O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 12

SESSÃO DE 46 DE JUNHO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede,

Miguel Osorio Cabral

Chamada — presentes 54- srs. deputados.

Entraram durante a sessão—-os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Albino de Figueiredo, Vidal, Thedim, Azevedo e Cunha, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Duarte de Campos, Serzedello, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Antonio de Serpa, Bento de Castro, Bernardo de Serpa. Possolo, Rebello de Carvalho, Zuzarte, Rebello Cabral, Sepulveda Teixeira, Sousa Machado, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Pinto Soares, Teixeira de Queiroz, Sousa Cabral, Paredes, Tenreiro, Mendes Leite, Passos (Manuel), Miguel do Canto, Jacome Correia, Pita, Nogueira Soares, Rodrigues Leal, Sena Bello, Thomás de Carvalho e Visconde de Porto Carrero.

Não compareceram—os srs. Castro e Abreu, Antonio Emilio Brandão, Barros e Sá, Costa Veiga, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Barata, Vivião Pessanha, Barroso, Rezende, Nazareth, Pereira da Silva, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, José Guedes, J. J. de Matos, Mello Gouveia, Aboim, Vellez Caldeira, Paulo Romeiro, Balthasar de Campos e Victorino de Barros.

Abertura — ás onze horas e tres quartos da manhã. Acta-approvada.

Declaração.

Do sr. Pereira Garcez, de que o sr. Emilio Brandão falta á sessão de hoje, e talvez á de ámanhã, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officio.

Do sr. Girão, de que o sr. Rodrigues Cordeiro não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado. A camara ficou inteirada.

Representações.

1.ª—Da camara municipal de Ferreira do Zezere pedindo que a direcção do caminho de ferro de Lisboa ao Pôrto siga a direcção de Santarem a Thomar.

A commissão de obras publicas.

2.ª—Da camara municipal de Alvaiázere, no mesmo sentido que a antecedente. A mesma commissão.

EXPEDIENTE

a que se deo destino pela mesa.;

Requerimento.

Requeiro que se recommende ao governo, para que tomando em consideração os serviços que os ministros da religião, levando as palavras de uncção e doçura do christianismo aos moribundos no leito da dor, e os facultativos, levando-lhes o conforto, prestaram á humanidade nas epidemias da cholera morbus em 1855 e 1856, serviços por certo não inferiores aos que se prestam no campo da batalha, conceda mercês honorificas áquelles que mais se distinguiram por seus valiosos serviços, e proponha á approvação das côrtes a concessão de pensões ás familias daquelles, que, sendo o seu unico amparo, foram victimas da cholera morbus pelo zêlo de não abandonarem o seu posto, nem o exercicio da sua nobre profissão em beneficio da humanidade afflicta.<= Sepulveda Teixeira.

Foi remettido ao govêrno.

O sr. Pinto d'Almeida: — Mando para a mesa uma representação assignada e devidamente reconhecida pelos membros da camara municipal do concelho de Poiares, em que se queixam do decreto de 24 de outubro de 1854, na parte' em que desannexou d'este concelho a freguezia de Friumes, e a annexou ao concelho de Penacova. Esta camara municipal e os povos daquelle concelho já representaram no anno passado, e eu tive a honra de apresentar á camara essa representação sobre o mesmo objecto. Ella apresenta rasões tão fundamentadas, que devem ser attendidas pela camara dos srs. deputados. Este concelho foi instituido em 1837, conta mais de dois mil e quinhentos fogos; tem vivido sem carecer de lançar novas contribuições aos povos, e tem em si todos os elementos para satisfazer ás necessidades do municipio nas suas diversas relações.

A camara municipal d'esta vez junta á sua representação um mappa topographico, pelo qual se vê que realmente ha necessidade da conservação daquelle concelho, tal como estava organisado antes da ultima divisão territorial.

Mando a representação para a mesa, e peço a V. ex.ª lhe dê o destino conveniente.

Aproveito a occasião para mandar tambem para a mesa um requerimento de José Joaquim de Campos, cirurgião, que foi nomeado para a nau Princeza Real, quando p. João VI estava no Brazil, em que.

Vol VI—Junho —1857.

12