O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 466 )

'sobre elía ò seu Parecer, bem como a respeito de outras, no mesmo sentido, apresentadas ha dias pelo Sr. Pereira de Mello; e por conseguinte a Representação deve ser retnettida quanto antes ás Corh-missões, que ainda hontem estiveram trabalhando-, e que talvez hoje mesmo^se reunam para tomar uma resolução a este respeito.

Foi por este motivo que eu pedi a palavra, e pá-rece-me que se teria poupado mais tempo, se V- Ex.a tn'a tivesse concedido logo, da mesma maneira que s*; pratica com outros Srs. Deputados, que, milhares de vezes obtém a palavra, quando se apresentam 'Representações acompanhadas de iguaes Pro-postaá; mas por fatalidade, (e não sei porque) eu sou excepcional, e V. Ex.a neg.pu-me a palavra para responder ao convite do Sr. Deputado, que pôde importar uma fécommendàção, más também uma censura ás Commissôés,'apezar de eu ser o Relator da Cormijishão de Commeicio";e Artes. "Cumpre-me '-pois responder, para tranquillisar o illustre Deputado, os signatários das differentes Representações, e a Camará, assegurando lhes que a demora do Parecer não procede das Cornmissões; muitos são os motivos, e principalmente porque a questão da or-ga n i sã cão do Terreiro Publico é da maior transcendência (Apoiados) , e convém resolve-la com muita mais prudência , e verdadeiro conhecimento de causa (Apoiados).

Sr. Presidente, não e estilo íièm e delicado negar a. palavra a urn Deputado, que pertende justificar uma Comrnissão a que pertence, antes pelo contrario é-costume conceder-se ; porem ha dias eu passei por um desgosto, de que não ha exemplo, e foi « negar-se me licença pnra retirar uma Propostq •>•> "o que ainda não vi negar a nenhum Deputado! S Rea-lisou-se comtudo esse successo comigo", só para passar pelo dezar do Requerimento ser rejeitado!!! O 'que levou mais tempo á Camará, porque foram necessárias duas votações; quando, uma bastava para o retirar, e é prática conceder-se essa licença. Eu, Sr. Presidente, não'desejo ser exceptuado em cousa alguma ; desejo ser tractado como todos os outros Srs. Deputados; — tenho es>e direito, porque m'o "confere a mesma Procuração de Deputado, —e em quanto occupaT esta Cadeira, hei de sustentar a minha "dignidade.

Sr. T*j-esjtitíri)&^ ònprròciò Ba Terreiro comò^áâis-se c muito grave, e não pôde ser tracta.do ligeiramente, e verdade que as Commissôes ainda não deram o seu Parecer, mas não é por culpa das Cotn-mi soes que este Parecer ainda não pede 'ser presente. . O Sr. /^residente: — O Sr. Deputado não pôde fal-lar sobre es!e objecto; limite-se unicamente a fallar sobre a votação, e urgência, porque este e que é o .ponto a respeito do qual o Sr. Deputado pôde Tal-lar. Em quanto ao rnais, queixe-se o Sr. Deputado dá Camará-; porque e do Regimento, que ninguém .pôde retinir uma Proposta sem-que a Câmara ac-quiesça, e a Camará assentou que 'não devia -ser -retirada a sua Proposta, porque a queria rejeitar; e a Carnara póde-o fazer: esta e a ordem , e o Sr. De-rputado não têm direito a fnílar sobre i-s o.

O Orndor : — Pois, Sr. Presidente, eu pedi à pa-lavva %ov\ui a dvdèm, — Wv de acaVv^v c.ou\ vvu\a Moção de ordem , e V. Ex.* em quanto ignora como hei de concluir, não tem direito 'nenhum para me dirigir censuras.

O Sr. Presidente:-— Tíriha direito de lhe dizer 'que\ ...

O Orador : — Então corno V. Ex.a me chama a esse campo em que por delicadeza eu não queria entrar, 'direi corn franqueza, que eu me dirijo a V. Ex.V censuro a Mesa, e não a Camará: — e já que V. Ex.a me obriga a entrar na discussão deste negocio ; que por honra da Camará deveria esquecer, direi, que pára eu poder retirar a minha Proposta , poderia ter havido da parte de V. Ex.a menos escrúpulo na contagem dos votos, como succede a respeito da approvação das Actas, que V. Ex.a julga ap-'provadas, quando não ha reclamação, e muitas vezes sem uma expressa votação da Camará. Isto mesmo se pratica com a approvação da ultima redacção das Leis; sempre se tem usado em outros negócios, que seria fastidioso referir, e ainda hontem isso'mesmo succedeu a respeito da admissão de urna Emenda oííerecida pelo Sr. Passos Manoel sobre a Lei das transmissões, que V. Ex'.a deu por admitti-da, e que depois de alguém ter reclamado contra essa declaração, procedeu a contagem, e V. Ex.* 'pediu desculpa á Camará por se ter enganado sup-pondu-a admiuida. Concluo 'dizendo, que desde a apresentação da minha Proposta, V. Ex.a demons-' trou desejos que ella fosse rejeitada, e por conseguinte eu não me queixo da Camará, e de V. Ex.*.. . .

Mas, Sr. "Presidente , este não é o fim para que eu pedi a palavra, vamos á questão ; o Sr. Deputado exigiu a urgência do Parecer, e eu peço a betn da ordem que a Representação seja remettida com urgência á. Gornmissão, para a ter presente quando der o seu Parecer; e por esta occasião informarei a Camará, que asCommissões se tem reunido cinco ou seis vezes depois que o seu ultimo Parecer lhe foi devolvido, mas como é preciso cortVbinar com o Sr. Ministro do Reino e ouvir a sua opinião e informação, a que se comprometteu, diffeientes vex.es. o tem convidado, e ainda não compareceu na Commissão, de certo por se achar muito sobrecarregado com outros trabalhos c mais importantes, è é o que tem concor-•fiâo paca se demorar-o .Parecer da CommiSíão. Faço esta declaração, porque desejo que todos saibam os motivos da demora, e concluo pedindo que a Representação seja remettida á Com missão com urgência.

O Sr, Presitiewte; — O Sr, Dçputnâo a J J u d i u ás intenções do Presidenle ; e o Sr. Deputado sube multo bem que não pódealludir a intenções de ninguém {..-Apoiados}. Devo advertir que o Regimento prohi-be expressamente aos Srs. Deputados q;ie, de qualquer modo que seja, aliudam ás intenções dos outros C slpoiadosj.

O Sr. Secretario Peixoto:—Sr. Presidente, eu "na qualidade de 1." Secretario, sou pelo Regimento obrigndo a advertir o Sr. Presidente de qtiaes •os Srs. Deputados que ped m a p.rl.ivr;^ e sobre que objecto $ tnmafn. A apresentou-se uma Representação marulada para a Mesa pelo Sr. Dias d'Azevedo , não .pediu urgência, remellendo-a simplesmente para a Mesa , e pertencendo me dar-lhe direcção , disse eu que amanhã depois de 2.a leitura -linha logar o faxer-se a remessa para a Commissào 'Y«iy%