O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 262 —

porque a commisão intende, é creio que a camara tambem intende, que não se póde eliminar despeza feita em virtude de lei, sem que se proponha um projecto de lei, que deve ser discutido previamente, para depois ser levado ao orçamento, porque o orçamento contém as despezas que são feitas em virtude da lei, que tem passado devidamente.

Disse o illustre deputado tambem, que linha muitas economias a propôr, e que só no ministerio da marinha a commissão dê fazenda do anno passado fazia uma economia dê 100 contos. Não me lembra da verba de economia que se propunha, mas sei que do modo por que se faziam as reducções, em logar de 100 ou 200 contos, podia-se eliminar toda a despeza, porque não havia mais que fazer do que chegar ao ministerio da guerra e em logar de 2:000 contos, votar só 1:000 contos, pegar em um empregado é despedil-o ou reduzil-o a metade, etc.; deste modo com muita facilidade se fazem economias.

Um illustre deputado, que te um dos ornamentos desta camara, pediu a palavra para fazer algumas reflexões sobre a organisação de fazenda, ou sobre as medidas financeiras; mas permitta-me o illustre deputado que lhe observe, que não e a discussão do orçamento que nos ha de levar á organisação da fazenda; essa ha de necessariamente nascer do fomento da industria e do commercio; e do augmento da riqueza do paiz que só póde vir o rendimento necessario para fazer face ás despezas; de outra maneira e impossivel. Como podem haver contribuições, se não houver contribuintes habilitados para as pagar? Embora se julgue isto uma idea banal, mas e exacta; e o que se practica nos paizes estrangeiros, o prova. A nossa visinha Hespanha, apezar das difficuldades em que se tem visto continuamente, não tem desesperado, e todos os ministerios de todas as côres politicas que alli tem havido, tem constantemente procurado fomentar as fontes de riqueza nacional, já promovendo a mineração, a communicação intenta por meio de caminhos de ferro; já fomentando as industrias de todas ás especies, as relações com as suas colonias, e a sua grande navegação; é desta maneira é que tem conseguido dos contribuintes as sommas necessarias para fazer face ás suas despezas. Vozes: — Deu a hora.

O sr. Presidente -A ordem do dia para ámanhã será, primeiramente a apresentação de projectos de lei pelos srs. deputados que para isso estão inscriptos, e depois a continuação da que vinha para hoje. Está levantada a sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR

José de Castro Freire de Macedo.