O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 25 DE JUNHO DE 1885

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios os exmos. srs.

Francisco Augusto Florido da Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

Summario

Approvada a acta, dá-se conta de um officio do ministerio da marinha enviando esclarecimentos pedidos pelo sr. Ferreira de Almeida. - Lê o sr. ministro da marinha um telegramma de Moçambique, expedido n'este mesmo dia, dos dois exploradores Capello e Ivens. - Congratulam-se com esta noticia os srs. Barros Gomes, Luiz de Lencastre, Consiglieri Pedroso e Ferreira de Almeida, approvando a camara por acclamação uma proposta do sr. Lencastre, convidando o governo a communicar a Capello e Ivens o voto da camara e o applauso com que foi recebido o seu telegramma. - Apresenta o sr. Francisco Beirão uma representação de differentes capitalistas, commerciantes, artistas e lavradores da comarca de Braga. - Apresenta o sr. Carlos du Bocage uma representação da camara municipal de Alter do Chão. - Refere-se o sr. Luiz José Dias á prohibição da pesca no rio Minho e às violencias que estão soffrendo os povos pelo estabelecimento do cordão sanitario. - Responde o sr. ministro da marinha. - Queixa-se o sr. Elvino de Brito de lhe não terem sido enviados differentes esclarecimentos que tem pedido, e bem assim da não comparencia do sr. ministro do reino no parlamento depois das occorrencias policiaes da Avenida, na noite do banquete republicano.- No mesmo sentido se manifesta o sr. Carlos Lobo d'Avila.- Responde o sr. ministro da marinha, justificando a falta do sr. ministro do reino, e dizendo que não podia n'este dia comparecer por se achar doente. - Tem segunda leitura uma proposta do sr. Beirão, apresentada na sessão anterior. - Por occasião d'esta proposta levanta-se um pequeno incidente, em que tomam parte os srs. Francisco Beirão, Luiz de Lencastre, ministro da marinha, Barros Gomes e presidente do conselho, concluindo por ser approvada em votação nominal uma moção do sr. Luiz de Lencastre, para que a proposta do sr. Beirão fosse enviada á commissão do regimento para a considerar com urgencia. - Justificaram as suas faltas às sessões os srs. Cunha Bellem, João Antonio Pinto, Joaquim Antonio Neves, Coelho de Carvalho, Teixeira Sampaio, João Augusto Teixeira, Filippe de Carvalho, Torres Carneiro, Fontes Ganhado, visconde de Balsemão, Miguel Tudella, Silva Fevereiro, Adolpho Pimentel, Avelino Calixto, Manuel da Rocha Peixoto, Manuel Pedro Guedes, Antonio Ennes e Albino Montenegro.
Na ordem do dia entra em discussão o parecer n.° 155, que approva a emenda feita na camara dos pares ao projecto das reformas politicas. - Usam da palavra os srs. Consiglieri Pedroso, presidente do conselho, Dias Ferreira e Bernardino Machado. - A requerimento do sr. Consiglieri Pedroso approva-se que a votação sobre o parecer fosse nominal. - Fez-se a chamada, e como não houve votos sufficientes para o vencimento, ficou a votação para a sessão seguinte.

Abertura - Ás duas horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada- 45 srs. deputados.

São os seguintes: - Albino Montenegro, A. da Rocha Peixoto, Silva Cardoso, Sousa e Silva, A. J. d'Avila Fontes Ganhado, A. M. Pedroso, Almeida Pinheiro, Seguier, Pereira Leite, Sanches de Castro, Lobo d'Avila Conde de Thomar, E. Coelho, Elvino de Brito, Sousa Pinto Basto, Goes Pinto, Vieira das Neves, Francisco Beirão, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Baima de Bastos, Scarnichia, João Arroyo, Sousa Machado, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Simões Ferreira, Avellar Machado, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, Pereira dos Santos, José Maria Borges, Oliveira Peixoto, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Bivar, Luiz Dias, Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, Guimarães Camões, Sebastião Centeno, Visconde das Laranjeiras, Visconde de Reguengos e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Garcia de Lima, Torres Carneiro, Alfredo Barjona de Freitas, Garcia Lobo, A. J. da Fonseca, Lopes Navarro, Pereira Borges, Jalles, Carrilho, Augusto Poppe, Ferreira de Mesquita, Fuschini, Neves Carneiro, Barão do Ramalho, Bernardino Machado, Caetano de Carvalho, Carlos Roma du Bocage, Conde da Praia da Victoria, Conde de Villa Real, Cypriano Jardim, Ribeiro Cabral, Emygdio Navarro, Fernando Geraldes, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Correia Barata, Mouta e Vasconcellos, Sant'Anna e Vasconcellos, Silveira da Motta, Costa Pinto, Melicio, Franco Castello Branco, Souto Rodrigues, Teixeira de Vasconcellos, Ferrão de Castello Branco, Correia de Barros, Dias Ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Figueiredo Mascarenhas, José Luciano, Lopo Vaz, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Pedro de Carvalho, Santos Diniz, Pedro Roberto, Dantas Baracho, Tito de Carvalho, Vicente Pinheiro e Visconde de Ariz.

Não compareceram á sessão os srs.:- Adolpho Pimentel, Adriano Cavalheiro, Agostinho Fevereiro, Moraes Carvalho, Anselmo Braamcamp, Antonio Candido, Pereira Corte Real, Antonio Centeno, Antonio Ennes, Cunha Bellem, Moraes Machado, Santos Viegas, Sousa Pavão, Pinto de Magalhães, A. Hintze Ribeiro, Urbano de Castro, Augusto Barjona de Freitas, Avelino Calixto, Barão de Viamonte, E. Hintze Ribeiro, Estevão de Oliveira, Francisco de Campos, Castro Mattoso, Mártens Ferrão, Wanzeller, Frederico Arouca, Guilhermino de Barros, Matos de Mendia, Franco Frazão, J. A. Pinto, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Ribeiro dos Santos, J. Alves Matheus, J. A. Neves, Ponces de Carvalho, Coelho de Carvalho, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, José Borges, José Frederico, Lobo Lamare, Ferreira Freire, J. M. dos Santos, Simões Dias, Pinto de Mascarenhas, Julio de Vilhena, Lourenço Malheiro, Luiz Ferreira, Reis Torgal, Luiz Jardim, Luiz Osorio, M. da Rocha Peixoto, Manuel de Medeiros, M. J. Vieira, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Mariano de Carvalho, Martinho Montenegro, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Franco, Gonçalves de Freitas, Rodrigo Pequito, Pereira Bastos, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão, Visconde do Rio Sado e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do ministerio da marinha, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Ferreira de Almeida, nota dos operarios provisorios que serviram no arsenal da marinha no anno economico de 1883-1884.
Á secretaria.

REPRESENTAÇÕES

1.ª Dos capitalistas, commerciantes, artistas e lavradores proprietarios da comarca de Braga, pedindo que não seja approvado o projecto de lei que tem por fim dividir em duas a conservatoria d'esta comarca.
Apresentada pelo sr. deputado Francisco Beirão e enviada á commissão de legislação civil.

2.ª Da camara municipal do concelho de Alter do Chão, pedindo que lhe seja permittido desviar do cofre de viação até á quantia de 1:500$000 réis, que serão applicados exclusivamente á sustentação dos enfermos necessitados, no

124