O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 1016 )

.e mais creio que destes requerimentos estão as Sn-cretarias cheias): e' verdade que c facto que se quer consignar é o principio de que o Governo não possa fazer operação alguma êem passar pe'a cliancellaria dos rebatedores, e sem que os papeis vão receber o cumpra-se dos rebatedores, para levarem os 3, 4 , ou 5 por cento. Sr. Presidente, se os bilhetes forem cmiltidos ern pequenas quantias, os interessados, aquelles que oí recebem, espreitarão o ensejo favorável para os vender, e espreitando c.-ce ensejo hão de vende-los rom muito pequena perdi.; a quebtào nào e pois se elles perdem , mas sim se elles perdem menos por esta operação, do que pprdem por outra. (sfpoiado.J Sr. Presidente, as sympalhias sempre Tscaiíern sobre quem tem loja de rebales, e só se defendem os interesses do» fregue/es quando corn eíles estão combinados os interesses dos legistas. Se fosse passível consultar as classes dos empregados , estou persuadido que elles liaviam de querer antes que se lhe» pagasse nestes bilhetes, do que continuasse como ate aqui. Eu em consequência votarei sempre para que o Governo poesa dar parle dos ordenados em papeis, porque entendo que nisso faço um benencio 3os empregados.

O Sr. Paulo Midosi:— Sr. Piesidfnle, parete-roe, que em toda esta discussão temos rstadn a disputar sobre palavras, O facto e, que, o que se acha neste art.° Í2.° , é nem mais nem ni^nns, aquillo mesmo que se vencer?; com outra redacção agora, Sr. Presidente, torna-se á doutrina vencida, e com s objecção , de que os papeis eninUbsiveis hão de checar a 60 por cento,, e como se prova isso 1 K'só em dizer que hão de chognr a esse rebate, porque hão de chejar 1 \ ; A=iiui também eu pns>so provar, que a tr-rra e quadrada, dizendo que nào e redonda [ Mas deixando isso, digo que o que eu sustento é a doutrina vencida, sem me fazer cargo do preço dos bilhetes, que checará u 9b se se adoptar a emmissão em pequenas porções, como acaba de dizer o illustve Orador; e se o Governo guiar n operação, não ha de chegar a mais o rebate do que cinco, e talvez nem tanto. Ora agora vamos a recordar um facto passado, chegaram a 60 por cento os Excheqitcx Bílis, disse-se aqui; mas pergunto cm que epocha ? naepocha de guerras civis, e entre os.-illaçòes políticas; e depois fórum progressivamente sufrndo ate 93; estamos por acaso l > rije nestas cir-'curistancias ? não: o que se quer por' força, c fazer apparecor eites pnpeis, córneos mais, depieciados no mercado. Isto certissimr.menle não me assusta, por que lá está o correctivo da operação nas mãos do Govrrno. Observarei aos illustrea Deputados que fallào em desconto, e em juro; que tudo iato são palavras, porque falle-se ou não sefalle nelle, sempre o ha de haver, porque nem o Governo nem os Contractadores negoceiam no seu credito, os Con-tracladores trancam , e o Governo trafica também iio seu descrédito, isto é o que significão as pala-vr.s Portuguezas credito: por conseguinte em quan-.o o não ha , de nada vale fallar que nào haverá ursconto, porque o h a \erii de facto em quanto todos os a r: nos o dtjicif nào for diminuindo ; e ha fie diminuir progressivamente ; píirecrvido-me poder pro-nosticai á Camará, que para o mino de 1H41 -crá jiossivel igualar a receita com a de;peza. íim quanto kso n uo cliega , de balde se falhirá em credito; ],í fora é que está a craveira. Óptimas thcoriab ti-

radas de e\cellentes Urros tenho eu ouvido recitar mui eruditamente nesta Sala; entretanto J/i fora não deslumbrão cilas, porque o Rebatedor, deita a sua craveira, e mede. e diz se você quer receber tanto, eis o preço que lhe posso dar.

Agora desejo se entenda que não quero restringir as operações para que se auctorisa o Governo, que se pague com dinheiro se for possível, e se nào, que se recorra á emissão dos Bilhetes. Esta operação ha de a meu ver trazer bons resultados, com quanto aqui se nos queira afeiar o quadro do resultado : uma simples reflexão bastará para o demonstrar. Tomemos por baze do calculo o ordenado de cem mil rei» a nm Empregado, recebe e!le cm dinheiro 66$666 reis e em bilhetes do Thr-souro 33$333 réis: dado o caso que este* percam 10 por cento , a perda para elle e de 3^33.'!, que no todo não chega a 3 e meio por cento. Ora isto al"um resultado dá ao que esta actualmente perdendo 00 e 60 por cento , e encontrando com dilficuldade quem lhe rebata. Nào será por ventura a emmis-sào, meio mais vantajoso? Parece-me que posso desde já responder por todos os empregados e digo que elles antes querem perder seis, ou cinco, por cento do que terem cetn mil re'is nominaes, e delle* icceberom 25 ou 30. Pague-se-lhes em dia, que eu como jú diese, respondo que todos os empregado? não se jecusarào a recebcT essa parte em bilhetes, sendo elia igual para todos. Bem desejara que não coiilinuaàbemos n gastar mais tempo com. doutrina vencida; peia minha parte não quero cançar a at-tenção da Camará repetindo o que se disse. Votemos este artigo, e vamos aos outros, porque e' aonde nós podc-rnos fazer algumas emendas, e s.ddU fnnientos. Neste bastará resalvar a melhor redacção que c? no que h:j. divergência.