O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 22 DE JUNHO DE JUNHO DE 1885 2545

172.000:000 francos, a de 1882, e a exportação n'aquelle anno foi ainda inferior á d'este em 49.000:000 francos.
Parece, pois á face d'estes numeros, que ao passo que a importação tende a augmentar, accentua-se uma decadencia na exportação.
E a França é um paiz pobre?
Não, tem ella podido n'estes ultimos quinze annos com os factos sociaes que demandam mais dinheiro, e que produzem maior perturbação na vida economica do um paiz?
Na Inglaterra em 1882 e 1883, os mesmos factos apresentam-se pela seguinte fórma.

[Ver Tabela na Imagem]

Tambem a comparação d'estes valores accusa os mesmos symptomas já notados para a França,
Estes confrontos parecem-me não prejudicar, bem ao contrario, o nosso paiz.
Terminando aqui as minhas considerações, julgo ter respondido quando cabia nas minhas forças ao discurso do illustre deputado republicano o sr. Consigleri Pedroso, expondo ao mesmo tempo qual é o criterio que em meu entender nos deve guiar na avaliação e resolução do problema da questão da fazenda, que felizmente para todos está longe de se apresentar no estado desgraçado e periclitante que com tão negras cores se descreveu no folheto de Anvers.
O phenomeno da producção, eis o que deve prescrutar e fomentar o estadista conscencioso. N'isto insisto mais uma vez.
Pouco importa equilibrar o orçamento de um paiz, se a sua producção tende a diminuir. Mas se a actividade dos seus habitantes á cada vez mais intensa, e o seu capital augmenta na devida proporção, saibâmos esperar e não faltando juizo, tino e prudencia nos chefes, he de chegar o momento em que este progresso reflectindo-se no imposto, traga de si mesmo o acrescimo natural das receitas do estado, (Apoiados) e d'ahi não só o equilibrio orçamental, mas o equilibrio da riqueza da nação. (Apoiados)
Vozes:- Muito bem.
(O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados e pelos srs. ministros presentes á sessão.)

Redactor = S. Rego.