O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2596 DIARIO DA CAMARA DOSA SENHORES DEPUTADOS

caso de alguma das freguezias do concelho ser invadida pelo cholera-morbus.
Apresentada pelo sr. deputado Carlos Bocage e enviada á commissão de obras publicas, ouvida a de administração publica,

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

l.° Requeiro que, pelo ministerio da marinha e ultramar, seja enviada, com urgencia, a esta camara, a nota detalhada das dividas á fazenda nacional, por adiantamento ou outro qualquer titulo, que tenham os empregados de qualquer cathegoria, dependentes d'aquelle ministerio, quer da metropole, quer do ultramar, data da divida em adiantamento, valor primitivo, e estado actual com respeito a funccionarios que sirvam ou tenham servido no ultramar, ainda quando pertençam a outros ministerios. = J. B. Ferreira de Almeida.

2.° Requeiro que, pelo ministerio da marinha, seja enviada a esta camara, com urgencia, uma nota das quantias arrecadadas em cada provincia da Africa occidental, desde 1 de janeiro de 1881 a 31 de dezembro de 1884, no cofre especial do fundo da colonisação, creado pelo decreto de 30 de dezembro do 1852, e a que se refere a portaria d'aquelle ministerio de 2 de dezembro de 1880.= O deputado, Barbosa Centeno.
Mandaram-se expedir.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Participo a v. exa. e á camara que os meus amigos e collegas os srs. Cunha Bellem, João Antonio Pinto, Joaquim Antonio Neves e Joaquim José Coelho de Carvalho têem faltado às sessões por motivo justificado. = O deputado, Pereira dos Santos.

2.º Participo a v. exa. e á camara que os deputados visconde de Balsemão e Miguel Tudella não têem comparecido às sessões por motivo justificado. = Visconde de Reguengos.

3.ª Participo a v. exa. e á camara que por motivo justificado não tenho podido comparecer às ultimas sessões. = Albino Montenegro.

4.ª Justifico as minhas faltas por motivo de doença. = Filippe de Carvalho.

5.ª Declaro que têem faltado por motivo justificado a algumas sessões, e terão de faltar a mais outras pelo mesmo motivo, os srs. deputados Agostinho Nunes da Silva Fevereiro, Adolpho da Cunha Pimentel, Avelino Augusto Maria Calixto, Manuel Bento da Rocha Peixoto e Manuel Pedro Guedes.= O deputado, Alfredo Filgueiras da Rocha Peixoto.

6.ª Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que o meu collega o sr. Antonio Ennes tem faltado às ultimas sessões por motivo justificado. - Goes Pinto.

7.º Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que o sr. deputado Joaquim Teixeira de Sampaio tem faltado a algumas sessões, por motivo justificado. = Pereira Leite.

8.ª Declaro que o meu collega João Augusto Teixeira, deputado pela Madeira, não tem podido comparecer às ultimas sessões por motivo justificado.= Henrique Sant'Anna e Vasconcellos, deputado pela Madeira.

9.ª Participo a v. exa. e á camara que por motivos justificados tenho faltado a algumas sessões. = Antonio Alberto Torres Carneiro.

10.ª Declaro que não tenho assistido a algumas sessões por motivo justificado. = Fontes Ganhado.

O sr. Beirão:- A minha proposta não tem segunda leitura?
O sr. Presidente (Luiz Bivar): - Eu declarei que estavam na mesa duas propostas, mas como não ha numero para deliberar, reservo-as para quando houver.
O Orador: - Eu fiz por essa occasião um requerimento para que entrasse já em discussão e que fosse dispensado o regimento, mas v. exa. respondeu que a remetteria á commissão do regimento.
O sr. Presidente (Luiz Bivar):- Não remetti porque v. exa. reclamou.
O sr. Ministro da Marinha (Pinheiro Chagas): - Pedi a palavra simplesmente porque me parece que a camara desejava ter conhecimento de um telegramma que recebi assignado por Capello e Ivens. O telegramma é o seguinte.
(Leu.)
Eu creio que traduzirei o pensamento da camara, pedindo que se consigne na acta um voto de louvor pelos serviços prestados por aquelles briosos officiaes, e que se auctorise o governo a communicar por telegramma a resolução da camara. (Apoiados.)
O telegramma que se leu é o seguinte:
Moçambique, 25, 3h e lm - Ministro da Marinha, Lisboa. - Exito completo; cumprimento ordens recebidas; viagem região Lagos; origens Luaba Luapula, caminho commercial entre nossas provincias; seguimos Loaça. = Capello, Ivens.
O sr. Pereira dos Santos: - E para participar a v. exa. que na reunião da commissões de fazenda e obras publicas, em que se tratou do projecto de melhoramentos do porto de Lisboa, os srs. deputados Luciano Cordeiro e Almeida Pinheiro approvaram as conclusões do respectivo parecer, não o tendo assignado por não terem podido assistir á leitura do respectivo relatorio.
O sr. Barros Gomes: - Foi com a maior satisfação que ouvi a leitura do telegramma que acaba de ler o sr. ministro da marinha.
Entre os que se interessavam, e que são muitos n'este paiz, por aquelles briosos e destemidos officiaes, conto-me eu, e por isso é que hoje experimento a maior satisfação, sabendo por aquelle telegramma, que a vida d'aquelles officiaes está salva, continuando a levantar bem alto os seu nomes pelo seu civismo e dedicações dos seus valiosos serviços.
O nome portuguez ainda hoje vale, e temos o direito, apesar de ser pequeno, de o vermos respeitado pela Europa, porque ainda temos quem pugne pelas suas glorias, e as suas velhas tradições.
Foi, pois, com a maior alegria, e a mais intima satisfação, que eu, e os meus amigos, recebemos noticias d'aquelles benemeritos.
O sr. Luiz de Lencastre:- Fui precedido por o sr. ministro da marinha e tenho tenção de fazer tambem uma proposta á camara.
O sr. ministro da marinha pediu que fosse consignado na acta um voto de louvor pelos relevantes serviços que estão prestando aquelles cavalheiros, e que fosse communicada esta manifestação da camara a esses cavalheiros.
O meu amigo e collega o sr. Barros Gomes acaba tambem de fazer uma manifestação que é propria do seu caracter. Quando se trata de patriotismo, não ha partidos n'esta camara. O sr. ministro da marinha associou se por parte do governo, o sr. Barros Gomes por parte da opposição, e eu como membro da maioria mando para a mesa uma proposta.
É a seguinte:

Proposta

A camara recebeu com particular agrado a noticia que