri-

uiissão de Agricultura, e de Comrnercio e Artes.

O ST.'Silva Lopes:—Sr. Presidente, mando paia'a Mesa o Parecer da Com missão Especial dôCo-.digo Penal Militar sobre o mesmo Código, ao qual. fez algumas Emendas: e requciro que o Parecer seja impresso para ser destribuido.

O Sr. Barão de Leiria : — Sr. Presidente , mando para a Mesa um Parecer da Cormnissão de Gu>r-,ra, sobre' uuia íle}>resentação de alguns Ofíiciaes de Milícias. ".'.'' .

O Sr. l^. da Gama:—-S\\ Presidente, pfiço licença para rísandar para á Mesa um Requerimento de alguns Militares que serviram na Guerra Penin-sular, e que seguiram suas Bandeiras ate' á Conveh-VÂ-Ó d'Evoi;a-Monte, pedindo a paga dos seus serviços fite áquella e'poca ;x porque não reputam crime seguirem as suas Bandeiras, visto que na qualidade de Militares se viam a isso obrigados. Os Requerentes queixarrirse no seu Requerimento do abandono eai que se acham, e desta sua queixa apresentam fundamentos que são de muita forca. Eu espero que a illuàtre Comrnissão de Guerra os tomará na mais seria consideração.

O Sr. A. Dias de Azevedo: — Sr Presidente, mando para a Mesa uma Representação dos habitantes da Aldeã d'Eira's pertencente á Freguesia da Villa de Rei, que pedem ser aiinexados á Villa de Mação. ' . :

PRIMEIRA PARTE »A OIIDÍCM DO DIA. Continuação da discussão do ar L 1.° do Piojèclo " - • - N.°"79. ' -