O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-194-

N.º 44. Sessão de 18 de JUNHO. 1853.

PRESIDENCIA DO Sr. FREDERICO GUILHERME DA SILVA PEREIRA.

Vice-Presidente

Chamada: — Presentes 79 srs. deputados.

Abertura: — Um quarto de hora depois do meio dia.

Acta: — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA A.

Declarações: — 1.ª Do sr. Maia (Francisco) que não pôde assistir á sessão de hontem por motivo justificado. — Inteirada.

2.ª Do sr. Palma — de que faltou ás sessões de 16 e 17, por incommodo de saude. — Inteirada.

3.ª Do sr. Sampayo — de que o sr. Cazal Ribeiro não póde comparecer á sessão de hoje. — Inteirada.

4.ª Do sr. Paredes — de que o sr. Menezes e Vasconcellos não póde comparecer á sessão de hoje por incommodo de saude. — Inteirada.

Officios: — 1.º Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do cirurgião que foi do exercito, Manoel José da Rocha. — Á commissão de guerra.

2.º Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do capitão addido ao castello de Matosinhos, Manoel José Ribeiro. — Á commissão de guerra.

3.º Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do capitão, governador da praça de Villa-Nova da Cerveira, Tristão de Araujo Abreu. — Á commissão de guerra.

4.º Do mesmo ministerio, acompanhando a relação dos officiaes que pertenceram á guarda municipal de Lisboa e Porto, e que são considerados do exercito, na conformidade do decreto de 6 de junho de 1851; satisfazendo assim ao que lhe foi pedido por esta camara. — Para a secretaria.

Representações: — 1.ª Da camara municipal de Paredes, pedindo que se conceda um gráo academico aos alumnos das escólas medico-cirurgicas. — Á commissão de instrucção publica.

2.ª Da camara municipal da villa do Conde, pedindo o mesmo que a antecedente. — Á mesma commissão.

3.ª Da camara municipal da Povoa de Varzim, pedindo o mesmo que as antecedentes. — Á mesma commissão.

4.ª Da camara municipal da Maya, pedindo o mesmo que as antecedentes. — Á mesma commissão.

5.ª Da camara municipal de Mesão-frio, sobre o mesmo objecto que as antecedentes. — Á mesma commissão.

Deu-se pela mesa destino ao seguinte

1.º Requerimento: «Requeiro que se poça ao governo, pelo ministerio da marinha, se envie com urgencia a esta camara a informação da inspecção do arsenal da marinha, sobre o seguinte:

1.º Se com os meios de que póde dispor o arsenal da marinha, tanto em pessoal, como em material, machinas, o dias de trabalho, e com as verbas respectivas, propostas no orçamento da marinha, abatendo as importancias do custo de um brigue, que vai construisse em S. Martinho, o do que corresponde á conclusão do pagamento do vapôr Duque de Saldanha