O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 140 —

N.° 9.

SESSÃO DE 10 DE JUNHO.

1854.

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.

Ao meio dia e um quarto procedeu o sr. secretario Rebello de Carvalho á chamada, e verificou-se estarem presentes 70 srs. deputados.

O sr. Presidente: — Está aberta a sessão.

Entraram durante a sessão os srs. Alves Martins, Souza Pires, Fontes Pereira de Mello, Lopes de Mendonça, Castro Guedes, Dias e Souza, Bento de Castro, Carlos Bento, Forjaz, Cunha Pessoa, Bivar, Rezende, Francisco Damazio, Silva Pereira (Frederico), Pegado, Teixeira de Sampaio, Carneiro, Pessanha (João), Honorato Ferreira, Celestino Soares, Pestana, Ferreira de Castro, Cazal Ribeiro, Ribeiro de Almeida, Moniz, e Emauz.

Faltaram com causa justificada, os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Fonseca Coutinho, Archer, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Cezar de Vasconcellos, Corrêa Caldeira, Antonio Emilio, Lage, Louzada, Brayner, Pinheiro Ozorio, Arystides Abranches, Barão de Almeirim, Bazilio Alberto, Conde de Saldanha, Pinto Bastos (Eugenio), Faustino da Gama, Barroso, D. Francisco de Almeida, Costa e Silva, Maya (Francisco), Nazareth, Palma, Fonseca Castello Branco, Pessanha (José), Jacinto Tavares, Baldy, Silva Vieira, Paredes, Placido de Abreu, Moraes Soares, Pinto da França, Simão da Luz, Northon, e Visconde da Junqueira.

Faltaram sem causa conhecida os srs. Antonio Feyo, Calheiros, Gomes Corrêa, Queiroz, Albergaria Freire e Passos.

O sr. Secretario Tavares de Macedo leu a acta da sessão antecedente que foi approvada sem reclamação.

CORRESPONDENCIA.

DECLARAÇÃO: — Do sr. Pinto de Almeida, de que o sr. Barão de Almeirim não póde comparecer á sessão de hoje, e a mais algumas, por incommodo de saude. — Inteirada.

OFFICIOS: — 1.º Do sr. Faustino da Gama, pedindo licença por quinze ou vinte dias, para ír continuar os banhos de Caldas. — Concedida.

2.° — Da camara dos dignos pares, acompanhando, com uma alteração, a proposição de lei de 10 de maio do corrente anno, que concede á camara municipal de Baião dois predios nacionaes para nelles construir dois cemiterios. — Á commissão de fazenda.

3.º — Do ministerio da guerra, acompanhando uma proposta, a fim de se addicionar ao orçamento do mesmo ministerio a quantia de 700$000 réis, importancia do ordenado de lente da cadeira de Montanistica e Docimasia, creada na escóla polytechnica, por decreto de 31 de dezembro de 1852. — Á commissão de fazenda.

4.º — Do ministerio, das obras publicas, acompanhando 125 exemplares do Boletim n.° 3, que ultimamente se publicou naquelle ministerio, afim de serem distribuidos pelos srs. deputados. — Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÃO: — Da irmandade da santa casa da misericordia da villa de Arrayolos, pedindo que este estabelecimento pio seja isento das contribuições directas. — Á commissão de fazenda, ouvida a de administração publica.

O sr. Cunha Sotto-Maior: — Pedi a palavra para requerer a algum dos illustres membros da commissão de fazenda noticias da commissão de inquerito das