O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2129

Propostas do sr. deputado Henrique Ferreira de Paula Medeiros, que foram apresentadas quando se discutia o orçamento das obras publicas.

Proponho que da verba destinada no orçamento para as obras publicas no districto de Ponta Delgada, se consignem os necessarios meios para a continuação e complemento do edificio já muito adiantado dos banhos thermaes do Valle das Furnas.

Proponho que se consigne uma quantia para a reparação do porto da Villa do Nordeste, por onde se exportam com grande custo e risco de vidas, actualmente, os cereaes e mais productos agricolas d'aquelle concelho, o mais abandonado da ilha; por isso que as estradas que ali ha se acham em grande parte intransitaveis, o que poderosamente contribue para a decadencia d'este municipio.

Proponho que na distribuição da alludida verba se attenda que o circulo de Villa Franca do Campo que se compõe dos tres concelhos da dita villa, Povoação e Nordeste, é o que mais necessita da construcção e reparação de estradas e de pontes, como o tem reclamado o digno director das obras publicas d'aquelle districto, e a junta geral em suas consultas.

Proponho finalmente que o governo attenda para a urgencia da construcção, ha tantos annos reclamada por mim, como pela illustre associação commercial de Ponta Delgada, de um pharol na Ponta do Nordeste, para cuja factura já se fizeram os precisos trabalhos, levantando-se plantas e outros estudos previos, e para cuja sustentação de bom grado todos os navios entrados em Ponta Delgada de boa vontade se prestam.

Sala das sessões, 19 de junho de 1867. «= Henrique Ferreira de Paula Medeiros.