O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°3

SESSÃO DE 6 DE NOVEMBRO DE 1858

PRESIDENCIA DO SR. FRANCISCO CARVALHO (DECANO)

SECRETARIOS OS SRS.

Sebastião José de Carvalho

João Antonio Gomes de Castro

Chamada - presentes 60 srs. deputados.

Abertura?- ao meio dia e tres quarteis.

Acta - approvada.

DECLARAÇÕES

Uma do sr. Rebello Cabral, de que o sr. Menezes Pita lhe escrevêra de Vianna, pedindo-lhe que participasse á camara que por incommodo do saude não póde comparecer já, o que fará logo que lhe seja possivel.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIO

Do sr. Matta e Silva, participando que por incommodo de saude não póde comparecer já na camara, o que fará logo que possa.

A camara ficou inteirada.

O sr. Horta: - Participo a v. ex.ª e á camara que a deputação nomeada para a dolorosa missão de assistir ao funeral do nosso finado collega Albino de Figueiredo, cumpriu este encargo.

O sr. Antonio de Serpa: - A camara tem de occupar-se das eleições que faltam para complemento da mesa, o ainda falla alem d'isso a eleição das commissões permanentes.

Parece-me que damos annualmente n’estas sessões um espectaculo ao paiz pouco agradavel, gastando tempo infinito n’estes trabalhos preparatorios. (Apoiados.) Em paiz algum do mundo estes trabalhos são tão demorados, como entre nós; o parece-me quo é conveniente abrevia-los, e principalmente n'esta occasião, em que lemos objectos muito importantes a tratar. (Apoiados.) N'este caso, visto que nós vamos nomear os secretarios e vice-secretarios, pedia a v. ex.ª que mandasse collocar duas urnas, a fim de ao mesmo tempo se votar para secretarios e vice-secretarios, o que o mesmo se faça em todos as demais eleições a quo tenhamos de proceder. (Apoiados.)

A minha idéa era outra; mas não me atrevo a propo-la, porque poderia parecer um acto demasiadamente arrojado e considerado como revolucionario pelos defensores das nossas praticas regimentaes; vinha a sor - nomear por acclamação os secretarios e vice-secretarios que na sessão passada preencheram estes logares (Apoiados): não me atrevo a propor isto.

O sr. Presidente: - O regimento não o manda nem o permitte.

O Orador: - O que peço a v. ex.ª é que mande pôr duas urnas para a eleição simultanea de secretarios, e vice-secretarios.

O sr. Presidente: - A deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara, será composta dos srs. visconde de Portocarrero, Bernardino Joaquim da Silva Carneiro, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens, Estevão José Pereira Palha, Francisco Guedes de Orvalho e Menezes, José Vaz Monteiro, e Maximiano Xavier Osorio de Figueiredo.

Agora passa-se á eleição de secretarios.

Corrido o escrutinio, verificou-se lerem entrado na urna 63 listas, das quaes 2 brancas, e só obteve maioria absoluta o sr. Miguel Osorio Cabral, que teve 57 votos.

Procedeu-se á chamada para a eleição de um secretario e dos vice-secretarios; o verificado o escrutinio para a eleição do secretario, lendo entrado na urna 59 listas, das quaes 1 branca, saíu eleito o sr. Bernardino Joaquim da Silva Carneiro, com 42 votos.

Corrido o escrutinio para os vice-secretarios, verificou-se terem entrado na urna 55 listas, das quaes 1 branca; e não obteve maioria absoluta nenhum dos srs. deputados.

Pausa.

O sr. Presidente: - Já não ha numero na sala. Convido os srs. deputados a reunirem-se segunda feira, ás onze horas. Está fechada a sessão

Eram duas horas e um quarto da tarde.