O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 14

SESSÃO DE 21 DE NOVEMBRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Balduino, Sá Nogueira, Pinto de Albuquerque, David, Xavier da Silva, Dias e Sousa, Bernardo de Serpa, conde de Rio Maior (Antonio), conde de Valle de Reis, Silva Cunha, Palha, Soares Franco, Gomes de Castro, Pessoa de Amorim, Costa Xavier, Cabral de Barres, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Moraes Carneiro, Ferreira de Mello, Pinto de Magalhães, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Luiz de Castro, Placido de Abreu, Charters, Thomás de Carvalho e visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram — os srs. Alexandre de S. Thomás, Castro e Abreu, Heredia, Emilio Brandão, Gouveia Osorio, Barros e Sá, Lousada, Seabra, Rodrigues Sampaio, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Pinto Carneiro, barão das Lages, barão da Torre, Garcez, Bernardo Coelho do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Custodio de Faria, Garcia Peres, Frederico de Mello, Bivar, Barroso, Francisco Guedes, Costa Lobo, Gavicho, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Senna Fernandes, Posser, Pereira e Carvalho, Guilhermino de Barros, Sant’Anna e Vasconcellos, Jeronymo José de Mello, Vaz Preto, Almeida Pessanha, Alvares de Oliveira, Maia, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, Frazão, Silveira e Menezes, Pinto de Almeida, Oliveira Baptista, Pinto Soares, Mendes Leal Junior, Julião de Sampaio, Julio Ferreira, Justino Pinto Bastos, Menezes e Vasconcellos, Rebello da Silva, Freitas Branco, Browne, Almeida Junior, Sousa Junior, Paes de Figueiredo, Maximiano Osorio, Pinto Martins, Balthasar de Campos, Campilho, Pitta, Nogueira Soares e visconde de Portocarrero.

Abertura — ao meio dia e tres quartos.

Acta — approvada.

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. Bernardino Carneiro, de que por engano foi o sr. Judice Samora dado em falta na sessão de 14, quando foi n'esse dia que s. ex.ª fez a sua apresentação na camara.

Mandou-se lançar na acta.

2.ª — Do sr. Infante Pessanha, de que o sr. Frederico de Mello, por incommodo de saude, não póde comparecerá sessão de hoje, e talvez a mais algumas,

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do mesmo sr. deputado, de que por motivo justificado não póde comparecer á sessão de 19 do corrente.

A camara ficou inteirada.

4.ª — Do sr. Pinto de Magalhães, de que o sr. J. A. Maia não póde comparecer á sessão de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.º — Do sr. A. Emilio Correia de Sá Brandão, participando que por motivos ponderosos lhe tem sido impossivel comparecer na camara, o que fará logo que possa.

A camara ficou inteirada.

2.° — Do ministerio do reino, acompanhando a relação nominal dos srs. deputados que, desde o 1.° de dezembro de 1858, obtiveram pelo ministerio do reino alguma graça ou despacho, satisfazendo assim aos requerimentos dos srs. Pinto de Almeida e Ferreira de Mello.

Foi remettido á commissão de poderes.

3.º — Do mesmo ministerio, acompanhando o processo da eleição de um deputado ás côrtes, a que se procedeu no circulo de Solor e Timor, em virtude do decreto de 6 de abril do anno passado.

Foi remettido á mesma commissão.

REPRESENTAÇÕES

1.ª — Da camara municipal de Mangualde, pedindo que a estrada de Vizeu a Mangualde até Fornos de Algodres seja comprehendida no projectado plano das estradas, que vão ser arrematadas em concurso.

Foi remettida á commissão de obras publicas.

2.ª — Da camara municipal de Villa Real, pedindo que no contrato que se estipular com Carlos Langlois se inclua a estrada que, atravessando a aba do Marão, ligue esta provincia com a do Minho.

Foi remettida á mesma commissão.

3.ª — De muitos cidadãos de Villa Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, pedindo a saída das irmãs da caridade francezas de todos os dominios portuguezes, e que a educação da mocidade seja entregue a pessoas portuguezas de reconhecido merecimento e virtude.

Foi remettida á commissão de instrucção publica.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTOS

1.º — Renovo o meu requerimento que fiz na sessão passada, pedindo esclarecimentos ao governo, ácerca das irmãs da caridade francezas. = Ferrer.

Vol. I — Novembho — 1859

8