O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Agtfra^pela minha: parte declaro, que .estou em «só de banhos; e que por consequência hei de VJF mais tarde que a hnra da abertura.

Faço esta declaração para não ser dado como faltando seuí motivo.

" O Sr. Presidente:~t-iOs Srs. Deputados sabem a declaração.que fez hontem o Sr. Ministro da Mari* nhã ; proponho portanto que átnanbâ haja Co m missões , e que a hora da entrada seja ás 10 ; porque assim se poderá satisfazer a uma e outra cousa. A Ordem do Dia para depois de amanha é a mesma ; roas na primeira hora,....

O Sr. Ministro da Fazenda: — Lembro outra vefc a V. Ex.a, que estes Projectos lêem de ir para o Senado, e então será melhor não interromper a sua

discussão,; além de que a Camará já resolveu qtte não houvesse primeira parle da Ordem do Dia, em quanto se não discutissem estes projectos.

O Sr. Presidente: — Então a Ordem do Dia será a mesma.

Eu vou dar para Ordem,do Dia na pritneir.a hora alguns outros objectos , porque alem de serem importantes , têem sido reclamados por muitos dos Srs. Deputados. Esta levantada a Sessão.—— Eram quatro horas tf um quarto.

, - • . O 1.° REDACTOR ,

CASTÃO.

N.° 2.

Sessão í»e 5 bt Setembro.

1841.

Presidência do Sr. Moniz (Pice-Presidente).

' hamada—Preaerites 72 Srs. Deputados.

Abertura — Ao» 3 quarios depois do meio dia.

Acta— Approvada sem discussão.

O Sr. Xavier da Silva: —f Pedi a palavra para mandar para a Mesa a seguinte:

BSCIiARAÇÃO BE VOTO : — Declaro que na Sessão do l.° do corrente mez votei contra o Artigo 1.° do Projecto de Lei N.° 6, a respeito da jurisdicçào do/ferreiro a l e'm das freguezias, que constituem o Concelho de Lisboa.

Declaro mais que votei pelo adiamento da discussão do Projecto de Lei N.° 8, sobre a abolição dos direito* diff<_-renciaes mesma='mesma' de='de' decreto='decreto' do='do' pelo='pelo' até='até' silvaanfmio='silvaanfmio' lner-na.='lner-na.' nazareth.='nazareth.' presentes='presentes' fazenda='fazenda' checo='checo' duarte='duarte' julto='julto' franjofrancisco='franjofrancisco' commissão='commissão' agostinho='agostinho' votaríamos='votaríamos' celestino='celestino' theophilo='theophilo' que='que' estivéssemos='estivéssemos' _16='_16' clarafjjos='clarafjjos' coelfxi='coelfxi' peres='peres' documentos='documentos' imprimissem='imprimissem' se='se' pedro='pedro' concedidos='concedidos' diasb.='diasb.' xavier='xavier' campos='campos' bandeira='bandeira' _='_' janeiro='janeiro' caetano='caetano' á='á' foram='foram' os='os' e='e' portu-gueza='portu-gueza' josé='josé' externa='externa' a.='a.' forma.='forma.' p='p' pa='pa' joaqnim='joaqnim' silva.='silva.' ú='ú' _1837='_1837' soares='soares' da='da' alexandre='alexandre'>

CORRESPONDÊNCIA.

Ministério do Reino. — Um orneio, acompanhando uma conta da receita e despeza da Mfisa d'ouro denominada da — Adiça—durante os últimosannos da sua laboraçâo, ficando assim satisfeita a requisição, que lhe foi feita por esta Cantara. — Para a Secretaria.

Teve segunda leitura o seguinte

REQUERIMENTO. — Requeiro que se peçam ao Governo, pelo Ministério da Guerra, copia dos mappas semaoaes dos corpos da guarnição de Lisboa, referidos á semana finda em 28d'Agosto ultimo,— J$. César de .fasconcellos.

Foi approvado sem discussão.

O Sr. Pedro Alexandrino:'—Mando para a Mesa urra Representação dos Egressos do Disincto de Faro , em que pede»» ser pagos das suas prestações, na forma do Decreto de -2 de Novembro de 1836 e não pelo Thfsouro.,

O br. J. F. Teixeira: — Ao Sr. José Maria Eu-

gênio foram rernettidas duas Represenlações da Associação Comrnerci^l da Figueira , que niio pôde .apresentar,, pela sua retirada para as Caldas; e não ^querendo este Sr., qnç , p.>la sua ausência , ficasse prejudicada esta apresentação; por isso pediu-me, que as apresentasse.

N'uma destas Representações expõe aquella Associação as graves ra/cõt-s, pela> quaes e*tá convencida de que aextincção dos direuoxdittvrpnciaeipó^ de prejudicar gravemente o 0^3*0 Commercio e Ma-. rinha. Como eáie objecto vai ennar em discussão1, pedia a V, Hx % que a mandasse á Qornmissân Ds-pecial de Farendu, para a tomar em consideração.

A outra Representação é contra a extincçào do Tribunal de Commercio de Secunda instoncia.

O Srk /. M. Grande : — Mando para a Mesa ama

Representação dos Egressos do Districio Adminis-

. tractivo d*Évora; pedem que lhes s-.jam notados na

Repartição compete.nie os se«is recibos aotefi"ri«s a

, Julho de 1839. Peço a V. Ex a que lhe dê o destino

conveniente.

O Sr. Farinho:—Mando pa.ra a Mesa uma Representação da Camará cleB^jíi., Peço que sejatnan-dada á Corou issâo de Fazenda»'

O Sr. Xavier da Silva: — Mando pasa a Mesa mais uma Representação contra a abolição .dos direitos differericiaes, que e' assig^ada por 53 negociantes, mestres, e mais pessoas interessadas neste negocio, da Villa.de Caminha, cujas assignaturas vem reconhecidas.

O Sr. Crispiniano: — Mando para a Mesa uma Representação da Camará da ViHa d'Abran.!es, een que pede ser auctorisida a lançar um imposto sobre os passageiros,, que transitarem pela ponte daquel-fa \7i!la, com applicaçâo para reparos da cadêa , e de estradas.

O Sr. Sousa Azevedo: -t-Remelto para a Mesa um Parecer da Commissão de Administração Publica.

Deile se dará conta, quando tiver segunda leitura.