O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 9S3 )

nos apreseatar hoje w m projecto -que careceria apenas de ser approvado quanto á redacção, porquanto os pontas e*&eociae3 foram todos discutidos aã sua especialidade, j?oõto quenno fossem votados. Selodos os ponto^, que f orai n discuti dos e m «apeei ai, tivessem sido \otí»doà, esUiria conolujdo este negocio, e «como digo nãxj seria mister ainjs de que a^cov^r-se a redacção; porem o ocrco-e que apesar da discussão, esses pontoe não foiam votados, e entà» cm devem ser votados agora ; pu .redigido* meramente pela Coaa» missào para imtTajem na discussão especial: o primeiro pot^to, ou a primeira circuaastancia qite foi discutida, e que não foi votada, (foi a natureza dos papeis admissíveis na o,j)eraçy.o: a segunda foi a proporção em que devesa ter adi» ií tidos esses papeis i e a terceira foi aparto tú. o negocio concluído; uias se querem que vá o negocio ú Comuiisbào para redigir estes pontos vá , eu nào me opponho.

O Sr. Leonel Tavares:—Sr. Presidente, is

O Sr. Presidente: — Eu vcw propor á Cama*a se el!a consente que a Commiísão de Fazenda af»rer sente um projecto de Lei desenvolvendo a eutoóíHui*-Cão appro\ada na Sessão antecedente.

A Canwra resolveu affirmatwametite.

O Sr. Presidente: —- Faseamos á Ordem do dia. (sipniados.)

Ó Sr. f-'alde*..•'— Sr. Presidente, V. Ex.a teve a bondade de me inscrever para o fii:i da Sessão, niiiô agora vendo que está premente o Sr. Ministro d* (juerra, diante deqiie*a desoser lido o requerimento que tenho de apreeentar, poço a V. Ex.a que me dê já a palavra, q>if c snbre u .m caso uiuiio impoi-íantc; mas se V. K x.* nào se julga auetorisado a dai-ma, ppço-lhe que queira consultar a Camaia para eu poder ler o requerimento, (fozes;— Fajle, íàlle.)

(/í Camará, cônsul fada, resolveu que o Sr. Deputado podesse usar da palavra.}

O Orador:—Sr. Presidente, e sobre um ca&o míiito grave; ttacta-se nada menos do qtie de uwia Porlana ; passad;i em tempo de um Ministro, que diz que nunca aesignou tal Portaria, nem deu ordem alguma a similhanle respeito, a Porlana é de 7 de Dezembro de 1837, ordenando certos pagamentos especiaes. E' preciso quo a Camará seja informada que a Synopse dos pagamentos especiaes ordenados pelo Ministério da Guerra, podida pelo Sr. Deputado Silvtiiro, já se. acha na Decretaria desta Camará ; eu peço a todos os nossos collegas que a vào examinar , e que venham dar parte á Camará, se em vista delia ha motivo para se fazer processo ao e&-Ministro Condo do Bom-fmi, ou se a sua honra sedeve considerar illesa. Sr. Presidente, ou movido pela unçiedude que de viu sentir em ob-

jacto que «e l oca de t ao perlo, fui -examinar a Syaopàe, e «-cila-n,ào adiei couPa alguma qHe possa justificar as arguições que aqui se fizeraip , §< l)re as ordens especiues de pagamentos, de que 'aqui tanto «e fuHou. Sr. Presidente, eti pa^so a ler o uieu requer i iae«Ao. (Segue noftm do discurso.) Sr. Presidente, desta pequena Synopse, q-ire acabo de ler se infere que hauveram ordens ^specàaes paca que «m OfEcial do£x«rciU) recebo»se onjfe 'naeaes em quatro inezes e meio, c idto no tempo da maior penaria, para o Exercito í

Requeira que se reconame-nde ao Governo que informe pelp Ministério da Çuorra, corno acontece que nas synopsis do3 pngainenios , por ordera especial, mandada a esta Camará ha poucos dias, vem mencionada uma Portaria em data de 7 d« Dezembro d« 1837, mandando pagar todos os soldos vencidos ao Sr.. Coronel Silveiro, Director do «ve^mo Ministério ate ao fioi>de Sutembro ultimo, quando o Ministro q«e era daquella Repartição n'aquella data, fiBirma que-nunca assignou tal Portaria, nem passou ordem alguma a sim-itlianle respeito.

Requeira mais . Copia de d'uma Porla-rJa de 14 «{'Agosto do mesmo anuo, mandando pagar ao mestBo Oficial o soldo de Janeiro de 1837. Ca.pUt d'iuBa (Portaria de 6 de Setembro do mesmo ef> n o , niaiodaind» pagar ao mesmo Orficial o soldo de Fevereiro de 1837. Copia

O Sr. Presidente do Conselho : —Sr. Presidente, quando eu tive a honra d'entrar no Ministério da Guerra já exUtino esses trabalhos, que o meu nobie antecessor ititiha mandado apromplar; c logo que eãlivieram pró raptos mandci-ns. E&ta synopse é feita na reparLição da contabilidade, e jjnsso asseverar, que hade estar feita com todo o cuidado , e averiguação.

O Sr. Silceiro:—P^Ço a palavra, (fozes: — Ordem do Dia, Ordem do Dia; amanhã é que deve entrar em discussão).

O Sr. Silva Pereira: — Sr. Presidente, trata-se da honra d'urn membro desta Camará, trata-se da honra dos Srs. Ministros, e eu creio , que este objecto se deve decidir desde já.....(Fozes: — não,

não, Ordem do Dia, Ordem do Dia).