O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 187 —

N.° 11.

SESSÃO DE 14 DE JUNHO.

1854.

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.

Ao meio dia e um quarto, procedeu o sr. secretario Rebello de Carvalho á chamada, e verificou-se estarem presentes 58 srs. deputados.

O sr. Presidente: — Está aberta a sessão.

Entraram durante a sessão os srs. Souza Pires, Archer, Antonio Feyo, Macedo Pinto, Fontes Pereira de Mello, Castro Guedes, Dias e Souza, Bernardo Francisco da Costa, Carlos Bento, Cyrillo Machado, Silva Maya, Custodio Gomes, Cunha Pessoa, Jeremias, Bivar, Francisco Damazio, Costa e Silva, Teixeira de Sampayo, Mamede, Joaquim Guedes, Honorato Ferreira, Celestino Soares, Lobo de Avila, Souza Pinto Bastos, José Estevão, José Guedes, José Joaquim da Cunha, Emauz, Nogueira Soares, Visconde de Castro e Silva.

Faltaram com causa justificada os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Fonseca Coutinho, Castro e Abreu, Cezar de Vasconcellos, Corrêa Caldeira, Antonio Emilio, Gomes Corrêa, Lage, Louzada, Camarate, Themudo, Brayner, Pinheiro Ozorio, Aristydes Abranches, Barão de Almeirim, Bazilio Alberto, Conde de Saldanha, Pinto Basto (Eugenio), Faustino da Fama, Barrozo, D. Francisco de Almeida, Maya (Francisco), Nazareth, Silva Pereira (Frederico), Palma, Rivara, Fonseca Castello Branco, Pessanha (José), Pestana, Jacinto Tavares, Baldy, Cazal Ribeiro, Silva Vieira, Moniz, Paredes, Placido de Abreu, Moraes Soares, Pinto da Fonseca, Simão da Luz, Northon, Torcato Maximo de Almeida, e Visconde da Junqueira.

Faltaram sem causa conhecida os srs. Calheiros, Barão de Castro Daire, D. Diogo de Souza, Garcia Peres, Carneiro, Ferreira de Castro, e Passos. O sr. secretario Tavares de Macedo leu a acta da sessão antecedente, que foi approvada sem reclamação.

CORRESPONDENCIA.

DECLARAÇÕES: — 1.ª Do sr. Pinto de Almeida, de que o sr. Themudo não póde comparecer á sessão de hoje, por justo motivo. — Inteirada.

2.ª Do sr. Joaquim Narcizo, de que o sr. Torquato Maximo não póde hoje comparecer á chamada, por motivo justificado. — Inteirada.

3.ª Do sr. Bilhano, de que o sr. Rivara não póde, por justo impedimento, assistir á sessão de hoje. — Inteirada.

OFFICIOS: — 1.° Do ministerio do reino, participando, em satisfação a um requerimento do sr. Silvestre Ribeiro, que foi incumbido á camara municipal de Lisboa cuidar de levantar um monumento funebre á memoria do eximio poeta portuguez, Francisco Manoel do Nascimento, conhecido no mundo litterario pelo nome de Filinto Elysio; achando-se já prompto o tumulo por effeito dos esforços de uma commissão especial. — Para a secretaria.

2.º Do fiscal do conselho desande publica do reino, acompanhando cem exemplares da informação dirigida pelo mesmo conselho aos srs. deputados da nação portugueza. — Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÕES: — 1.ª Da camara municipal da Villa do Conde, pedindo que seja rejeitado o projecto sobre instrucção publica, apresentado pelo sr. Julio Pimentel, em sessão de 7 de fevereiro. — Á commissão de instrucção publica.

2.ª Dos moradores dos logares de Almossageme, Olgueira, Atalaya debaixo e decima, Azóia, e Casas Novas, da freguezia e concelho de Collares, pedindo, ou a annexação do concelho de Collares ao de Cintra, ou ao menos a dos logares que os suppli-